Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MÚSICA – Instrumentos musicais 3: construção de instrumentos com sucata – trompete de papel

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o trompete de papel.
O aluno aprofundará seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Manuseio de materiais escolares como: pincel, tinta, tesoura, cola, etc.

O hábito de cantar em sala de aula.

Estratégias e recursos da aula
AULA 1

Caro professor, para a construção do instrumento será necessário primeiro juntar o material para o trabalho.
Cada aluno precisará de:
-1 tubo de papelão ou de outro material resistente. Os tubos de papel toalha e papel higiênico não são muito indicados por não oferecerem a resistência mais adequada que será feita pelo elástico. Um bom material é o tubo do rolo de filme de PVC e o rolo de papel-alumínio, mas qualquer material similar funcionará.
-1 elástico comum desses usados em escritório.
-1 pedaço de papel crepom ou papel espelho. Plástico também funciona, mas o efeito visual dos outros materiais é superior.
-Tintas (de preferência acrílica) e pincéis para a decoração do instrumento.
-Jornais velhos

Quando possuir todo o material, inicie o trabalho relembrando as aulas anteriores sobre a classificação dos instrumentos e a construção do chocalho.
Explique que hoje todos irão construir um outro instrumento musical que também será usado na orquestra a ser formada pelos alunos. Desta vez, será da "família" dos instrumentos de sopro.
Diga que o nome do instrumento é “trompete de papel” (na verdade, você pode dar o nome que quiser, inclusive pode fazer disto parte da atividade de criação, pedindo aos alunos que criem um nome). Comece explicando que os instrumentos de sopro podem produzir sons de várias formas. No caso da flauta transversal, o ar soprado passa pelo buraco que provoca as vibrações; no caso do saxofone e do clarinete, o ar soprado faz vibrar um pedaço de bambu ou cana-da-índia chamado “palheta”; no caso dos instrumentos de embocadura livre (trompete, bombardino, flugelhorn, tuba, etc) o ar soprado passa por um pequeno tubo que faz vibrar o instrumento. No caso do instrumento que construiremos, o som será produzido pela vibração de uma membrana, e as alturas serão feitas por nossa própria voz.

Construção do instrumento:
1. Divida os alunos em pequenos grupos de três ou quatro alunos, no máximo, e deixe à disposição de cada grupo pincéis e tintas de cores diferentes para que eles possam enfeitar os tubos. Outra possibilidade é colar adesivos ao invés de pintar ou mesmo as duas coisas. A cooperação do(a) professor(a) de Artes Plásticas da escola pode ser de grande valia.
Não se esqueça de pedir a cada aluno que escreva seu nome no instrumento.

2. Supervisione e estimule a criatividade e o trabalho de todos. Ao final, deixe os tubos em pé em um lugar seguro para que a tinta seque. Peça para os alunos lavarem seus pincéis.

AULA 2

1. Caro professor, nesta aula você já deverá contar com os tubos pintados/decorados pelos alunos na aula anterior. O objetivo de hoje será acabar de construir o trompete e esboçar a primeira melodia com ele.
2. Divida os alunos em pequenos grupos como na aula passada. Peça para cada um buscar seu tubo para que o trabalho comece. Dê um pedaço de papel crepom ou papel espelho para cada aluno. Eles deverão recortar um pedaço redondo de mais ou menos vinte centímetros de diâmetro. Será de grande ajuda se você recortar alguns pedaços de cartolina do mesmo tamanho e distribuir para os grupos para que recortem em volta.

3. Distribua elásticos (o modelo tradicional de escritório servirá perfeitamente) para os alunos e peça para que eles prendam o papel crepom. Ajude-os a fazer se necessário.

4. Pronto. Você já tem o seu trompete construído. Agora vamos aprender a tocá-lo.
Será mais fácil conseguir o som desejado em seu instrumento usando a sílaba “du”. Por isso, antes de executar qualquer coisa, peça para os alunos cantarem alguma música usando esta sílaba. O exemplo abaixo usa a canção francesa “Frère Jacques”.
http://www.youtube.com/watch?v=pR9VfXmnqQ0

5. Agora peça para os alunos encostarem a boca levemente na “pele” do instrumento e executarem a mesma peça que acabaram de cantar. Observe quais estão conseguindo realizar a atividade. Os que não estiverem, podem estar encostando a boca com muita força na pele. Outro problema comum é não estar usando a sílaba “du”, como foi pedido. Quando o grupo conseguir uma afinação razoável, o nosso objetivo terá sido alcançado.

Recursos Complementares

Para a construção de instrumentos com sucata:

http://www.ecoviver.com.br/default.asp?id=6a

Avaliação

Observe se todos os alunos participaram de todas as etapas da construção do instrumento.
Os alunos devem ser capazes de executar o instrumento com o som almejado.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.