Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que é Efeito Estufa?

 

17/12/2008

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com esta aula, por meio de uma animação ilustrada, o que é o Efeito Estufa.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (02) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula conceitual;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar e ou se sabem o que é Efeito Estufa. Após as discussões, o professor deverá pedir para que eles procurem em um dicionário o significado da palavra "estufa".

Atividade 1

O professor deverá trabalhar com os alunos o texto explicativo (abaixo) sobre o fenômeno do Efeito Estufa. Este texto está dividido em doze (12) partes. Sugerimos que o professor distribua estas partes do texto para doze pequenos grupos de alunos e peça para que eles façam a leitura como se fosse um jogral. A cada leitura (das partes do texto), o professor deverá questionar os alunos sobre sua compreensão e favorecer que eles entendam seu conteúdo, mostrando as imagens do texto para os alunos, facilitando o entendimento do fenômeno. Dessa forma, o conceito será trabalhado de maneira mais dinâmica e ainda favorecendo a participação dos alunos.

 

Texto: Efeito Estufa

Referência do Texto:

Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html


Parte 1: O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra.
Parte 2: Isto se deve principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.
Parte 3: Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais.
Parte 4: A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente.
Parte 5: O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos.
Parte 6: Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas.
Parte 7: Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que nós não pudéssemos estar aqui a discutindo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/planeta1.jpg

Figura 1 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

Parte 8: O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta.
Parte 9: Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em conseqüência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/estufa.jpg

Figura 2 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

Parte 10: Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta.
Parte 11: Com o aumento da utilização de combustíveis fósseis (Carvão, Petróleo e Gás Natural) a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nos últimos cem anos.
Parte 12: Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado (é nas plantas que o dióxido de carbono, através da fotossíntese, forma oxigênio e carbono, que é utilizado pela própria planta) o dióxido de carbono começará a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotas polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/estufa2.jpg

Figura 3 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

 

Exemplos de Poluentes Atmosféricos

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/poluentes.jpg    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/truck009.jpg     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/fic4.jpg

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/inrt.jpg

Figura 4 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

 

Referência do Texto e de todas as figuras:
Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html Acesso em 20. Set. 2008.
 

Atividade 2

Após a leitura e discussão do texto acima, sugerimos que o professor peça para os alunos construírem um glossário dos termos que aparecem neste. Ressaltamos que, além do professor permitir que o aluno acrescente no glossário termos que lhe causou dificuldades para a compreensão do texto, é importante que o professor sugira alguns, tais como: Dióxido de Carbono (CO2), Clorofluorcarbonos, Ozônio (O3), Camada de Ozônio, Desmatamento, Metano (CH4), Atmosfera, Biosfera e Fotossíntese. Abaixo segue a definição de cada um dos termos.

Dióxido de Carbono (CO2) - Representado pela fórmula CO2, é um gás naturalmente presente na atmosfera terrestre em quantidades muito pequenas (apenas cerca de 0,03 % do volume da atmosfera é constituído por este gás). É um importante fator na fotossíntese, pois fornece o carbono que será usado para a fabricação de moléculas que armazenam energia na forma de ligações químicas. Trata-se do mais importante gás que provoca o efeito estufa, depois do vapor d'água.
Clorofluorcarbonos -Também conhecidos por CFC's, são substâncias químicas artificiais, utilizadas principalmente em refrigeradores, condicionadores de ar e aerossóis, e constituem o mais poderoso gás que provoca o efeito estufa.
Ozônio (O3) - Gás formado quando hidrocarbonetos reagem com óxidos de nitrogênio na presença de luz solar. É um dos poluentes mais graves da troposfera, contribuindo para a formação do fotoquímica.
Camada de Ozônio - Camada da estratosfera formada pelo gás ozônio. Essa camada atua como barreira parcial à penetração da radiação ultravioleta incidente na superfície terrestre, protegendo-a, portanto, dos efeitos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, causados pelo excesso de tal radiação.
Desmatamento - Qualquer processo de alteração da cobertura vegetal movido pela espécie humana em que a vegetação resultante armazena menos carbono do que a original (incluindo o solo sobre o qual ela se encontra).
Metano (CH4) - Também conhecido como "gás dos pântanos", é formado pela decomposição de compostos orgânicos na ausência de oxigênio por determinadas bactérias, seja em pântanos, seja no estômago do gado, seja no de outros ruminantes. Fontes adicionais, induzidas pela espécie humana, são a queima de biomassa vegetal, vazamentos de dutos de gás natural, plantio de arroz em áreas alagadas e a mineração de certo tipo de carvão mineral. Boa parte do metano desaparece em reações químicas na própria atmosfera e uma fração pequena é absorvida por microorganismos existentes no solo. O metano contribuiu com 15% do efeito estufa.
Atmosfera - Atmosfera é a camada gasosa que envolve o planeta. A atmosfera terrestre consiste de 77% de nitrogênio e 21% de oxigênio. O resto é vapor d'água e outros gases.
Biosfera - A terra é composta por vários ecossistemas sejam eles aquáticos, terrestres ou até mesmo aéreos. A soma de todos estes ecossistemas é a biosfera. Portanto, a biosfera seria a parte na qual ocorre vida no planeta e na qual a vida tem poder de ação.
Fotossíntese - A fotossíntese é uma função que apenas os vegetais são capazes de realizar. É através dela que as plantas produzem compostos orgânicos ricos em energia (glicose) e liberam oxigênio. A fotossíntese ocorre quando a água e o gás carbônico, na presença da luz, dão origem à glicose, nas partes verdes dos vegetais. A folha é a parte do vegetal em que mais se realiza a fotossíntese. Além de ser rica em clorofila, sua posição na planta, geralmente exposta à luz, e sua forma laminar permitem que a energia do sol seja absorvida com maior eficiência.
 

Referência do Glossário:
Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./carbono/index.html&conteudo=./carbono/artigos/efeitoestufa.html  Acesso em: 16. Dez. 2008.

Em seguida, o professor deverá apresentar o recurso abaixo.

Atividade 3

Recurso:

Efeito estufa

link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12645/zip/Efeito estufa/Efeito_estufa.htm    

Este recurso é uma animação/simulação em que por meio de flechas a absorção da energia irradiada pela Terra pelo dióxido de carbono ilustrando como o fenômeno do efeito estufa ocorre.
É importante que o professor estimule os alunos a relacionarem as atividades anteriores com o do recurso. Como se a exploração do recurso fosse um fechamento, uma sistematização sobre o que viram anteriormente sobre o Efeito Estufa.
 

Sugestões:

Pesquisando as Conseqüências do Efeito Estufa


Ao término das atividades acima, sugerimos que o professor peça para que cada grupo faça pesquisas sobre as conseqüências do Efeito Estufa e, que depois apresente-as em sala de aula. A seguir encontram-se sugestões de links sobre a temática em questão.


- O fenômeno do Efeito Estufa pode ocasionar mudanças climáticas. http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima08.htm  


- Veja ainda, outras conseqüências que o Efeito Estufa pode ocasionar, no link abaixo:
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufaconsequ.htm
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./carbono/index.html&conteudo=./carbono/artigos/efeitoestufa.html   
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Efeito estufa Animação/simulação
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
O professor deverá avaliar os alunos na participação das discussões e atividades realizadas durante a aula.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Flávia lima, E.E.Deputado Geraldino dos Santos. , São Paulo - dijo:
    flavialinda2002@gmail.com

    05/07/2013

    Cinco estrelas

    Estava precisando de saber o que era efeito estufa pra um trabalho na escola sobre o meio ambiente e foi no portal do professor que encontrei a resposta.......... E vai ser aqui que sempre vou encontrar as respostas se eu predcisar e quando eu precisar............................ Grata..........


  • Thalyta Vitória, Escola da Serra , Minas Gerais - dijo:
    that@gmail.com

    29/06/2012

    Cinco estrelas

    perfeito


  • natalia, ... , Rio de Janeiro - dijo:
    nathii_batista@hotmail.com

    13/05/2011

    Cinco estrelas

    amei,com o seu conteudo eu tirei 10 em ciencias...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.