25/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Após concluir os estudos o estudante deverá ser capaz de relacionar os diferentes conceitos de poluição química, saber como diferenciar os diferentes tipos de poluição, identificar os poluintes químicos presentes em seu habitat.
Será necessário que o estudante saiba o que são átomos, elétrons e neutros e que entenda como o homem deve explorar o seu habitat.
No Brasil, discutem-se vários aspectos da poluição mas, sobre os poluentes químicos presentes na zona rural pouco se fala e ou é divulgado. Questione os estudantes sobre. Eles sabem o que é isso? Como se forma? Quais os prejuízos que ela causa ao ambiente e à saúde? Quais são os poluentes químicos utilizados na zona rural? Como o solo reage nas presença dos poluentes químicos?
No laboratório de química apresente aos estudantes embalagens de fertilizantes utilizados na agricultura. Solicite que relacionem os compostos químicos utilizados na fabricação dos produtos.
Leve os estudantes para o laboratório de informática para que conheçam mais sobre “poluição química” Apresente o texto disponível no link abaixo:
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/poluicao-quimica
Agora que os alunos compreendem um pouco mais sobre a poluição e poluentes químicos solicite que desenvolvam o experimento, criem um blog e respondam as questões abaixo tendo como base o recurso que está disponível no link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19712/fertilizantes.pdf
Fertilizantes à base de fósforo em solos
Questões:
1) O que é reação de precipitação?
2) o que ocorre com o fosfato quando em contato com uma solução de cálcio reage precipitando fosfato de cálcio?
3) Represente as fórmulas dos compostos: apatitas-hidroxiapatita, fluoroapatita, fosfato monocálcico monoidratado, fosfato mono e fosfato diamônico.
Meio ambiente: pode-se explorar sobre a utilização adequada do meio ambiente, tratar sobre o corte das árvores, a utilização dos combustíveis, etc.
Bambu pode ser utilizado para despoluir a água. Disponível em:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI432935-EI238,00.html
Reatores usam luz solar para despoluir água com resíduos tóxicos. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125050812
Armadilhas para despoluir a água. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=10243
Para elaborar um bom relatório, peça que visitem o link: http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html
Como atividade de fechamento poderia propor que os estudantes realizassem reuniões na comunidade com o objetivo de discutir a questão da poluição atmosférica e seus efeitos no município. Poderão ainda, organizar caminhadas para sensibilizar acerca da emissão dos gases poluentes e sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.
Nome | Tipo |
---|---|
Estudo da poluição numa aula de matemática - professor | Experimento prático |
Fertilizantes à base de fósforo em solos | Experimento prático |
Os sites abaixo trata da poluição química
Aula que trata do tema o que é poluição.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1978
http://www.cq.ufam.edu.br/Areas/poluicao_aquatica/poluicao_quimica.html
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/impactos_sobre_as_aguas/poluicao_quimica.html
http://www.taps.org.br/Paginas/meiobreve01.html
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/ciencias/ecologia/ecologia_poluicao/p_quimica.htm
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
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