Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Felicidade- além da ortografia

 

19/12/2008

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Debater o conceito de felicidade trabalhando com a estrutura das palavras e também o significado conotativo através de múltiplas linguagens. Desenvolver um olhar poético sobre texto, música e filme. Ampliar repertório de palavras e significados. Aprender a fazer uma apresentação virtual para uma pessoa querida.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não será necessário um levantamento anterior às atividades.
Estratégias e recursos da aula

 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1345/imagens/fel0.jpg 

 

Orientações didáticas


  • A alfabetização como disse Paulo Freire vai além da palavra escrita, o aluno deve ler a palavra mundo. Portanto toda análise textual ou até mesmo uma aula de ortografia deve conter muito mais do que a decodificação da escrita formal, ela deve vir acompanhada de uma discussão ampla de mundo.
  • O tema da aula é felicidade, um assunto vasto que não tem uma verdade única, há várias formas de ser feliz, mas esse não é o tipo de discussão que está presente nas aulas, afinal, há muito conteúdo a ser trabalhado. Isso é fato, no entanto, nem que passássemos todas as horas de nossa vida estudando, com certeza ainda haveria muito conhecimento a ser descoberto. Uma Educação Humanista deseja que os alunos tenham o maior número de informações, ou que saibam aonde adquiri-las. Também é necessário aprender a ser. E como diriam os existencialistas: Eu me formo no exercício de ser. assim essa aula é um gostoso convite a reflexão do que nos faz felizes, além disso ela sugere a música como eixo poético de análise. Realmente, “quem canta seus males espanta” !
  • E como vivemos em um mundo cada vez mais visual também sugere um comovente filme de uma história verídica de um pai a procura da felicidade.
  • Estamos finalizando o ano e essa época traz um gosto de final e ao mesmo tempo de recomeço de novas oportunidades, então a seqüência de atividades, finaliza com um carinho virtual para uma pessoa querida, pois somos felizes porque somos amados.

 

Seqüência Didática

Há no portal do MEC, um vídeo muito interessante de fantoches de bonecos da série Orto & Grafia no qual eles discutem a felicidade e a ortografia de palavras semelhantes. Aproveite o vídeo e inicie a seqüência de atividades sobre felicidade.
 

 

 

 

 

 

Como sugestão veja também o filme: A procura da felicidade 

Filme: A procura da felicidade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1345/imagens/fel1.jpg

Um homem torna-se estagiário, sem remuneração, na esperança de ser futuramente contratado. Porém ele enfrenta vários problemas financeiros, que fazem com que ele e seu filho de 5 anos sejam despejados.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/a-procura-da-felicidade/a-procura-da-felicidade.asp

Após a exibição dos 2 vídeos, abra um debate sobre o que é felicidade para cada aluno. Incentive a todos os alunos a se expressarem.
A comanda da atividade pode ser:

Felicidade para você é.....

Há um livro infantil muito bonito que se chama: “ Duas Dúzias de coisinhas à toa que me deixam feliz” de Otavio Roth que também pode complementar as atividades.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1345/imagens/48.jpg

Continuando que tal, um pouco de música, explore as metáforas do texto, as palavras desconhecidas podem ser localizadas em um dicionário.
Os alunos ainda podem utilizar um karaokê on line e aprenderem a cantar as músicas.
Esse é um excelente exercício de leitura e ainda divertido.
Uma sugestão de site é o http://www.karaokeonline.com.br/


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1345/imagens/tab1.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1345/imagens/TAB2.jpg

 

Aproveitando o clima de final de ano , proponha aos alunos prepararem um apresentação para alguém que os faz feliz. Este site é uma boa sugestão. estimule-os a usarem as palavras novas que descobriram na análise das letras das músicas.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1345/imagens/fel4.jpg

Fonte: http://pinpix.ig.com.br/ 

 


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Feliz felicidade [Orto e grafia] Vídeo
Recursos Complementares
http://veja.abril.uol.com.br/noticia/ciencia-saude/felicidade-contagiosa-diz-pesquisa-407432.shtml Comercial da claro sobre felicidade http://www.youtube.com/watch?v=f1WzLtyZk_w Jobim e Vinicius http://www.youtube.com/watch?v=Ka44wBAypuA&feature=related Icami Tiba – Fala sobre o que é felicidade- para discutir com os pais ou responsáveis dos alunos http://www.youtube.com/watch?v=d3xXeiWAXHQ comercial da coca- cola http://www.youtube.com/watch?v=5bQKu4_3Gbg&feature=related Leandro lehart- dizem que felicidade http://www.youtube.com/watch?v=_mDb-wmvbI4 http://www.institutodafelicidade.org.br/?pg=innovation
Avaliação
Verificar o desenvolvimento argumentativo do aluno; Incorporação correta no discurso das palavras descobertas. Desenvolvimento da argumentação oral e textual.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/7 - 28,57%
  • Quatro estrelas 5/7 - 71,43%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Angélica Reis Ribeiro da Silva, ANA BERLING.MACEDO PROFA EMEF , São Paulo - dijo:
    rainhas@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professora, gostei muito da sua aula! Vai ser otima para melhorar a auto estima da galera... Valeu!!!


  • MARIANA MARIA GOMES SAMPAIO, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - dijo:
    msfashionmariana@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Comentários: Está de parabéns a professora que elaborou a aula. Com certeza conseguiu estimular a turma, pois retratou algo voltado para o cotidiano do aluno e principalmente o trabalho com músicas torna prazerosa a aula. Tenho essa experiência e percebo o quanto é estimulante a música na sala de aula. Mariana Sampaio, Eliana Queiroz e Daniel Luiz da EEFM Tomé Gomes dos Santos


  • Marli Barros, E.E. Rosalvo Ribeiro , Alagoas - dijo:
    marlibarrosal@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Parabéns! Esta atividade possibilita um leque de possibilidades. Talvez não seja possível em uma turma aplicar todos estes aspectos, no entanto, em outros níveis sim.


  • Neide Campos Brabosa, E.M. Elpídio Reis , Mato Grosso do Sul - dijo:
    neide_camposartes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima a aula. Com música e filme, qualquer aula é estimulante. Com certeza os alunos irão adorar essa aula. Um tanto complexo para as série iniciais, mas excelente para as finais.


  • Genilda Rosa da Silva, EEEF ADOLFINA ZAMPROGNO , Espírito Santo - dijo:
    genildardsilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente a sua aula, você está de parabéns. Um abraço.


  • ida samuel de souza, Escola Municipal "Francesco Battista GiobbI' , Mato Grosso do Sul - dijo:
    idasamuelsouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula, esse é o caminho, com certeza vou aproveitar muito.Parabéns!


  • Damiana Maria Nunes dos Santos, EMEF DOM HELDER CAMARA , Paraíba - dijo:
    damianajp@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Conteúdo muito subjetivo para as séries iniciais. Se a proposta é trabalhar a ortografia, essa palavra é muito simples para requerer 03 aulas. As músicas e filme (assiste duas vezes) são textos que consideraria complexos para criança dos anos iniciais. Esse estudo estaria adequado ao debate do filme sobre o capitalismo, e outros conteúdos próprios das séries finais do ensino fundamental ou até ensino médio.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.