Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PLANETA ÁGUA: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:

  • Identificar a estrutura de um texto poético (música).
  • Diferenciar o texto poético de outros portadores de texto.
  • Criar acrósticos a partir do conteúdo trabalhado.
  • Enriquecer seu vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita.
  • Ler com entonação e fluência.
  • Utilizar raciocínio lógico matemático para fazer cálculos e estimativas.
  • Reconhecer a importância da água para a vida no planeta e a necessidade da sua purificação para o consumo humano.
  • Construir um filtro alternativo para limpeza da água.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - Quatro (4)- aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a como nossa proposta é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento, algumas informações devem ser resgatadas previamente com seus/suas alunos/as tais como:

  • A estrutura de um texto poético, pois vamos trabalhar com uma música.
  • Nível da hipótese de escrita. É importante que eles/as estejam no nível alfabético, mas caso não estejam esta atividade servirá como desafio para que superem suas hipóteses.
  • Noções das operações de adição e subtração a fim de que possam formular estimativas.
  • Reconhecimento da importância da água para o nosso planeta.
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa.

Professor/a você vai precisar de:
- CD ou DVD com a música de Guilherme Arantes “Planeta Água” ou a sala de multimídia com data show.
- Cartaz com a letra da música ou o arquivo dela para projetar.
- Para montar o filtro você vai precisar de uma garrafa pet; um punhado de algodão (ou um filtro de café); 1 copo de areia limpa; 1 copo de pedras pequenas; 1 copo de carvão em pó; tesoura sem ponta; água suja, um pouquinho de tinta (pode ser guache), folhas secas e papel picado.

1ª aula -  Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma

1º momento:

  •  Professor/a motive seus/suas alunos/as questionando-os/as sobre: o que sabem sobre os problemas que têm sido debatidos na mídia (televisão,jornais, internet) relativos à água em nosso planeta; qual foi a última notícia que ouviram nos noticiários, ou leram nos jornais, ou mesmo ouviram as pessoas comentando.
  • Questione-os/as também sobre as formas que encontramos a água na natureza. Verifique quais são as hipóteses que eles/as têm.
  • Utilize a música de Guilherme Arantes “Planeta Água” como (pré) texto para uma discussão mais aprofundada sobre este tema que é muito relevante.
  • Se você tiver os recursos de multimídia (data show), grave o clip da música Planeta Água que você vai encontrar no sítio http://www.cifras.com.br/videoclip/guilherme-arantes/planeta-agua , ou leve seus/suas alunos/as para a sala de informática, se você tiver em sua escola acesse este sítio. Mas, caso não tenha este recurso coloque o CD com a música “Planeta água” e proponha que todos/as fechem os olhos e se deixem levar pela água...imaginem...
  • Depois de ouvir mais de uma vez, proponha que todos/as cantem a música junto com o Guilherme Arantes.

EXPLORANDO A LEITURA E A ESCRITA


Apresente a letra da música em um cartaz, ou projete no data show ou mesmo no retro- projetor. Reproduza a letra para que colem no caderno e façam as atividades de escrita.
Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arantes

    Água que nasce na fonte
    Serena do mundo
    E que abre um
    Profundo grotão
    Água que faz inocente
    Riacho e deságua
    Na corrente do ribeirão...

    Águas escuras dos rios
    Que levam
    A fertilidade ao sertão
    Águas que banham aldeias
    E matam a sede da população...

    Águas que caem das pedras
    No véu das cascatas
    Ronco de trovão
    E depois dormem tranqüilas
    No leito dos lagos
    No leito dos lagos...

    Água dos igarapés
    Onde Iara, a mãe d'água
    É misteriosa canção
    Água que o sol evapora
    Pro céu vai embora
    Virar nuvens de algodão...

    Gotas de água da chuva
    Alegre arco-íris
    Sobre a plantação
    Gotas de água da chuva
    Tão tristes, são lágrimas
    Na inundação...

    Águas que movem moinhos
    São as mesmas águas
    Que encharcam o chão
    E sempre voltam humildes
    Pro fundo da terra
    Pro fundo da terra...

    Terra! Planeta Água
    Terra! Planeta Água
    Terra! Planeta Água...(2x)

    Água que nasce na fonte
    Serena do mundo
    E que abre um
    Profundo grotão
    Água que faz inocente
    Riacho e deságua
    Na corrente do ribeirão...

    Águas escuras dos rios
    Que levam a fertilidade ao sertão
    Águas que banham aldeias
    E matam a sede da população...

    Águas que movem moinhos
    São as mesmas águas
    Que encharcam o chão
    E sempre voltam humildes
    Pro fundo da terra
    Pro fundo da terra...

    Terra! Planeta Água
    Terra! Planeta Água
    Terra! Planeta Água...(2x)

    EXPLORAÇÃO ORAL


    Professor/a solicite que os/as alunos /as façam a leitura coletiva da música prestando atenç ão na escrita das palavras e no conteúdo. Explore o tema a partir dos elementos contidos na música, pois ela nos possibilita debater sobre várias questões. Aqui sugerimos algumas que consideramos importantes, mas você pode ampliar esta discussão:
    - Do que está falando a música?
    - Onde encontramos água em nossa região?
    - O que são igarapés? Existem igarapés onde moramos?
    - Já tivemos inundações em nossa região? O que elas causam?
    - O que quer dizer evaporação?
    - Porque a água é tão importante para nossa vida?
    -Se consumirmos água suja, contaminada o que poda acontecer?
    - O que podemos fazer para preservar a água em nosso planeta?

    REGISTRANDO...


    Professor/a oriente seus/suas alunos/as para utilizarem o caderno de Língua Portuguesa ou de Ciências, pois vamos trabalhar estes conteúdos simultaneamente.
    Solicite que:
    1- Identifiquem na música as palavras que rimam. Mas, antes verifique se conhecem o que são rimas. Deixe que falem e reafirme que rima é um recurso usado nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da última vogal tônica no meio (rima interna) ou no fim (rima final) do verso.

    2- Consultem a música e completem o quadro a seguir:(sugestão de atividades em que vamos trabalhar Língua Portuguesa e Matemática).

    PALAVRAS QUANTAS LETRAS POSSUI DIVIDIDA EM SÍLABAS QUANTAS SÍLABAS
    sertão
    fertilidade
    evapora
    são
    algodão
    terra

 3- Fazendo estimativas. Calcule e responda:


a- Qual palavra possui menor quantidade de letras? Quantas sílabas ela possui?
b- Qual delas possui a maior quantidade de letras? Quantas sílabas ela possui?
c- Se juntarmos a primeira e a segunda palavra quantas letras teremos?
d- Se juntarmos a terceira e a quarta palavra terão quantas letras a menos que a soma das duas palavras anteriores?

2ª aula – Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma 


Professor/a retome a música que você trabalhou na aula anterior. Veja quem se lembra e quer cantá-la. Aproveite esta motivação e explore o tema questionando-os/as sobre a presença da água em nossa vida e a importância dela para a nossa existência. Se quiser utilize este material, ele pode ser encontrado no sítio: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm

A água está presente em muitos momentos da nossa vida:

A água está presente em muitos momentos da nossa vida:

Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes etc.

Em nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos.

Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar pisos etc.

Em nosso lazer, quand o nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão.

Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm

PRODUZINDO TEXTO


Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho e proponha a construção de um acróstico. Explique o que é um acróstico (comparação poética em que as letras iniciais e às vezes mediais ou finais de cada verso formam um nome). Faça um como exemplo para que entendam, utilize a palavra ÁGUA.
Veja um exemplo:

Água fonte de vida
Gota de esperança se for bem
Usada trás saúde e
Alimentos a todos nós.
Proponha um acróstico com a palavra VIDA.


Para encerrar com “chave de ouro” este tema, que tal propor uma experiência? Converse com eles/as sobre a importância da purificação da água e de não poluirmos os rios. Por isso, é necessário cuidarmos para que a água que consumimos seja muito limpa. Veja se eles/as conhecem formas de purificar a água. Se não conhecerem apresente algumas alternativas: como por exemplo, a Filtração que é um processo pelo qual retiramos partículas suspensas (não dissolvidas) no meio aquoso. O exemplo mais simples de filtração é o nosso ato diário de coar um café. Dê o texto instrucional para que façam em casa, um filtro, assim poderão ver como ocorre o processo de filtração da água. Peça que façam um relatório sobre a “experiência”. O que fizeram e o que descobriram.
Para isso consulte o sítio: http://cienciahoje.uol.com.br/66581  Nele você terá todas as instruções para construção de um filtro. Depois dessa experiência, pode apostar eles/as nunca mais vão esquecer o processo de limpeza da água. Mas reafirme que esta água não é potável, ou seja, não é própria para o consumo humano.

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/66581

Você vai precisar de:

- 1 garrafa plástica de 2 litros transparente;
- um punhado de algodão (ou um filtro de café);
- 1 copo de areia limpa;
- 1 copo de pedras pequenas;
- 1 copo de carvão em pó (envolva as pedrinhas de carvão em um pano, e quebre-as usando um batedor de carne);
- 1 tesoura sem ponta;
- água suja (misture água limpa com terra preta, um pouquinho de tinta, folhas secas e papel picado).

Mãos à obra!


Divida a garrafa plástica em dois pedaços, dando um corte um pouco acima da sua metade. Na parte de cima da garrafa, onde fica o bico, coloque uma camada de algodão (ou o filtro de café) e sobre ela uma camada do carvão em pó, depois uma de areia, e por fim as pedras. Depois arrume a parte de cima da garrafa dentro da outra metade, como se fosse um funil. Pronto! Agora é só derramar a água suja dentro do filtro.
E aí? Ela ficou mais clara, certo? Pode até ser usada na limpeza da casa, mas não deve ser bebida de jeito nenhum! Não se trata de água potável.

O que aconteceu?


Cada camada do filtro que você acabou de fazer é responsável por retirar um dos elementos que estão poluindo a água. As pedras e a areia servem de barreira física às partículas de terra misturadas na água e aos pequenos objetos, como as folhas secas e o papel picado. Já o carvão filtra os poluentes químicos, invisíveis a olho nu, como metais dissolvidos na água, pesticidas e outros. O algodão também serve para reter partículas maiores. Quanto maior forem as camadas do seu filtro, mais transparente a água sairá pela parte de baixo.

Recursos Complementares

No sítio http://www.sitebiomedico.hpg.ig.com.br/agua.htm  você vai descobrir mais sobre a contaminação da água.

Avaliação

Professor/a registre em seu plano de aulas ou relatório o que percebeu ao observar o trabalho e a participação de seus/suas alunos/as. Eles/as conseguiram participar de todas as etapas? A metodologia que utilizou foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreenderem algum conceito trabalhado? Se necessário retome o que considerar que não ficou claro.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 14 calificaciones

  • Cinco estrelas 12/14 - 85,71%
  • Quatro estrelas 2/14 - 14,29%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Cardoso Rodrigues, 6ª gre Gerência Regional de Educacao , Piauí - dijo:
    mariaeduarda20092@hotmail.com

    15/01/2016

    Quatro estrelas

    maravilhoso muito bom de trabalhar


  • Eliane, EEPG , São Paulo - dijo:
    elianeamdomingos@hotmail.com

    17/06/2015

    Cinco estrelas

    Adorei este plano, nele podemos trabalhar as diversas áreas de conhecimento com sucesso garantido


  • floramar, ECSV , Bahia - dijo:
    floramarpinheiro@ggmail.com

    01/06/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho. Material bastante enriquecedor, e de grande valia. Fiquei maravilhada. Estarei utilizando em minha sala de aula. obrigado.


  • Luzia , E R M LUIZ S. FIORESE , Paraná - dijo:
    lujovinski@hotmail.com

    29/04/2015

    Cinco estrelas

    adorei


  • kaylane, barroso cardoso , São Paulo - dijo:
    kaylanesantos@facebook.com

    27/03/2014

    Cinco estrelas

    amei precisei e consegui espero conta com isso sempre


  • maria leonir, escola João Brembatti Calvoso , Mato Grosso do Sul - dijo:
    profmarialeonir@hotmail.com

    29/10/2013

    Cinco estrelas

    parabéns amei essas aulas vocês foram muito importante para mim na hora que postaram essas aula me deram uma grande ajuda.


  • katia, ***** , Bahia - dijo:
    k-venancio@hotmail.com

    04/06/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom seu plano de aula. Excelente!!!! Parabéns!


  • elainy ferreira da silva, ESC EST ENS FUN PADRE JOSE DE ANCHIETA , Rio Grande do Sul - dijo:
    elainyy23@hotmail.com

    11/03/2013

    Cinco estrelas

    aulas lindas, obrigada!


  • bete, betinha , Rio de Janeiro - dijo:
    beteleal10@hotmail.com

    15/09/2012

    Cinco estrelas

    otimo.


  • Ozanita, Esola Bosque da Passagem , Bahia - dijo:
    ozanitasouza@hotmail.com

    22/07/2012

    Cinco estrelas

    Amei a metodologia! e ieri trabalhar com os meus alunos *--*


  • elves, www.escolajoaodarcyrhenheimer.com.br , Rio Grande do Sul - dijo:
    elves.silva2012@hotmail.com

    15/02/2012

    Cinco estrelas

    5excelente


  • Lourdes Medeiros, Escola Estadual Papa Paulo VI , Paraíba - dijo:
    lourdess.medeiros@hotmail.com

    19/08/2011

    Cinco estrelas

    Quero parabenizá-lo, a aula está excelente. Ainda pode ser explorado os substantivos no texto e adequar essa aula para várias séries. Cordialmente, Lourdes Medeiros


  • Alessandra Aquino, U I Conego Ribamar Carvalho , Maranhão - dijo:
    aless-ma@hotmail.com

    22/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa as orientações apresentadas neste plano de aula. Com uma excelente sequencia didática e um cuidado primoroso no tratamento do conteúdo a ser ministrado. Parabéns professora.


  • Day N. Borba, Escolas da rede estadual , São Paulo - dijo:
    dayborba@professor.sp.gov.br

    18/12/2010

    Cinco estrelas

    Perfeito. Simples, de fácil compreensão e bem didática. Atinge os objetivos de forma clara. É bastante atrativa e motivacional. Vou ter sempre a mão para trabalhar o tema: “Meio ambiente” com as 5ªs séries.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.