Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Hidroponia

 

04/12/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as vantagens do processo de hidroponia.

Compreender os fatores associados à nutrição vegetal.

Analisar a viabilidade de uma horta com hidroponia para escolas.

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nutrição vegetal.

Estratégias e recursos da aula

Será que é possível cultivar vegetais e hortaliças em espaços pequenos e altos como em apartamentos? De que forma isto é possível?

A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva para crescerem. O que os alunos conhecem deste tema? O que deve ter nessa solução para substituir o solo? Encomende uma breve pesquisa sobre o assunto. Os alunos poderão registrá-la em  mapas conceituais.

A hidroponia é uma técnica conhecida desde os mesopotâmios, lembra dos jardins suspensos da Babilônia? Então, hidroponia, dizem. Mas hoje tem tecnologia e pesquisa de ponta para incrementar este processo. Passe a reportagem para seus alunos, disponível no endereço a seguir: http://www.abril.com.br/noticias/economia/agricultura-high-tech-587344.shtml (acessado dia 17/11/09)

Lançamos um desafio... Será possível fazer uma produção em hidroponia dentro da escola, com os recursos que a escola dispõem? Para isto, os alunos deverão pesquisar um pouco mais.

Leve-os para o laboratório de informática. Mostre para eles o recurso do Portal do Professor, Hidroponia, um vídeo de poucos minutos, em espanhol.

DICA: Veja antes o vídeo, ele é de fácil compreensão mesmo por não falantes da língua espanhola. Todavia, o professor poderá fazer uma parceria com o colega professor de espanhol, para que ele trabalhe o vocabulário contido no vídeo com os alunos.

Hidroponia

Resumo: "Hidroponía es una técnica de cultivo de plantas y hortalizas sin el uso de la tierra, sino en un recipiente que contenga agua y solución nutritiva"

Disponível também em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14305 (Acessado dia 16/11/09)

Após a visualização do vídeo, questione os alunos sobre os seguintes aspectos:

  • Desde quando a hidroponia é conhecida?
  • Que aspectos chamam mais atenção nesta técnica?
  • Que vantagens o processo de hidroponia oferece?
  • Quais os quatro conceitos básicos de hidroponia?

As respostas deverão constar do mapa conceitual.

Lance o desafio de fazer uma horta escolar com hidroponia para seus alunos. Eles deverão em primeiro lugar montar um projeto de instalação desta horta. Para isto é necessário que eles pesquisem sobre os materiais necessários (se possível reutilizando e reciclando materiais), as soluções nutritivas que as plantas precisam e as plantas mais viáveis de serem cultivadas na escola e que tenham funcionalidade para a merenda escolar, sendo ricas em determinados nutrientes.

Esta pesquisa deverá ser registrada nos mapas conceituais já iniciados e também em uma apresentação para a turma. Em sala de aula, incentive a apresentação com recursos visuais  com uso de datashow ou televisor adaptado para passar imagens capturadas por fotos e na internet.

O professor poderá fazer as correções necessárias e implementar os projetos na escola. É interessante que cada equipe tenha uma espécie vegetal diferente. Esta atividade poderá dar origem a um projeto de maior duração.

A catarse deste tema será completa depois da análise da implementação e resultados dos projetos de hortas com hidroponia. Que nutrientes tem nas soluções pesquisadas pelos alunos que são importantes para o crescimento das plantas ?

Que projetos tiveram mais sucesso? Quais as razões para isto? (escolha da espécie, do material, substrato, solução nutritiva?)

Trabalhe com a discussão dos dados (que poderão ser mensurados por número de sementes que germinaram, número de dias até que a planta atingiu o estágio adulto, e relação dos resultados com os materiais utilizados). As conclusões dos alunos também devem constar do mapa conceitual.

Que setores da sociedade podem se beneficiar com esta técnica? Qual o custo que ela tem? Há possibilidade de inserir um projeto como esse em comunidades carentes, visando um desenvolvimento auto-sustentável? Discuta com os alunos a este respeito e peça que as equipes desenvolvam uma estratégia de conscientização para que comunidades carentes possam usufruir de hortas de baixo custo como as que foram feitas na escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Hidroponia Vídeo
Recursos Complementares

CULTIVANDO. Manutenção da horta em vasos. http://www.cultivando.com.br/f_horta_vasos_4.html (acessado dia 17/11/09)

HIDROMIX. Manual de Jardinagem. http://www.biomix.com.br/pdf/manual_fisologia_nutricao_vegetal.pdf (acessado dia 17/11/09)

Avaliação

Como nesta aula a maior parte das atividades foram feitas em equipes é interessante analisar os dados e a participação dos integrantes durante as atividades. Para isto a rubrica é uma ferramenta fundamental. Crie e explique os critérios que os alunos serão avaliados com antecedência. É possível também inserir uma autoavaliação com os alunos, pesquisando o que eles encontraram de pontos fortes em sua participação, o que poderia melhorar e as dificuldades encontradas.

Os mapas conceituais também são registros passíveis de avaliação e também de averiguação se os objetivos e conceitos que o professor desejou passar foram alcançados.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • RONE DE MORAIS FERREIRA, E-PROINFO , Piauí - dijo:
    neevane@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula sugerida é ampla, ou seja, ela procura atingir todos os recursos possíveis a que os alunos tenham contato.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.