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CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Rezende Naves Dias, Lucianna Ribeiro de Lima, Liliane dos Guimaraes Alvim Nunes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Rever hábitos alimentares.
- Contribuir com a redução de desperdício da matéria orgânica.
- Defender o aproveitamento dos alimentos antes de irem para o lixo.
- Considerar as possibilidades pessoais de enfrentamento das questões sócio-ambientais.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professora/or, procure saber se as crianças conhecem o conceito de sustentabilidade. Caso esse conceito ainda não tenha sido trabalhado com elas, apresente-lhes o significado dele. No endereço abaixo você encontrará um texto interessante sobre práticas sustentáveis. Ele poderá subsidiar a discussão sobre o tema, com as crianças.

Almanaque pra práticas sustentáveis/Conceitos e princípios da sustentabilidade (Disponível em

http://www.catalogosustentavel.com.br/arquivos/file/praticas_sustentaveis%20almanaque.pdf )

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais dirigidos à/ao professora/or:

Professora/or, questões polêmicas envolvem a produção, distribuição e consumo de alimentos no Brasil e no mundo, tais como o uso de defensivos agrícolas, a fome que ainda persiste para uma parcela da população, o desperdício de alimentos no transporte e no armazenamento dos mesmos, a cultura do desperdício em relação ao aproveitamento dos alimentos, a desnutrição convivendo ao lado da obesidade. A alimentação também é uma atividade que pode ser vista sob a ótica do consumo consciente, uma vez que é possível e necessário consumir alimentos buscando os impactos positivos desse consumo para o meio ambiente, levando em conta as preocupações com a sustentabilidade planetária. Como consumidoras, as crianças precisam receber informações que as tornem capazes de contribuir para minimizar os problemas mencionados acima. Há muito que se pode fazer na perspectiva da ética e da cidadania.

1º Momento:

Vamos iniciar esta aula conversando com as crianças sobre alguns problemas que envolvem a produção e o consumo de alimentos. Para aquecer a discussão, retome a aula “Alimentação saudável”, especialmente o que diz respeito a escolha de alimentos que contribuem para o nosso bem estar físico e emocional. Procure investigar se as crianças estão mais propensas a prestar atenção aos alimentos que ingerem, perguntando, por exemplo, como são as refeições na casa delas, se elas julgam que a família tem bons hábitos alimentares e ainda o que é feito com as sobras dos alimentos? Após ouvir algumas crianças, convide a turma para assistir a uma animação sobre a nutrição e o consumo consciente que se encontra no endereço abaixo:

http://www.akatu.org.br/akatu_acao/acervo (Clique em “A nutrição e o consumo consciente”)

Animação

Na animação constam informações sobre o problema da fome relacionado com a má distribuição de alimentos e com o desperdício. Apresenta como essa questão se manifesta no Brasil, além de trazer algumas dicas de como cada um de nós pode contribuir para minimizar tal problema.


2º Momento:

Após assistirem à animação, pergunte às crianças se as informações ali presentes já eram conhecidas por elas. O que lhes pareceu mais preocupante? (Se necessário solicite que assistam ao vídeo mais de uma vez). Explore as respostas das crianças aproveitando a contribuição de cada uma para reforçar as mensagens disponíveis na animação. Pergunte-lhes ainda: O que cada um de nós pode fazer na escola e em casa para minimizar o problema do desperdício de alimentos. Anote as idéias que vão surgindo para que possam avaliá-las e posteriormente colocar em prática tudo que for possível.


3º Momento:

Solicite que as crianças pesquisem em casa e tragam na próxima aula receitas de pratos doces e ou salgados feitos com o aproveitamento integral dos alimentos. Peça para cada criança contar para a turma o nome da(s) receita(s) que conseguiram e do que é feita. Vocês podem selecionar algumas para serem copiadas e todos levam as receitas para casa. Nos próximos dias, quem fizer uma dessas receitas em casa, deve trazer uma quantidade para a degustação. Como estímulo à prática desse tipo de preocupação com o não desperdício, socialize as duas receitas abaixo. Se for possível, combine o feitio do bolo ou da desidratação das frutas na cozinha da escola com a participação de toda turma. Saboreiem festivamente o alimento confeccionado com a colaboração de todos.

Bolo de casca de banana

Ingredientes:

4 cascas de banana
2 ovos
2 xícaras de chá de leite
2 colheres (sopa) de margarina
3xicáras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

½ xícara (chá) de açúcar
1 e ½ xícara (chá) de água
4 bananas
½ limão

Modo de fazer
Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

(Fonte: Alimente-se bem – 100 receitas econômicas e nutritivas. Brasília: SESI/FIESP, 2007).


Frutas secas

As frutas secas podem substituir balas e chicletes. Reduzem a ansiedade, estimulam a mastigação, ao mesmo tempo que evitam a superalimentação, já que proporcionam uma sensação mais prolongada de saciedade. Por tudo isso, as frutas secas dão água na boca.

Feitas em casa

O chef Christophe Besse dá a receita, passo a passo, de como secar, em casa, frutas como abacaxi, banana, maçã, manga e pera. Veja como pode ser uma tarefa simples.
1. Lave e corte a fruta fresca em fatias bem finas, com mais ou menos 3 milímetros de espessura.
2. Disponha as fatias numa fôrma untada ou de superfície antiaderente, evitando sobreposições.
3. Coloque-as no forno à temperatura de 80ºC por uma hora e meia.
Outra coisa: Secas, as frutas duram cerca de um mês e podem ser consumidas como aperitivos ou acompanhar pratos doces e salgados. As frutas secas da receita não ficam crocantes, porque não são torradas. São apenas aquecidas a ponto de perder boa parte da água.

Fonte: www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=16475

Recursos Complementares

Professora/or, caso você queira ler mais sobre as questões que envolvam o consumo sustentável, consulte o endereço abaixo. Nele você vai encontrar uma discussão sobre a produção de lixo, a reciclagem, o desperdício de alimento e como fazer para evitá-lo.

http://www.5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo_sustentavel.pdf

Avaliação

- Observar o envolvimento e a participação das crianças durante toda aula.
- Observar se as crianças começaram a perceber que nossa alimentação requer cuidados relacionados à sustentabilidade ambiental e que são necessários processos e práticas que gerem a menor quantidade possível de resíduos.

- Dimensionar a disposição das crianças para reconsiderar os próprios hábitos alimentares levando em conta o não desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos. Solicite que em uma escala de zero a dez, se posicionem em relação aos seguintes aspectos:

a) Sou capaz de contribuir para mudanças alimentares que levem em conta o respeito ao meio ambiente.
b) Estou disposta/o a consumir alimentos necessários à minha saúde, mesmo que não os julgue tão saborosos.
c) Sou capaz de recusar alimentos que aprecio, mas que são calóricos e prejudiciais a minha saúde.
d) Estou disposta/o a estimular minha família a praticar o aproveitamento integral de alimentos.

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