Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O imperativo nas propagandas

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Júlia Maria Cerqueira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura;

Noções básicas sobre o conceito de verbo.

Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1:

PROFESSOR: Para ativar o conhecimento prévio dos alunos, inicie a aula perguntando-lhes:

Qual a propaganda atual que vocês acham mais legal, mais criativa? Por quê?
Há alguma propaganda que não passa mais na televisão, mas de que vocês se lembram até hoje?

Após, o professor deve selecionar algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e levá-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse gênero é com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualização das cores utilizadas. Não sendo possível, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotocópias.

Eis alguns exemplos, que podem ser apresentados:

EXEMPLO 1:

PROFESSOR: Discuta com seus alunos a questão do público-alvo dessa propaganda, que são as mulheres. As cores utilizadas (predominantemente rosa) e o desenho (flores) são elementos que fazem parte do universo feminino. A frase "viva a beleza de sua liberdade", com a forma verbal no imperativo "viva", tem a intenção de estimular o interlocutor a compar uma sandália com amortecedor no salto e, para convencê-lo, o locutor (anunciante) emprega recursos como: associar a imagem da garota-propaganda (de braços abertos) à liberdade e ao conforto de usar um salto com amortecedor.  

EXEMPLO 2:

FONTE: Revista Capricho (maio de 2009)

EXEMPLO 3:

Essa segunda propaganda é voltada para o público adolescente feminino. Trata-se de uma linha de produtos de maquiagem. Na frase "Tenha sempre um brilho labial extra. Você vai precisar.", a imagem de um beijo leva as garotas a pensar que usando os produtos dessa linha, ficarão tão irresistíveis que vão precisar ter um brilho para à mão para retocá-lo.

Disponível em: http://marlus.zip.net/images/comprebatompeq.jpg

Essa propaganda é mais antiga, mas é interessante como os recursos de hoje continuam os mesmos que há algum tempo atrás: o verbo no imperativo "peça" e a repetição são características marcantes do gênero propaganda. Muitas vezes as propagandas jogam pesado para nos fazer consumir, uma vez que exageram, insistem, ordenam, ou seja, fazem de tudo para "fisgar" o consumidor.

ETAPA 2:

Para averiguar se os alunos compreenderam os conceitos ensinados, sugiro o seguinte exercício para ser respondido no caderno:

1) Qual é o serviço que está sendo anunciado?

2) Quem é o público alvo desse anúncio?

3) Em relação aos verbos, sublinhe os verbos usados no texto do anúncio.

4) Circule somente os verbos que dão ordem, conselho, dicas (no imperativo).

5) Qual é a intenção do texto: dar ao leitor dicas de práticas s udáveis ou convencê-lo a comprar um produto?

ETAPA 3:

Leve o charge abaixo fotocopiada para os alunos:

Em relação à charge lida pergunte a seus alunos:

Qual é a relação dessa charge com a matéria estudada (verbos no imperativo)?

PROFESSOR: Explique para os alunos que persuadir significa:

levar a crer ou aceitar;

convencer, induzir.

Assim, a persuasão pode ser definida como a capacidade de uma pessoa, através de seu discurso (falado ou escrito), levar outra(s) a aceitar(em) ou a fazer(em) aquilo que ela julga mais adequado ou correto. (ABAURRE, 2001, p. 41-43).

Logo, podemos concluir que o objetivo comunicativo das propagandas é convencer, persuadir o interlocutor. Para isso, utiliza-se de recursos verbais e visuais, que precisam ser entendidos como um todo, isto é, dentro de um contexto discursivo. Dentre os recursos verbais encontramos os verbos no imperativo, importantes armas de convencimento, que agem diretamente no interlocutor, para levá-lo a agir.

Avaliação
Para que o aluno peceba como a estratégia de usar verbos no imperativo é frequente nas propagandas, peça para que os alunos procurem em jornais e revistas exemplos de propagandas, nas quais eles encontrem verbos no imperativo. Solicite que eles recortem e colem somente os verbos em uma cartolina. Com isso, eles verão como essa forma verbal é mais comum do que eles imaginam. Depois exponha os cartazes em um mural ou parede da escola para que outros alunos de outras séries vejam.  
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/12 - 75%
  • Quatro estrelas 3/12 - 25%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • luiza, seb coc vila velha , Espírito Santo - dijo:
    luiza.lamas@hotmail.com

    18/04/2016

    Quatro estrelas

    adorei , a gora vou conseguir fazer meus deveres e ate´posso fechar minha prova


  • Flávia, UME ESMERALDO TARQUÍNIO , São Paulo - dijo:
    fsrmonteiro@gmail.com

    03/05/2014

    Cinco estrelas

    Ótima!!!


  • Tatiany Hungria Chaves Serra., Colegio Estadual Paulo Fracisco da Silva. , Goiás - dijo:
    tatianechaves1@hotmail.com

    23/04/2013

    Cinco estrelas

    Achei de grande valia esta aula, pois me ajudou bastante no meu trabalho.Onde meus alunos estavam tendo dificuldades para entederem como fuciona a construção de um anuncio publicitario.Com essas aulas eles puderam compreender que não e nem um bicho de sete cabeça a elaboração de um anuncio .Agora eles ja estão fazendo os seus anuncios ,e ja pensando ate em se tornarem publicitario ,onde muitos deles tem potencial para isso.Espero tambem ajudar de certa forma com a minha participação.


  • Alanis, Trabalho de português. , São Paulo - dijo:
    alanis631@hotmail.com

    05/11/2012

    Cinco estrelas

    Nossa! Não sou professora, mas esse site ajudou muito no meu trabalho de propaganda!


  • mara, cesupi , Bahia - dijo:
    mkgk2011@hotmail.com

    06/05/2012

    Quatro estrelas

    foi de muita utilidade para mim


  • higo, hihihihi , Pará - dijo:
    higord@hotmail.com

    19/11/2011

    Cinco estrelas

    esse saite e muito bommmmmm!!!!!!!!! coloca mais!! coloca mais!! coloca mais!!!!!!!!!! o melhor saite do mundo


  • higor, hiihidf , Pará - dijo:
    higord@hotmail.com

    19/11/2011

    Cinco estrelas

    esse saite e muito bommmmmmmmmmmmmmmmm


  • paula, batista , Bahia - dijo:
    paulinha@hotmail.cm

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    isso me ajudou muito


  • raisa, batista , Bahia - dijo:
    rai.onrado@hol.cmtmai

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    excelente


  • janete, Ciep 112 , Rio de Janeiro - dijo:
    sommertrin@ig.com.br

    22/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito boas as aulas. Têm contribuido muito para o meu trabalho em sala de aula. Gostaria de ter o gabarito das aulas. Desde já obrigada.


  • Paulo Robertson, Exitus , Mato Grosso do Sul - dijo:
    paulo_fontellas@hotmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    Obrigado,isso me ajudou muito,e é muito bom,Obrigado!


  • GABI, ESCOLA CEL RUFINO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    GABI_95@HOTMAIL.COM.BR

    22/09/2010

    Cinco estrelas

    MUITO BOM


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.