21/01/2009
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Orientações didáticas
Seqüência Didática
No portal do MEC está disponível uma animação que mostra os alguns locais da Cidade de São Paulo em diferentes épocas e conseqüentemente as transformações que ocorreram nestes espaços.
A história de um local, não é somente algo do passado, ela traz em si os reflexos das condições atuais. Debata com os alunos sobre os pontos positivos e negativos das transformações que a cidade de São Paulo sofreu.
Há um outro site que disponibiliza fotos antigas junto ao momento atual do local.
http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-1163-,00.html
--
--
Para enfatizar a necessidade de se constituir a história do local, sugiro a exibição do filme Narradores de Javé , um filme nacional com ótimos atores e uma história surpreendente.
Sinopse:
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que Javé pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidro-elétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: vão preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Fonte: http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/narradores-de-jave/narradores-de-jave.asp
Debata com os alunos o significado da História apresentada pelo filme.
divida a classe em grupos e cada um será responsável por adquirir “documentos Históricos” do bairro.
Sugestões de tema de pesquisa para cada grupo:
1.Fotos antigas e atuais do bairro com considerações sobre as mudanças.
2.Elencar quais foram as principais mudanças no bairro e o que as ocasionaram.
3.Memória oral do bairro- visitar os moradores mais antigos e colher histórias e dados do bairro.
4.Fazer levantamento do perfil da população do bairro. Origem, por que vieram para este bairro, etc.
5. Quais eram as opções de lazer e brincadeiras que as crianças e adolescentes tinham no inicio de formação do bairro.
Oriente cada grupo na organização do material recolhido, sempre com identificação, data, local, etc.
Após essa primeira fase de volta ao passado, parta para a 2ª etapa do projeto. Identificar quais mudanças são necessárias para melhoria do bairro.
1.Faça pesquisa entre os moradores.
2.Elabore gráficos dos dados colhidos.
3.Elabore quadros-síntese a partir dos dados obtidos.
4.Proponha uma construção coletiva de uma maquete do bairro- como ele seria de acordo com o desejo dos moradores.
5.Cada grupo deverá entregar uma apresentação multimídia de sua pesquisa, reúna os dados em um mesmo documento através de hiperlinks.
6.Encaminhe o documento completo a Sociedade de Amigos do bairro e também a
vereadores e ao Prefeito do Município junto com o convite para a visitação da Exposição: Meu bairro: memória e projeto para o futuro
7.Realizar uma exposição com os documentos adquiridos para visitação da comunidade intitulada- Meu bairro: memória e projeto para o futuro
Nome | Tipo |
---|---|
Cortinas do tempo | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/08/2013
Quatro estrelasAula muito boa! Ajudou-me bastante no trabalho que realizarei em sala de aula.