Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ler e escrever para informar-se e informar sobre a Dengue

 

25/02/2009

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a autonomia, progressivamente, na busca e seleção de informações. Utilizar procedimentos de busca e seleção de informações: localizar informações utilizando referências tais como títulos, subtítulos, imagens e selecionar as que são relevantes. Estabelecer relações entre diversos textos acerca de um mesmo tema. Produzir pequenos textos informativos sobre o assunto estudado, considerando as características do gênero. Integrar imagens e texto em folhetos informativos. Colaborar para a produção de textos, exercitando diferentes funções no grupo: produtor, revisor ou escriba. Saber falar sobre o assunto estudado, considerando o propósito da comunicação e o público.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Apresente a situação problema: frequentemente vemos na televisão ou lemos nos jornais, a preocupação com a Dengue. Afinal o que é Dengue e o que cada um de nós tem a ver com isso? Ao responderem a essa questão, os alunos apresentarão o que já sabem sobre o tema. A partir da observação das respostas será possível traçar os encaminhamentos do projeto, introduzindo outros questionamentos desafiadores.
Estratégias e recursos da aula


Na sala de informática proporcione o acesso a animação interativa Dengue, disponível no Portal do Professor  em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/926/187.swf

 
 


Estimule que explorem todos os hiperlinks da animação e provoque associações com os aspectos apontados no levantamento de conhecimentos prévios, desestabilizando-as se possível for.

Em seguida, organize agrupamentos de forma que em todos os grupos tenham alunos com hipótese de escrita alfabética ou silábica-alfabética, garantindo-se, assim, a troca de idéias sobre a escrita entre alunos com hipóteses distintas. No decorrer do projeto, garanta que cada integrante do grupo  vivencie papéis que provoquem desafios: escriba, produtor de texto, revisor...

 Proporcione a pesquisa sobre a Dengue, utilizando fontes diversas, tais como livros, revistas, enciclopédias, Internet, textos jornalísticos, documentários, para ampliar os conhecimentos sobre o tema escolhido. Observe que durante as pesquisas será preciso mediar a utilização de estratégias como a coleta, seleção, organização das informações. Para isso oriente-os a:

  • utilizar índices e sumários de livros e enciclopédias para descobrir com os se há o que precisa ser pesquisado. Pode-se procurar determinada palavra no índice de uma enciclopédia e levantar questões como: é preciso ler o índice todo ou há um jeito melhor? Ou, como o índice se organiza?
  • ler e interpretar fotografias e legendas .


Essa pesquisa torna-se , assim, uma boa oportunidade para fazer com que os alunos pensem sobre a escrita e desenvolvam estratégias de leitura antes mesmo de aprenderem a ler convencionalmente. Ao pedir, por exemplo, que os alunos observem se em determinado livro aparece algo sobre a Dengue, você poderá observar se procuram página por página ou se recorrem ao índice; se tentam relacionar o texto à imagem, utilizando-a como referência para colocar em jogo o que sabem sobre a escrita. Além disso, poderão fazer antecipações e inferências sobre qual parte do texto encontrarão informações, por meio de palavras já conhecidas contidas em subtítulos.


É importante que alguns textos informativos sejam lidos para a turma por você, para chamar a atenção sobre questões relevantes sobre o conteúdo pesquisado e pontuar aspectos relacionados às características desse gênero. Pergunte-lhes por exemplo: quais as diferenças desse texto e de um conto de fadas conhecido da turma?

Desde o início do trabalho, oriente a realização dos registros escritos, discutindo com os alunos a melhor forma de organizar suas diferentes anotações: no decorrer da  pesquisa, listando as informações coletadas ou produzindo textos que resumam a informação.

Para produzir os folhetos, será importante que os alunos tenham oportunidade de observar vários folhetos, de diferentes tipos e optar por um modelo. Essas propostas de observação podem ocorrer durante toda a pesquisa, chamando-lhes a atenção para a diagramação, organização textual, integração da imagem e texto, etc.

Peça, então, que os grupos elaborem o texto que irá para seus respectivos folhetos, bem como selecionem as imagens, copiando-as em um processador de texto.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1341/imagens/dengue_1.jpg                   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1341/imagens/dengue2.jpg


Para pesquisar imagens na Internet, conheça algumas dicas disponíveis em : http://ascension.globat.com/~vivenciapedagogica.com/arquivosvp/tutoriais/buscadorvp.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1341/imagens/pesquisa_imagens.jpg


Se você tiver dúvidas sobre como ajudar os alunos a inserirem imagens junto ao texto consulte aulas on line tais como http://office.microsoft.com/training/training.aspx?AssetID=RC010264821046

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1341/imagens/word1.jpg

Em seguida, um dos procedimentos que os alunos também devem aprender é a revisão. Diga-lhes que editores, jornalistas, escritores, estudantes revisam seus escritos antes de publicá-los. Sendo os alunos alfabetizados ou não, é possível realizar a revisão, bastando modificar a estratégia de intervenção de acordo com as necessidades de cada grupo: você pode devolver as produções dos grupos com indicações do que deve ser revisado; colocar a produção do grupo na lousa ou exibi-la com projetor multimídia para que a revisão seja feita coletivamente; entregar as produções para grupos diferentes revisarem os textos dos colegas, etc...


Prontos os folhetos, propicie a reprodução e organize um passeio pelo bairro para distribuição dos mesmos aos vizinhos da escola.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue Animação/simulação
Recursos Complementares
Alguns sites sobre a Dengue: http://www.dengue.org.br/ ; http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/dengue/dengue.asp ; http://www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm .
Avaliação
Observe se os grupos utilizam procedimentos tais como: planejamento do que será escrito; utilização de informações provenientes de fontes diversas; revisão do texto simultaneamente à produção; discussão dos aspectos que podem ser melhorados no texto; releitura do que foi escrito. Promova também a auto-avaliação dos grupos, abordando conteúdos aprendidos e distribuição de papéis no trabalho colaborativo.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.