04/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Produção Alimentícia | Técnico em Alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agroecologia |
Identificar as vantagens do processo de hidroponia.
Compreender os fatores associados à nutrição vegetal.
Analisar a viabilidade de uma horta com hidroponia para escolas.
Nutrição vegetal.
Será que é possível cultivar vegetais e hortaliças em espaços pequenos e altos como em apartamentos? De que forma isto é possível?
A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva para crescerem. O que os alunos conhecem deste tema? O que deve ter nessa solução para substituir o solo? Encomende uma breve pesquisa sobre o assunto. Os alunos poderão registrá-la em mapas conceituais.
A hidroponia é uma técnica conhecida desde os mesopotâmios, lembra dos jardins suspensos da Babilônia? Então, hidroponia, dizem. Mas hoje tem tecnologia e pesquisa de ponta para incrementar este processo. Passe a reportagem para seus alunos, disponível no endereço a seguir: http://www.abril.com.br/noticias/economia/agricultura-high-tech-587344.shtml (acessado dia 17/11/09)
Lançamos um desafio... Será possível fazer uma produção em hidroponia dentro da escola, com os recursos que a escola dispõem? Para isto, os alunos deverão pesquisar um pouco mais.
Leve-os para o laboratório de informática. Mostre para eles o recurso do Portal do Professor, Hidroponia, um vídeo de poucos minutos, em espanhol.
DICA: Veja antes o vídeo, ele é de fácil compreensão mesmo por não falantes da língua espanhola. Todavia, o professor poderá fazer uma parceria com o colega professor de espanhol, para que ele trabalhe o vocabulário contido no vídeo com os alunos.
Resumo: "Hidroponía es una técnica de cultivo de plantas y hortalizas sin el uso de la tierra, sino en un recipiente que contenga agua y solución nutritiva"
Disponível também em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14305 (Acessado dia 16/11/09)
Após a visualização do vídeo, questione os alunos sobre os seguintes aspectos:
As respostas deverão constar do mapa conceitual.
Lance o desafio de fazer uma horta escolar com hidroponia para seus alunos. Eles deverão em primeiro lugar montar um projeto de instalação desta horta. Para isto é necessário que eles pesquisem sobre os materiais necessários (se possível reutilizando e reciclando materiais), as soluções nutritivas que as plantas precisam e as plantas mais viáveis de serem cultivadas na escola e que tenham funcionalidade para a merenda escolar, sendo ricas em determinados nutrientes.
Esta pesquisa deverá ser registrada nos mapas conceituais já iniciados e também em uma apresentação para a turma. Em sala de aula, incentive a apresentação com recursos visuais com uso de datashow ou televisor adaptado para passar imagens capturadas por fotos e na internet.
O professor poderá fazer as correções necessárias e implementar os projetos na escola. É interessante que cada equipe tenha uma espécie vegetal diferente. Esta atividade poderá dar origem a um projeto de maior duração.
A catarse deste tema será completa depois da análise da implementação e resultados dos projetos de hortas com hidroponia. Que nutrientes tem nas soluções pesquisadas pelos alunos que são importantes para o crescimento das plantas ?
Que projetos tiveram mais sucesso? Quais as razões para isto? (escolha da espécie, do material, substrato, solução nutritiva?)
Trabalhe com a discussão dos dados (que poderão ser mensurados por número de sementes que germinaram, número de dias até que a planta atingiu o estágio adulto, e relação dos resultados com os materiais utilizados). As conclusões dos alunos também devem constar do mapa conceitual.
Que setores da sociedade podem se beneficiar com esta técnica? Qual o custo que ela tem? Há possibilidade de inserir um projeto como esse em comunidades carentes, visando um desenvolvimento auto-sustentável? Discuta com os alunos a este respeito e peça que as equipes desenvolvam uma estratégia de conscientização para que comunidades carentes possam usufruir de hortas de baixo custo como as que foram feitas na escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Hidroponia | Vídeo |
CULTIVANDO. Manutenção da horta em vasos. http://www.cultivando.com.br/f_horta_vasos_4.html (acessado dia 17/11/09)
HIDROMIX. Manual de Jardinagem. http://www.biomix.com.br/pdf/manual_fisologia_nutricao_vegetal.pdf (acessado dia 17/11/09)
Como nesta aula a maior parte das atividades foram feitas em equipes é interessante analisar os dados e a participação dos integrantes durante as atividades. Para isto a rubrica é uma ferramenta fundamental. Crie e explique os critérios que os alunos serão avaliados com antecedência. É possível também inserir uma autoavaliação com os alunos, pesquisando o que eles encontraram de pontos fortes em sua participação, o que poderia melhorar e as dificuldades encontradas.
Os mapas conceituais também são registros passíveis de avaliação e também de averiguação se os objetivos e conceitos que o professor desejou passar foram alcançados.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula sugerida é ampla, ou seja, ela procura atingir todos os recursos possíveis a que os alunos tenham contato.