Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Profissões em debate: como fazer um cartão de visita

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ler e escrever cartões de visita, atentando-se para as informações que devem conter.

• Identificar os elementos que compõem um cartão de visita: conteúdo, forma e detalhes.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·        Neste caso, o aluno deve ter informações a respeito de suas experiências profissionais.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;

- debate;

- texto impresso;

- computador (sala de informática)

Desenvolvimento

1º passo:

- O professor deverá iniciar a aula investigando se os alunos conhecem um cartão visita. Perguntar aos alunos se eles sabem que função o cartão de visita desempenha em nossas vidas profissionais.

- O professor deverá levantar quem na turma é autônomo, uma vez que esse tipo de profissão requer o uso de cartões de visita. É provável que haja um número significativo de alunos que desempenham a função de eletricistas, marceneiros, manicures, diaristas, pintor, servente, pedreiros, entre outros. Essas funções, geralmente não exigem vínculos empregatícios, sendo necessário o uso de cartões de visita para divulgação do trabalho.  

2º passo:

- Exibir para os alunos o vídeo Cartão de visita – Abraham Shapiro – profissão atitude (ver em recursos educacionais) no qual são dadas dicas e sugestões de como produzir um cartão de visita, que informações deve conter e sua importância para os profissionais autônomos.

- Após a exibição do vídeo, indagar aos alunos se alguns deles conheciam aquelas informações a respeito do conteúdo do cartão de visitas e que diferenças esses esclarecimentos refletirão em suas vidas profissionais.

3º passo:

- Após a exibição do filme, entregar para cada aluno,  um modelo de Cartão de Visita (ver em recursos educacionais).

- O professor pedirá aos alunos que observem atentamente as informações contidas no modelo. Nesta ocasião, o professor poderá escrever essas informações no quadro na medida em que os alunos forem citando-as.

- O professor deve destacar os elementos principais de um currículo: o conteúdo (nome do profissional, cargo, endereço, telefones, e-mails e página na internet, blog e logotipo); a forma (bom contraste entre o fundo e as letras, boa disposição da informação no espaço, bom tamanho e tipo de letra)

- Os alunos deverão produzir um modelo manuscrito em uma folha de papel ou nos cadernos. Com isso, o professor deverá corrigir junto aos alunos os possíveis “erros” ortográficos.

- Assim que os alunos reescreverem o cartão de visita, o professor deverá levá-los ao laboratório de informática da escola, onde os próprios alunos digitarão seus cartões de visita.

- Após isso, o professor deverá imprimi os cartões em um número significativo de cópias para cada aluno.

Recursos Educacionais

Recurso 1

Vídeo: O cartão de visita - ABRAHAM SHAPIRO - Profissão Atitude.

http://www.youtube.com/watch?v=Yan0KIuvsXw

Recurso 2

Site com modelos de cartões de visita por profissão:

http://www.expanssiva.com.br/modelos-de-cartao.php

Modelo de Cartão de visita

Seu Nome

Manicure & Pedicure

expansiva.com.br

(51) 3024.3314 – (51) 9900.0000

Av. Benjamim Constant – 1140/402

Bairro São Geral – Porto Alegre

http://www.expanssiva.com.br/modelos-de-cartao.php?ver=cartao&categoria=84&cartao=1063


Recursos Complementares

O que é um cartão de visita?

O cartão de visita é uma das ferramentas de marketing mais baratas que você pode utilizar. Incrivelmente, é também uma das mais poderosas. Ele serve para comunicar aos outros o que você e sua companhia fazem e onde você e sua companhia podem ser encontrados. Em seu pequeno espaço, um bom cartão contém as informações básicas para que você seja lembrado, contatado e para que seus serviços ou produtos sejam vendidos!

Como não é pouca coisa, vale a pena pensar na forma e conteúdo de seu cartão antes de fazê-lo. Algumas dicas dos especialistas podem ajudá-lo a evitar erros comuns que podem condenar seu cartão (e você!) ao esquecimento do cliente.

O conteúdo

Seu cartão deve conter as informações mais importantes para que sua companhia e você sejam lembrados e contatados. Ele deve ser capaz de transmitir essas informações de maneira clara, agradável e marcante.

Não podem faltar: o nome pelo qual você é conhecido profissionalmente, o nome de sua organização e seu cargo. Coloque também as formas de entrar em contato com você: endereço, telefone, fax, e-mail, página na internet e/ou blog.

Um logotipo profissional melhora muito sua capacidade de ser lembrado e acrescenta credibilidade. Esse logotipo deve ser uma criação exclusiva e que remeta à sua atividade. Clip art, desenhos mal feitos ou idéias óbvias e sem acabamento podem comprometer sua imagem e acabar tendo o efeito contrário ao da credibilidade pretendida.

Um slogan ou frase curta que mostre seu diferencial ou lema é um bom acréscimo em seu cartão de visita.

http://www.cartao-visita.net/

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Os alunos que frequentam as turmas de jovens e adultos estão em sua maioria inseridos empregos sem vínculo empregatício, isto é, são autônomos. Sendo assim, a produção de cartões de visita além de ser uma importante atividade de contempla a leitura e escrita de textos de gêneros diversos, ainda auxilia na prática a inserção dos alunos numa sociedade grafocêntrica. O objetivo final é que o cartão de visita seja feito respeitando os diversos elementos necessários em sua composição.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.