Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Construindo brinquedos: o Avião de Isopor.

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir as implicações acerca da “industrialização e comercialização” dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo;

- Identificar o caráter lúdico do processo de construção e de utilização dos brinquedos; 

- Aprender a construir aviãozinho de isopor reutilizando materiais;

- Compreender a necessidade de reaproveitamento de diferentes materiais, como uma forma de contribuir para o controle da produção de lixo.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula


Atividade 1:


Iniciara aula reunindo o grupo e questionando do que eles costumam brincar em seu dia a dia em casa. Provavelmente haverão muitas respostas relacionadas aos jogos eletrônicos e brinquedos comprados. Neste sentido iniciar um debate a partir das seguintes provocações: quanto custa em média os brinquedos citados?  Será que eu só me divirto com brinquedos comprados? Será que é mais legal brincar com esse tipo de brinquedo do que com outros? Ou também é legal brincar com brinquedos que não são comprados, e são feitos por vocês próprios?
Retomar também a questão relacionada á problemática do lixo produzido diariamente. O objetivo é que a turma perceba o grau de poluição ambiental gerado diariamente pela população, e a necessidade de cada um tomar atitudes mais conscientes em relação a este problema. Questionar, em seguida, se as crianças estão separando o lixo em casa e encaminhando para o reaproveitamento ou reciclagem? Apontar que podemos reaproveitar alguns materiais que se destinariam ao lixo, produzindo, inclusive brinquedos para nos divertirmos.

Hoje conheceremos um novo brinquedo que vamos construir: o avião de isopor.  Um avião construído reaproveitando bandejas de isopor (aquelas que são colocadas em algumas embalagens  de carnes, queijos e etc..). Destacar que além de se divertirem brincando com o avião também irão se divertir construindo o brinquedo



Atividade 2: Como construir o Avião de isopor

Cada criança deve estar de posse de uma bandejinha de isopor, uma tesoura sem ponta e um pregador de roupas.

1º passo: cortar a bandeja retirando as bordas;

2º passo: cortar o fundo da bandeja no meio, formando dois retângulos;

3º passo: colocar os dois retângulos em forma de cruz e prender com o pregador;

4º passo: fazer um pequeno corte na extremidade posterior da base do avião e encaixar um pequeno retângulo de isopor.


undefinedundefinedundefinedundefinedundefined


Fotos do arquivo do departamento de educação física do C.A. João XXIII - UFJF


Atividade 3: Sintetizando as reflexões

Reunir novamente a turma e questioná-los se para se divertirem é sempre necessário que o brinquedo seja comprado. Perguntar ainda, se foi divertido e prazeroso construir e brincar com um brinquedo feito por eles mesmos, a partir de um material que, a princípio, iria para o lixo.

Avaliação

Registro do texto de instrução (essa atividade poderá ser feita em conjunto com a disciplina língua portuguesa).


Faça um texto de instrução explicando passo a passo como construir o avião de isopor.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cristina, simplesmente sou mãe , São Paulo - dijo:
    cristina_zip2@yahoo.com

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa idéiaa, desde o início da aula até o término da construção do aviazinho onde tudo implica socialização , raciocínio matemática, coordenação. Nota Mil Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.