30/11/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo.
Habilidades básicas de leitura;
Noções básicas sobre o conceito de verbo.
ETAPA 1:
PROFESSOR: Para ativar o conhecimento prévio dos alunos, inicie a aula perguntando-lhes:
Qual a propaganda atual que vocês acham mais legal, mais criativa? Por quê?
Há alguma propaganda que não passa mais na televisão, mas de que vocês se lembram até hoje?
Após, o professor deve selecionar algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e levá-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse gênero é com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualização das cores utilizadas. Não sendo possível, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotocópias.
Eis alguns exemplos, que podem ser apresentados:
EXEMPLO 1:
PROFESSOR: Discuta com seus alunos a questão do público-alvo dessa propaganda, que são as mulheres. As cores utilizadas (predominantemente rosa) e o desenho (flores) são elementos que fazem parte do universo feminino. A frase "viva a beleza de sua liberdade", com a forma verbal no imperativo "viva", tem a intenção de estimular o interlocutor a compar uma sandália com amortecedor no salto e, para convencê-lo, o locutor (anunciante) emprega recursos como: associar a imagem da garota-propaganda (de braços abertos) à liberdade e ao conforto de usar um salto com amortecedor.
EXEMPLO 2:
FONTE: Revista Capricho (maio de 2009)
EXEMPLO 3:
Essa segunda propaganda é voltada para o público adolescente feminino. Trata-se de uma linha de produtos de maquiagem. Na frase "Tenha sempre um brilho labial extra. Você vai precisar.", a imagem de um beijo leva as garotas a pensar que usando os produtos dessa linha, ficarão tão irresistíveis que vão precisar ter um brilho para à mão para retocá-lo.
Disponível em: http://marlus.zip.net/images/comprebatompeq.jpg
Essa propaganda é mais antiga, mas é interessante como os recursos de hoje continuam os mesmos que há algum tempo atrás: o verbo no imperativo "peça" e a repetição são características marcantes do gênero propaganda. Muitas vezes as propagandas jogam pesado para nos fazer consumir, uma vez que exageram, insistem, ordenam, ou seja, fazem de tudo para "fisgar" o consumidor.
ETAPA 2:
Para averiguar se os alunos compreenderam os conceitos ensinados, sugiro o seguinte exercício para ser respondido no caderno:
1) Qual é o serviço que está sendo anunciado?
2) Quem é o público alvo desse anúncio?
3) Em relação aos verbos, sublinhe os verbos usados no texto do anúncio.
4) Circule somente os verbos que dão ordem, conselho, dicas (no imperativo).
5) Qual é a intenção do texto: dar ao leitor dicas de práticas s udáveis ou convencê-lo a comprar um produto?
ETAPA 3:
Leve o charge abaixo fotocopiada para os alunos:
Em relação à charge lida pergunte a seus alunos:
Qual é a relação dessa charge com a matéria estudada (verbos no imperativo)?
PROFESSOR: Explique para os alunos que persuadir significa:
levar a crer ou aceitar;
convencer, induzir.
Assim, a persuasão pode ser definida como a capacidade de uma pessoa, através de seu discurso (falado ou escrito), levar outra(s) a aceitar(em) ou a fazer(em) aquilo que ela julga mais adequado ou correto. (ABAURRE, 2001, p. 41-43).
Logo, podemos concluir que o objetivo comunicativo das propagandas é convencer, persuadir o interlocutor. Para isso, utiliza-se de recursos verbais e visuais, que precisam ser entendidos como um todo, isto é, dentro de um contexto discursivo. Dentre os recursos verbais encontramos os verbos no imperativo, importantes armas de convencimento, que agem diretamente no interlocutor, para levá-lo a agir.
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/04/2016
Quatro estrelasadorei , a gora vou conseguir fazer meus deveres e ate´posso fechar minha prova
03/05/2014
Cinco estrelasÓtima!!!
23/04/2013
Cinco estrelasAchei de grande valia esta aula, pois me ajudou bastante no meu trabalho.Onde meus alunos estavam tendo dificuldades para entederem como fuciona a construção de um anuncio publicitario.Com essas aulas eles puderam compreender que não e nem um bicho de sete cabeça a elaboração de um anuncio .Agora eles ja estão fazendo os seus anuncios ,e ja pensando ate em se tornarem publicitario ,onde muitos deles tem potencial para isso.Espero tambem ajudar de certa forma com a minha participação.
05/11/2012
Cinco estrelasNossa! Não sou professora, mas esse site ajudou muito no meu trabalho de propaganda!
06/05/2012
Quatro estrelasfoi de muita utilidade para mim
19/11/2011
Cinco estrelasesse saite e muito bommmmmm!!!!!!!!! coloca mais!! coloca mais!! coloca mais!!!!!!!!!! o melhor saite do mundo
19/11/2011
Cinco estrelasesse saite e muito bommmmmmmmmmmmmmmmm
08/09/2011
Cinco estrelasisso me ajudou muito
08/09/2011
Cinco estrelasexcelente
22/05/2011
Quatro estrelasMuito boas as aulas. Têm contribuido muito para o meu trabalho em sala de aula. Gostaria de ter o gabarito das aulas. Desde já obrigada.
03/03/2011
Cinco estrelasObrigado,isso me ajudou muito,e é muito bom,Obrigado!
22/09/2010
Cinco estrelasMUITO BOM