25/02/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Na sala de informática proporcione o acesso a animação interativa Dengue, disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/926/187.swf
Estimule que explorem todos os hiperlinks da animação e provoque associações com os aspectos apontados no levantamento de conhecimentos prévios, desestabilizando-as se possível for.
Em seguida, organize agrupamentos de forma que em todos os grupos tenham alunos com hipótese de escrita alfabética ou silábica-alfabética, garantindo-se, assim, a troca de idéias sobre a escrita entre alunos com hipóteses distintas. No decorrer do projeto, garanta que cada integrante do grupo vivencie papéis que provoquem desafios: escriba, produtor de texto, revisor...
Proporcione a pesquisa sobre a Dengue, utilizando fontes diversas, tais como livros, revistas, enciclopédias, Internet, textos jornalísticos, documentários, para ampliar os conhecimentos sobre o tema escolhido. Observe que durante as pesquisas será preciso mediar a utilização de estratégias como a coleta, seleção, organização das informações. Para isso oriente-os a:
Essa pesquisa torna-se , assim, uma boa oportunidade para fazer com que os alunos pensem sobre a escrita e desenvolvam estratégias de leitura antes mesmo de aprenderem a ler convencionalmente. Ao pedir, por exemplo, que os alunos observem se em determinado livro aparece algo sobre a Dengue, você poderá observar se procuram página por página ou se recorrem ao índice; se tentam relacionar o texto à imagem, utilizando-a como referência para colocar em jogo o que sabem sobre a escrita. Além disso, poderão fazer antecipações e inferências sobre qual parte do texto encontrarão informações, por meio de palavras já conhecidas contidas em subtítulos.
É importante que alguns textos informativos sejam lidos para a turma por você, para chamar a atenção sobre questões relevantes sobre o conteúdo pesquisado e pontuar aspectos relacionados às características desse gênero. Pergunte-lhes por exemplo: quais as diferenças desse texto e de um conto de fadas conhecido da turma?
Desde o início do trabalho, oriente a realização dos registros escritos, discutindo com os alunos a melhor forma de organizar suas diferentes anotações: no decorrer da pesquisa, listando as informações coletadas ou produzindo textos que resumam a informação.
Para produzir os folhetos, será importante que os alunos tenham oportunidade de observar vários folhetos, de diferentes tipos e optar por um modelo. Essas propostas de observação podem ocorrer durante toda a pesquisa, chamando-lhes a atenção para a diagramação, organização textual, integração da imagem e texto, etc.
Peça, então, que os grupos elaborem o texto que irá para seus respectivos folhetos, bem como selecionem as imagens, copiando-as em um processador de texto.
Para pesquisar imagens na Internet, conheça algumas dicas disponíveis em : http://ascension.globat.com/~vivenciapedagogica.com/arquivosvp/tutoriais/buscadorvp.htm
Se você tiver dúvidas sobre como ajudar os alunos a inserirem imagens junto ao texto consulte aulas on line tais como http://office.microsoft.com/training/training.aspx?AssetID=RC010264821046
Em seguida, um dos procedimentos que os alunos também devem aprender é a revisão. Diga-lhes que editores, jornalistas, escritores, estudantes revisam seus escritos antes de publicá-los. Sendo os alunos alfabetizados ou não, é possível realizar a revisão, bastando modificar a estratégia de intervenção de acordo com as necessidades de cada grupo: você pode devolver as produções dos grupos com indicações do que deve ser revisado; colocar a produção do grupo na lousa ou exibi-la com projetor multimídia para que a revisão seja feita coletivamente; entregar as produções para grupos diferentes revisarem os textos dos colegas, etc...
Prontos os folhetos, propicie a reprodução e organize um passeio pelo bairro para distribuição dos mesmos aos vizinhos da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Dengue | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/03/2011
Cinco estrelasAdorei. Muito criativa. O recurso educativo que você utilizou é muito atrativo. Obrigada pela ajuda.
24/03/2010
Três estrelasa aula é muito interessante e nos faz pensar de modo diferente com relação a leitura e escrita dos nossos alunos
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente projeto de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da aula e principalmente do procedimento de fazer revisão, pois quem adquire essas atitudes, desenvolve o hábito de cada dia se aperfeiçoar, dando para si uma qualidade melhor na aprendizagem e ficção. Parabéns! Luci.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito ótima essa aula.