21/11/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 1
Atividade 1
A temática a ser trabalhada nessa aula trata-se dos diferentes tipos de discurso na narrativa: direto e indireto.
Na narração, existem três formas de apresentar a fala (discurso) dos personagens: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. A questão da escolha do tipo de discurso está ligada ao modo como o narrador se posiciona no texto, isto é, de acordo com sua perspectiva de locução.
Atividade 1
Para motivar os alunos a respeito da temática, o professor deverá reproduzir e entregar a eles cópias das duas tirinhas do Calvin apresentadas abaixo.
Tirinha 1
Disponível no site:
http://revistaescola.abril.com.br/img/geral/219-em-dia-calvin.gif
Tirinha 2
Disponível no site:
http://2.bp.blogspot.com/_b6VNK-f1fKQ/Saw_Xgm1qaI/AAAAAAAAAFo/cYiSU1R7gAE/S1600-R/calvin-inseto.gif
O professor deverá fazer, oralmente, a seguinte exploração sobre as tirinhas do Calvin:
1. A escolha de um tipo de discurso ou de outro depende do tipo de texto que se produz e a finalidade que o autor tem em vista.
Nas Histórias em Quadrinhos, tiras e charges, predomina o emprego do discurso direto, principalmente, porque não há a presença do narrador. Nesse caso, o discurso direto torna a narração mais dinâmica, mais viva, mais intensa, associada sempre à linguagem não-verbal.
Observe as tirinhas 1 e 2 do Calvin:
a. Em qual delas, a personagem Calvin assume outra identidade, falando em terceira pessoa? Nesse caso, o discurso é direto ou indireto?
b. Já de início, o leitor percebe que Calvin está representando. Como isso é possível?
c. O que provoca o humor na tira?
2. Conte com suas palavras o que aconteceu na tirinha1.
a. Em relação à linguagem, qual a mudança ocorrida com os verbos e com os pronomes? Explique.
b. Reescreva as falas do Calvin, na tirinha 2, passando do discurso indireto para o direto.
Aula 2
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre tipos de discurso na narrativa: discurso direto e indireto. Sugerimos que o discurso indireto livre seja trabalhado posteriormente.
Disponíveis no site:
http://www.brasilescola.com/redacao/tipos-discurso-narrativa.htm
Aula 3
Atividade
Em sala de aula, o professor deverá reproduzir o texto, “ Apenas uma luz”, de Elomar Nascimento para os alunos e, em seguida, fazer a leitura oral do texto para eles.
Texto:
Apenas uma luz
__ Desde quando começaste a gostar de mim?
A cabeça apoiada em seu ombro, Mercedes, lábios entreabertos, sorri curiosa. Na casa imersa em silêncio, Antonio atiçando o fogo, res pondeu:
__ T inha doze anos, quando meus pais, deixando o Rio Grande, viemos para São Paulo. Aqui frequentei o liceu e me formei. Morávamos, então, num bairro tranquilo, de casas acolhedoras e jardins espaçosos. Todas as tardes, ao chegar do colégio, trepava na minha árvore preferida com meus livros de aventuras. Um dia, avistei um caminhão de mudanças estacionando em frente a uma das casas de dois andares, cujo jardim dos fundos limitava com o nosso. Que bom! Ia ter com quem jogar futebol! Os dias passavam e nada. (Nossos vizinhos eram recém-casados.) Me habituei a observá-los podando as roseiras, cuidando da grama, bem cortado e verde. Vez por outra, acenávamos de longe. Naquele ano, passamos os três meses de verão em Santos. Ao voltar, fiquei contente em revê-los, eu na minha árvore, eles em seu belo jardim. Acho que foi em julho: o vento já soprava fresco e por toda a parte um perfume de eucalipto. Estranhei vê-lo sozinho caminhando de um lado para outro a consultar o relógio que amiúde retirava do bolso. Algo o estava preocupando, e a mim também, pois já tinha lhe amizade. Era quase a hora do crepúsculo (me lembro como fosse hoje), os sinos iam dar as seis, quando ela, aparecendo de repente, cobriu-lhe os olhos com as mãos, surpreendendo-o. Subitamente, tomando-lhe as mãos, colocou-as sobre seu ventre. Entendi, então, entre os beijos e sorrisos te davam as boas-vindas. Sem saber, comecei a te querer bem desde aquele primeiro momento em que eras apenas uma luz nos olhos de teus pais.
NASCIMENTO, Nascimento. Conto das nove luas. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, de 1987.
Disponível no site:
http://eudesconexado.blogspot.com/2009/04/apenas-uma-luz.html
Questões sobre o texto:
1. Foco narrativo é a posição que o narrador assume, enquanto instância narrante ou voz que articula a narração, para contar a história. No texto, “Apenas uma luz”, como se classifica o narrador?
2. No discurso direto, a perspectiva do narrador é a do momento em que ocorreram os fatos que estão sendo narrados; o narrador repete a sua fala ou a da personagem no momento daquela enunciação (que é passado em relação ao tempo da enunciação em que se fala ou escreve).
Identifique no texto um exemplo de discurso direto e transcreva-o.
3. No diálogo direto é comum o uso de verbo dicendi (verbos de elocução ou da fala). Esse tipo de verbo expressa a idéia de dizer algo, isto é, indicam as ações que as personagens realizam pelo uso da linguagem, tais como: perguntar, responder, informar, retrucar,sugerir, etc.
Identifique um verbo dicendi, no texto e transcreva o trecho em que ele aparece.
4. Sinais de pontuação, como travessão ou aspas, são usados para separar a fala das personagens da narração da história; pontos de exclamação e de interrogação servem para dar uma idéia de atitude daqueles que falam.
Observe:
“Antonio, atiçando o fogo, respondeu:
__ Tinha doze anos, quando meus pais, deixando o Rio Grande, viemos para São Paulo.”
a. Reescreva esta passagem transformando o discurso direto em indireto, ou seja, elimine os diálogos reproduzindo o que a personagem disse.
b. Reescreva a passagem acima, mudando a posição do verbo dicendi, conforme o exemplo abaixo.
__ Não pisem no tapete __ a mãe gritou.
5. O texto apresenta a voz do narrador e a voz de duas personagens.
a. Em que tipo de discurso são reproduzidas as falas da personagem?
b. Nesse discurso quem são os locutores?
6.Veja agora outra forma, em discurso indireto, em que poderia estar a primeira fala da personagem:
Mercedes perguntou a Antônio desde quando ele começara a gostar dela.
a. Na passagem do discurso direto para o indireto, que alteração sofreu o verbo começar ?
b. O que a conteceu com os pronomes?
7. Na passagem do discurso direto para indireto ocorrem alterações importantes, por exemplo: verbos no presente do indicativo passam para o pretérito perfeito; pronomes de primeira pessoa são substituídos por pronomes de terceira pessoa e torna-se necessário o acréscimo de um novo verbo – chamado discendi - para introduzir a fala do locutor.
Qual é a forma de tratamento usada pelas personagens? Comprove sua resposta com passagens do texto.
8. Na narrativa, quando, para esclarecer alguns fatos, o narrador volta no tempo, dá-se o nome de retrospecção.
Pode-se dizer que, nesse texto, o narrador –personagem faz uma retrospecção? Qual? Explique.
Aula 4
Atividade
Produção de texto
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
Coloque-se na posição de narrador e conte fatos ligados à sua vida os quais foram vividos com muita emoção. A narrativa deve ser feita em primeira pessoa. Procure empregar os dois tipos de discurso.
Seu texto será lido em sala de aula, portanto, o professor e seus colegas serão seus interlocutores
Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, qual seja: criar uma narrativa procurando empregar os dois tipos de discursos - direto e indireto. A avaliação, no geral, dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das diferentes atividades escritas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/03/2013
Cinco estrelasAdorei a sugestão de aula, uma ótima ideia para eu trabalhar em uma turma de PAV onde a desmotivação é constante e a indisciplina também.
25/04/2012
Cinco estrelasMuita boa as questões. Vou usá-las com minhas turminhas de 6º ano semana que vem.
24/11/2011
Quatro estrelasVoce poderia por uma atividade online para as criancas entrarem mas adorei o site
23/11/2010
Quatro estrelasGostei muito das atividades, principalmente das tiras, mas acho que as respostas poderiam vir anexadas para eventuais dúvidas.