19/12/2008
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Orientações didáticas
Seqüência Didática
Há no portal do MEC, um vídeo muito interessante de fantoches de bonecos da série Orto & Grafia no qual eles discutem a felicidade e a ortografia de palavras semelhantes. Aproveite o vídeo e inicie a seqüência de atividades sobre felicidade.
Como sugestão veja também o filme: A procura da felicidade
Filme: A procura da felicidade
Um homem torna-se estagiário, sem remuneração, na esperança de ser futuramente contratado. Porém ele enfrenta vários problemas financeiros, que fazem com que ele e seu filho de 5 anos sejam despejados.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/a-procura-da-felicidade/a-procura-da-felicidade.asp
Após a exibição dos 2 vídeos, abra um debate sobre o que é felicidade para cada aluno. Incentive a todos os alunos a se expressarem.
A comanda da atividade pode ser:
Felicidade para você é.....
Há um livro infantil muito bonito que se chama: “ Duas Dúzias de coisinhas à toa que me deixam feliz” de Otavio Roth que também pode complementar as atividades.
Continuando que tal, um pouco de música, explore as metáforas do texto, as palavras desconhecidas podem ser localizadas em um dicionário.
Os alunos ainda podem utilizar um karaokê on line e aprenderem a cantar as músicas.
Esse é um excelente exercício de leitura e ainda divertido.
Uma sugestão de site é o http://www.karaokeonline.com.br/
Aproveitando o clima de final de ano , proponha aos alunos prepararem um apresentação para alguém que os faz feliz. Este site é uma boa sugestão. estimule-os a usarem as palavras novas que descobriram na análise das letras das músicas.
Fonte: http://pinpix.ig.com.br/
Nome | Tipo |
---|---|
Feliz felicidade [Orto e grafia] | Vídeo |
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasProfessora, gostei muito da sua aula! Vai ser otima para melhorar a auto estima da galera... Valeu!!!
24/03/2010
Quatro estrelasComentários: Está de parabéns a professora que elaborou a aula. Com certeza conseguiu estimular a turma, pois retratou algo voltado para o cotidiano do aluno e principalmente o trabalho com músicas torna prazerosa a aula. Tenho essa experiência e percebo o quanto é estimulante a música na sala de aula. Mariana Sampaio, Eliana Queiroz e Daniel Luiz da EEFM Tomé Gomes dos Santos
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito. Parabéns! Esta atividade possibilita um leque de possibilidades. Talvez não seja possível em uma turma aplicar todos estes aspectos, no entanto, em outros níveis sim.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima a aula. Com música e filme, qualquer aula é estimulante. Com certeza os alunos irão adorar essa aula. Um tanto complexo para as série iniciais, mas excelente para as finais.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a sua aula, você está de parabéns. Um abraço.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, esse é o caminho, com certeza vou aproveitar muito.Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasConteúdo muito subjetivo para as séries iniciais. Se a proposta é trabalhar a ortografia, essa palavra é muito simples para requerer 03 aulas. As músicas e filme (assiste duas vezes) são textos que consideraria complexos para criança dos anos iniciais. Esse estudo estaria adequado ao debate do filme sobre o capitalismo, e outros conteúdos próprios das séries finais do ensino fundamental ou até ensino médio.