20/12/2009
Rita Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Desenvolver os sentidos (audição, tato); desenvolver noções de direção (direita e esquerda); desenvolver a coordenação motora; despertar a curiosidade sobre outros seres vivos e seu habitat natural.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Existem muitas cantigas de roda ou cirandas que são muito apreciadas por crianças nessa faixa etária. Essas canções podem ser um recurso estimulante para trabalhar as relações sociais, noções de lateralidade, os sentidos e novos conhecimentos.
Primeiro momento: Leve os alunos para um local com espaço amplo (suficiente para que seja possível fazer uma roda); Inicie a conversa perguntando para as crianças quais cantigas/brincadeiras de roda conhecem; Após, brinquem de algumas, para estimular essa atividade.
Segundo momento: Apresente e proponha para os alunos cantarem a letra do “Caranguejo” (Cantiga Popular)
CARANGUEJO (CANTIGA POPULAR)
CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CARANGUEJO PEIXE É;
CARANGUEJO SÓ É PEIXE
NA ENCHENTE DA MARÉ.
ORA, PALMA, PALMA, PALMA!
ORA, PÉ, PÉ, PÉ !
ORA, RODA, RODA, RODA,
CARANGUEJO PEIXE É!
Após, combine com os alunos que quando chegar a parte que diz “Palma, palma, palma” todos batam palmas; Quando for “Pé, pé, pé” batam os pés no chão, alternando direita e esquerda; quando cantarem “Roda, roda, roda” girem em torno de si mesmos (alterne esse giro ora para esquerda, ora para a direita). Peça para os alunos sugerirem idéias de outras coreografias.
Terceiro momento: Explore (apresente em um cartaz ou escreva na lousa) a letra da música com as crianças e questione sobre a questão: “Caranguejo é peixe ou não é”? Pergunte se já viram ou conhecem caranguejos, onde eles vivem, etc. Registre na lousa as colocações dos alunos. Apresente imagens de um caranguejo e comente as características visíveis dele (possui cinco patas, possui uma carapaça que o protege). Peça para os alunos ilustrarem a cantiga “Caranguejo”. A partir da curiosidade das crianças, sugira que levem uma pesquisa para ser realizada em casa sobre a definição de caranguejo e qual seu habitat natural, sua características, etc; assim eles aprenderão desde pequeninos o gosto pela descoberta através da pesquisa.
Cartaz com a letra da música “Caranguejo”
(http://www.letras.com.br/musicas-infantis/caranguejo)
Espaço amplo para que as crianças possam dançar;
Folha de pesquisa enviada para casa com questionamentos das crianças com relação às características e habitat dos caranguejos.
Avaliar se os alunos desenvolveram noções de direção (direita e esquerda); Aprimoraram a coordenação motora; analisar se houve interesse e curiosidade em novos conhecimentos sobre os seres vivos através da pesquisa realizada.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/09/2012
Cinco estrelasAdorei seu plano, sua ideias me ajudaram muito.
21/08/2012
Cinco estrelasAdorei a atividade. Parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasEsta atividade é otima. gostei muito.