Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Efeito estufa- RPG, aprendendo, recriando e refletindo.

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar efeito estufa, bem como estabelecer relações de seus de efeitos no meio ambiente; Transpor o conteúdo do tema estudado para um jogo de simulação; Pesquisar sobre as soluções necessárias para combater os malefícios do efeito estufa.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Checar os conhecimentos dos alunos sobre Efeito estufa e se já ouviram falar da técnica de jogo de simulação RPG.
Estratégias e recursos da aula

 

 


Orientações Didáticas

 

  • O tema abordado nesta aula é altamente divulgado na mídia, no entanto as soluções para garantia do futuro ainda são muito modestas diante do quadro catastrófico que a civilização irá vivenciar, portanto, a abordagem em relação ao conteúdo deve passar por outros caminhos.
  • A sugestão desta seqüência de atividades é trazer para a sala de aula uma técnica de jogo chamada Role Playing, RPG.
  • Esta modalidade de jogo é bem conhecida entre os jovens, a idéia é aproveitar o tema e ao mesmo tempo associar a metodologia à serviço da construção do conhecimento, afinal precisamos sempre inovar e surpreender os alunos para que o processo de ensino-aprendizagem seja prazeroso.

 

Competências, Habilidades e Outras Características Desenvolvidas no RPG


Resolução de situações-problema: ocorre o tempo todo, pois durante todo o jogo os personagens dos alunos se defrontam com situações que precisam resolver para continuar vivendo, e os alunos, continuar jogando. Realizado de maneira lúdica, essa competência é a base do RPG.
Aplicação de conceitos em situações práticas do dia-a-dia: as aventuras são preparadas de modo a desenvolver algum componente curricular ou tema transversal. De qualquer modo, essa aventura é uma simulação de situação real, onde os conteúdos são apresentados da mesma maneira que são aplicados na prática.
Interdisciplinaridade: as aventuras são interdisciplinares por excelência, pois, como são uma simulação da vida e a vida é interdisciplinar, a aventura também o é. O jogo, então, estimula essa relação de conteúdos normalmente separados artificialmente.
Expressão oral : o jogo de RPG tradicional se baseia na descrição oral das ações dos personagens. Daí se tem que a expressão oral é fundamental para o jogo e é desenvolvida e estimulada durante todo o tempo.
Expressão corporal : nas ações ao vivo, os jogadores interpretam seus personagens como numa peça de teatro, ou seja, corporalmente. Nesse caso, eles “vivem” o jogo muito mais, o que aumenta a carga lúdica da atividade e estimula a expressão corporal e as competências a ela relacionadas.
Preocupação e respeito ao outro: como todos os personagens são interdependentes, os alunos se sentem “obrigados” a ajudarem os companheiros, desenvolvendo uma consciência de que o outro é importante também. Houve casos em que as ações positivas dos personagens durante o jogo causaram melhora significativa nas relações interpessoais dos jogadores.
Cooperação – vitória somente através da solução coletiva: como o RPG é um jogo onde, para se vencer é preciso que o outro jogador também vença, a consciência de esse outro tipo de vitória é mostrado aos alunos, que são estimulados a agir dessa forma. Quem aplica esses jogos costuma dizer que sem união não há solução, e essa máxima está sempre presente nos jogos, ressaltando nos jogadores a importância da ação coletiva.
fonte: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=445

 

Seqüência Didática

No site do portal do MEC, há uma animação bem interessante sobre a situação do efeito estufa e suas conseqüências para as calotas polares. Assista e discuta com os alunos o que eles sabem sobre esse assunto.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1343/imagens/ef1.jpg 

 

Complementando a atividade há uma outra animação no Portal que explica de forma bem didática o que é o efeito estufa e suas conseqüências para o planeta.

 

 



 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1343/imagens/ef3.jpg    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1343/imagens/ef2.jpg

 

 

Dando seqüência as atividades, proponha ao grupo participar de um jogo, RPG, caso alguns alunos não conheçam o jogo, aborde didaticamente o conceito e os procedimentos para garantir que todos os alunos entendam a essência da dinâmica. Segue um artigo que pode esclarecer muitas dúvidas:

RPG na escola: por onde começar?


Por Carlos Klimick


Educadores por todo o Brasil estão interessados em aplicar o RPG ao ensino, mas se encontram em dúvidas sobre como fazê-lo. Portanto, seguem aqui algumas dicas do método que utilizo em meu trabalho, espero que sejam úteis.

Que tal começar criando aventuras a partir de temas da atualidade, envolvendo o conteúdo didático? Trata-se de um bom recurso para captar o interesse dos alunos. Nesse caso, o importante é buscar um assunto em destaque, correlacioná-lo com o conteúdo disciplinar e planejar a história ou aventura: a linha central de trama, desafios, personagens com as quais os jogadores interagirão, etc.

Exemplos

Copa do Mundo e História
Nossos alunos são viajantes no tempo, que querem impedir que a Taça ganha pelo Brasil na Copa de 1970 seja derretida. Eles viajam no tempo até a Segunda Guerra Mundial, quando nazistas tentaram pegar a Taça, para colocar um localizador nela e recuperá-la no ano que ela foi derretida (evitando assim mudar a História). O momento histórico da Segunda Guerra pode ser abordado nessa etapa. Na sessão seguinte eles viajam até 1950 para impedir que um viajante renegado roube a taça. O impacto da final da Copa de 50, a importância cultural para o Brasil da Copa do Mundo e o questionamento dessa importância podem entrar aí.

Drogas e Geografia Humana
Um amigo do grupo é preso como traficante de drogas e deverá ir a julgamento. Enquanto buscam provar a inocência dele, descobrem que na verdade ele era usuário regular e estava fazendo um serviço de entrega para pagar o vício. Criar situações que representem indagações como: Por que ele se viciou? Como lidar com a dívida dele? Será que ele não viu que estava arruinando a própria vida? O quanto de dinheiro é movimentado pela droga? Por que o tráfico domina as favelas?

Pontos importantes a considerar

1) Como planejar a atividade?

Tenha seus objetivos bem claros em mente. Uma série de sessões de RPG que tenham por meta trabalhar socialização, responsabilidade, ética e levantar um perfil psicológico dos alunos tem um formato diferente de uma que tenha por objetivo tornar o conteúdo de História mais atraente e auxiliar na sua fixação.

2) A participação será voluntária ou obrigatória?

O RPG é normalmente uma atividade voluntária. Se for obrigatória será necessário muito jogo de cintura por parte do narrador ou mestre para motivar a todos. O ideal talvez seja passar outra atividade para os alunos que se recusem a participar. Também deve-se evitar que eles fiquem atrapalhando os que querem participar com comentários, brincadeiras, etc.


3) O jogo de RPG deve ocorrer em período de aula ou extra-classe?

Isso é importante para o planejamento. Sempre é importante ter um bom relacionamento e sincronia com o/s professor/es cujas matérias serão abordadas nas sessões de RPG. O RPG permite o uso da interdisciplinaridade, uma mesma história pode ter elamentos de Historia, Geografia, Biologia etc.

4) Quantos jogadores por mestre?

Se a atividade for feita com mestres, ou narradores, "presentes", cada mestre deverá ficar com no máximo oito alunos. Se for necessário, divida a turma em grupos e treine alunos para serem "mestres assistentes". Se a aventura for interdisciplinar e houver possibilidade, cada professor poderá pegar um grupo.
fonte: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/rpg3.html


Monte uma história ou aventura sobre a ação do efeito estufa, leve em consideração a linha central de trama, desafios, personagens com as quais os jogadores interagirão, etc. O importante é que a história atenda ao perfil da classe. Para completar a criação da aventura, seguem algumas sugestões de sites que criam caricaturas, avatares para dar realismo a aventura.
Aproveite a habilidade dos desenhistas da classe e monte o cenário com figuras e desenhos virtuais.
Boa sorte! Que todos se divirtam e aprendam muito.
 




http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1343/imagens/BEF.jpg

fonte: http://www.befunky.com/

ON LINE
Dicas de como usar em: http://baixaki.ig.com.br/download/befunky.htm
 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1343/imagens/cari.jpg

 fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/doppelme.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1343/imagens/manga.jpg

fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/faceyourmanga.htm

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Efeito estufa Animação/simulação
Salve o planeta Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.todabiologia.com/ecologia/efeito_estufa.htm http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/ http://www.ecolnews.com.br/efeitoestufa/efeitoestufa.htm http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-965-18136-,00.html http://www.cienciaviva.org.br/arquivo/cdebate/006aquecimento/index.html http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/ambiente/ http://www.rpgeduc.com/index.htm http://www.ludusculturalis.org.br/rpg/escola.php http://www.jogodeaprender.com.br/ http://alfmarc.psc.br/avent_edu.asp http://www.historias.interativas.nom.br/incorporais/paginas/frame7.html
Avaliação
Verificar o nível de envolvimento dos alunos nas atividades de RPG e como apresentaram soluções para as histórias elaboradas. Identificar a consistência e conteúdo estudado na elaboração das histórias do jogo.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.