Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As cidades e as transformações sócio-culturais

 

21/01/2009

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Descobrir o sentido do tempo e o valor da memória histórico/cultural da cidade de São Paulo. Estabelecer relações entre economia e processo de urbanização da cidade. Relacionar o processo de industrialização ao desenvolvimento da cidade. Elaborar um documento que apresente as transformações que ocorrem na cidade em que o aluno reside. Propor mudanças positivas para a cidade em que o aluno reside.
Duração das atividades
1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Discutir sobre a evolução industrial e suas conseqüências para a cidade em que moram.
Estratégias e recursos da aula

 

Orientações didáticas

 

  • Partindo da história de São Paulo e de suas transformações, o objetivo deste projeto é ajudar os alunos a reconstruírem a história do bairro em que vivem.
  • Um olhar para o passado pode nos conduzir a um presente mais efetivo, a proposta é olhar o bairro com olhos históricos, mas sem perder a criticidade.
  • Mapear o bairro, o que ele oferece e questionar o que ele deveria oferecer para melhorar as condições de vida dos moradores.
  • Buscar documentos antigos: fotos, pinturas e até mesmo depoimento dos moradores mais antigos.
  • As entrevistas com os moradores devem ser estruturadas e orientadas para que as informações colhidas sejam úteis, ao mesmo tempo os alunos devem ser orientados a não reprimirem as memórias dos moradores. Essa é uma oportunidade de enxergar os cidadãos como protagonistas da história. Assim o aluno também é uma parte desta história viva, e esse projeto resgatará a História do bairro e contemplará as necessidades emergentes.

 

Seqüência Didática

No portal do MEC está disponível uma animação que mostra os alguns locais da Cidade de São Paulo em diferentes épocas e conseqüentemente as transformações que ocorreram nestes espaços.
 

 

A história de um local, não é somente algo do passado, ela traz em si os reflexos das condições atuais. Debata com os alunos sobre os pontos positivos e negativos das transformações que a cidade de São Paulo sofreu.
Há um outro site que disponibiliza fotos antigas junto ao momento atual do local.
http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-1163-,00.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1347/imagens/ct2.jpg

--

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1347/imagens/ct3.jpg

--

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1347/imagens/ct1.jpg

 

 

Para enfatizar a necessidade de se constituir a história do local, sugiro a exibição do filme Narradores de Javé , um filme nacional com ótimos atores e uma história surpreendente.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1347/imagens/narra.jpg

 

Sinopse:


Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que Javé pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidro-elétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: vão preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Fonte: http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/narradores-de-jave/narradores-de-jave.asp

Debata com os alunos o significado da História apresentada pelo filme.
divida a classe em grupos e cada um será responsável por adquirir “documentos Históricos” do bairro.

 

Sugestões de tema de pesquisa para cada grupo:

1.Fotos antigas e atuais do bairro com considerações sobre as mudanças.
2.Elencar quais foram as principais mudanças no bairro e o que as ocasionaram.
3.Memória oral do bairro- visitar os moradores mais antigos e colher histórias e dados do bairro.
4.Fazer levantamento do perfil da população do bairro. Origem, por que vieram para este bairro, etc.
5. Quais eram as opções de lazer e brincadeiras que as crianças e adolescentes tinham no inicio de formação do bairro.

Oriente cada grupo na organização do material recolhido, sempre com identificação, data, local, etc.

Após essa primeira fase de volta ao passado, parta para a 2ª etapa do projeto. Identificar quais mudanças são necessárias para melhoria do bairro.


1.Faça pesquisa entre os moradores.
2.Elabore gráficos dos dados colhidos.
3.Elabore quadros-síntese a partir dos dados obtidos.
4.Proponha uma construção coletiva de uma maquete do bairro- como ele seria de acordo com o desejo dos moradores.
5.Cada grupo deverá entregar uma apresentação multimídia de sua pesquisa, reúna os dados em um mesmo documento através de hiperlinks.
6.Encaminhe o documento completo a Sociedade de Amigos do bairro e também a
vereadores e ao Prefeito do Município junto com o convite para a visitação da Exposição: Meu bairro: memória e projeto para o futuro
7.Realizar uma exposição com os documentos adquiridos para visitação da comunidade intitulada- Meu bairro: memória e projeto para o futuro

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cortinas do tempo Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.saopaulominhacidade.com.br/ http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=484145 http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-1163-,00.html Para o professor http://cienciahoje.uol.com.br/55505
Avaliação
Avaliação do desempenho dos alunos na realização das atividades previstas no projeto: Identificar as contribuições do aluno na elaboração do Mapa de mudanças para a cidade.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.