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Educação ambiental: uma preocupação constante e necessária!

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre os problemas ambientais a nível global, suas causas e conseqüências para a sociedade atual e para as gerações futuras.
2. Reconhecer a importância do cuidado com o ambiente escolar e com outros espaços sociais.
3. Identificar os problemas ambientais relativos ao contexto escolar.
4. Propor alternativas práticas de como a educação ambiental pode ser realizada dentro e fora do âmbito escolar.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
                   

Comentários para o professor: Atualmente, tornou-se comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente. É clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável, sendo este um processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atender as necessidades das gerações atuais.
Neste contexto, a educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura desenvolver no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. Ela se tornou lei em 27 de abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
Portanto, a educação ambiental visa à tomada de consciência da realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de tais relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida.

Professor, para ampliar as informações relativas à Educação Ambiental, você poderá acessar os sítios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ambiental

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/educacao.html

http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/educacao/que-e-ea/o-que-e-educacao-ambiental

Momentos da aula:

1º Momento: Como atividade de aquecimento acerca do tema, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Educação e Consciência Ambiental”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8&feature=related%20l

Meio ambiente

Na sequência, o professor deverá incitar a reflexão a partir do vídeo sobre os problemas ambientais, as suas causas, as consequências para o momento presente e para o futuro e a importância da preservação do meio ambiente.

2º Momento: Dando continuidade à aula, o professor solicitará aos alunos que voltem a atenção para o contexto escolar, tentando identificar quais são os problemas ambientais ali existentes e propor alternativas para serem realizadas na escola e que podem ser estendidas para outros espaços soc iais. Nesse sentido, o professor poderá organizar uma atividade de campo, no entorno da escola, cujo objetivo será levantar os principais problemas relativos à preservação ambiental daquela comunidade . Os alunos deverão registrar através de fotos, relatórios ou registrá-las em cartazes, que posteriormente poderão ser afixados nas salas de aula e nos murais da escola.

3º Momento: Para ampliar a reflexão sobre as questões ambientais, o professor convidará os alunos para assistir ao vídeo “Salve o Planeta”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=qUh87ah7LcM&NR=1

Salve o Planeta

Ao término do vídeo, o professor comentará que os pingüins fizeram uma paródia da música “Quero que vá tudo pro inferno”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos , abordando questões do meio ambiente (Neste momento, o professor poderá explicar o que é paródia: É uma imitação ou recriação de um texto, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, mas também existem paródias de filmes e músicas sendo, portanto, uma imitação que geralmente possui efeito contestador, satírico, irônico, crítico. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes).

Professor, para maiores informações sobre paródia, acesse os sítios http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia e http://www.pucrs.br/gpt/parodia.php . Este último dá orientações sobre a produção de paródias.

4º Momento: Em seguida, o professor deverá organizar os alunos em grupos e solicitar que cada grupo escolha uma música de sua preferência e que também faça uma paródia sobre questões relacionadas ao meio ambiente (se preferir, os alunos poderão focar no ambiente escolar), registrando-a, para posterior apresentação aos colegas. Em outro momento, as paródias criadas pelos alunos poderão ser apresentadas para a comunidade escolar, em um espaço apropriado para este tipo de atividade.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer as discussões sobre os problemas ambientais, você poderá utilizar com os alunos o vídeo e letra da música “Absurdo", de Vanessa da Mata, acessando o sítio

http://letras.kboing.com.br/vanessa-da-mata/absurdo/


Também, como recurso complementar para o professor, poderá ser acessado o sítio http://forumearebea.org/video-do-tratado-de-educacao-ambiental-2/ que trata dos princípios da Educação Ambiental contidos no Tratado de Educação Ambiental.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.


Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal durante os diferentes momentos da aula.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos durante a aula. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: refletir de maneira crítica sobre os problemas ambientais, suas causas e conseqüências para a sociedade atual e futura; reconhecer a importância de preservar o espaço escolar e outros contextos sociais; identificar os problemas relativos ao ambiente escolar e propor ações para a sua resolução na escola e fora dela.

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