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Entendendo a paisagem: Amazônia.

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
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Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá:

- consolidar o conceito de território;
- localizar a floresta amazônica;
- identificar as principais características do bioma;
- conhecer e reconhecer o processo de formação da Amazônia;
- verificar que a Floresta Amazônica ocupa diversos países e identificar estes países;
- reconhecer a amazônia como patrimônio da humanidade.

Duração das atividades
02 a 03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- conhecer o relevo brasileiro;
- localizar as unidades federativas brasileiras;
- identificar os países sul-americanos;
- características de texto jornalístico para rádio (professor, você pode pedir auxílio ao professor de língua portuguesa).

Estratégias e recursos da aula


Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática. Peça que trabalhem em grupos formados por 02 ou 03 alunos. A ferramenta a ser utilizada é o Google Maps (caso sua escola tenha instalado o Google earth, pode utilizá-lo) - http://maps.google.com.br.
No laboratório de informática, solicite que os alunos acessem o Google maps, eles devem:
- localizar a floresta amazônica;
- identificar os estados brasileiros que ela ocupa;
- identificar os países que ela ocupa;

Dica: será necessário reduzir o zoom e alternar o modo "sarélite" com o modo "mapa" para poder fazer estas verificações.

Após esta verificação, peça que busquem informações sobre a amazônia. Estas informaçoes podem ser de acordo com as preferências deles, assim, cada grupo pode escolher entre: vegetação, clima, relevo, desmatamento e as razões que levam a ele, economia da região, a população ribeirinha e seus costumes, entre outros. Deste modo todos terão contribuições para o próximo encontro. Informe que eles terão que apresentar pelo menos uma informação no encontro seguinte.
Algumas sugestões de sites:
- http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/listaCategoria.php?idCAmz=5;
- http://www.amazonia.org.br/;
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia;
- http://www.webciencia.com/17_intro.htm;


Professor, tenha na parede mapas da América do Sul (físico, vegetação, político). Discuta com os alunos a respeito das cores que o mapa apresenta, em especial o verde que predomina na Região Amazônica. Depois de pedir que eles digam o significado das cores, explique sobre essa convenção cartográfica, chegando à informação de que o verde representa o predomínio de um relevo de planície. Esta aula precisa ser muito dialogada pois tem muitas informações.
Comece solicitando aos alunos que apresentem as informações que mais lhes chamaram atenção nas pesquisas da aula anterior. Eles podem trazer, também, dúvidas, certezas, considerações, enfim, o que acharem que pode contribuir com a discussão sobre a Amazônia. Anote no quadro ou em um painel as informações.
Professor, contribua auxiliando na construção de dados sobre a Amazônia, de fato vocês estarão construindo o conteúdo: a formação da paisagem amazônica. Então, não deixe de garantir a presença de informações como:
- a formação da floresta amazônica;
- o relevo da região;
- a vida da população da região;
- a quem pertence esse espaço;
 

Explique aos alunos que no território brasileiro há milhares de anos não se dão ações endógenas que provoquem soerguimento (lembre a eles da tectônica de placas ou explique, caso não tenha tratado assunto).
Retome a Amazônia, fica fácil de entender que: se não há forças endógenas modificando o relevo, as forças exógenas "vão fazer o seu trabalho". Assim, a região sofreu ações de sedimentação e erosivas.
Convide os alunos a discutir, a partir das pesquisas feitas na aula anterior e trate da formação da floresta (Ela resulta da combinação de fatores como o calor, a luz, a umidade, o tipo de solo e a quantidade de água). Explique os 3 tipos de vegetação existente na floresta, mostre que ela varia de acordo com a localização (mata de igapó, mata de várzea, mata de terra firme).
Cer tamente vai aparecer n a discussão o fato da região ser foco de notícias por causa do aquecimento global e dos protocolos ambientais. É import ante que os alunos compreendam que os causadores dos desmandos florestais não é a população local.

Utilize o áudio para acrescentar informações e ampliar a discussão sobre o tema: "Dia da Amazônia", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=356 (ouçam até a música do "boi garantido").

Dia da Amazônia


Para consolidar a consciência sobre a importância da Amazônia e sua população, peça que os alunos, em grupos, escrevam textos sobre o tema. Combine com eles o foco dos textos, para ter variedade de informações. O texto pode estar vinculado ao foco da pesquisa feita no primeiro encontro. Peça que seja um texto jornalístico para rádio, com frases curtas e bastante informativo. Alguns dos temas que podem ser tratados:
- Amazônia legal;
- Povos indígenas;
- População ribeirinha;
- o rio Amazonas;
- o folclore, seus personagens e a influência na população da região;
- a Amazônia é pulmão do mundo? (esse tema é conveniente para acabar com o mito).



Sua turma pode fazer um podcast:
Os textos que escreveram serão os textos a serem apresentados nos aúdios.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dia da Amazônia Áudio
Recursos Complementares

- relação IDH e desmatamento: texto "desmatar não é a solução" (http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/desmatar-nao-e-a-solucao/?searchterm=Desmatarnãoéasolução);
- texto para rádio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto_de_r%C3%A1dio;

Avaliação

Acontecerá de forma processual, durante todo o desenvolvimento das atividades. Os critérios:
a) os alunos identificaram os estados brasileiros nos quais a Amazônia está presente;
b) os alunos identificaram os países da américa do Sul nos quais a Amazônia está presente;
c) os alunos escreveram seus textos com pertinência;
d) os alunos fizeram e divulgaram o podcast.

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