29/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:
Professor/a como nossa proposta é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento, algumas informações devem ser resgatadas previamente com seus/suas alunos/as tais como:
Aula interativa.
Professor/a você vai precisar de:
- CD ou DVD com a música de Guilherme Arantes “Planeta Água” ou a sala de multimídia com data show.
- Cartaz com a letra da música ou o arquivo dela para projetar.
- Para montar o filtro você vai precisar de uma garrafa pet; um punhado de algodão (ou um filtro de café); 1 copo de areia limpa; 1 copo de pedras pequenas; 1 copo de carvão em pó; tesoura sem ponta; água suja, um pouquinho de tinta (pode ser guache), folhas secas e papel picado.
1ª aula - Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
EXPLORANDO A LEITURA E A ESCRITA
Apresente a letra da música em um cartaz, ou projete no data show ou mesmo no retro- projetor. Reproduza a letra para que colem no caderno e façam as atividades de escrita.
Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
EXPLORAÇÃO ORAL
Professor/a solicite que os/as alunos /as façam a leitura coletiva da música prestando atenç ão na escrita das palavras e no conteúdo. Explore o tema a partir dos elementos contidos na música, pois ela nos possibilita debater sobre várias questões. Aqui sugerimos algumas que consideramos importantes, mas você pode ampliar esta discussão:
- Do que está falando a música?
- Onde encontramos água em nossa região?
- O que são igarapés? Existem igarapés onde moramos?
- Já tivemos inundações em nossa região? O que elas causam?
- O que quer dizer evaporação?
- Porque a água é tão importante para nossa vida?
-Se consumirmos água suja, contaminada o que poda acontecer?
- O que podemos fazer para preservar a água em nosso planeta?
REGISTRANDO...
Professor/a oriente seus/suas alunos/as para utilizarem o caderno de Língua Portuguesa ou de Ciências, pois vamos trabalhar estes conteúdos simultaneamente.
Solicite que:
1- Identifiquem na música as palavras que rimam. Mas, antes verifique se conhecem o que são rimas. Deixe que falem e reafirme que rima é um recurso usado nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da última vogal tônica no meio (rima interna) ou no fim (rima final) do verso.
2- Consultem a música e completem o quadro a seguir:(sugestão de atividades em que vamos trabalhar Língua Portuguesa e Matemática).
PALAVRAS | QUANTAS LETRAS POSSUI | DIVIDIDA EM SÍLABAS | QUANTAS SÍLABAS |
sertão | |||
fertilidade | |||
evapora | |||
são | |||
algodão | |||
terra |
3- Fazendo estimativas. Calcule e responda:
a- Qual palavra possui menor quantidade de letras? Quantas sílabas ela possui?
b- Qual delas possui a maior quantidade de letras? Quantas sílabas ela possui?
c- Se juntarmos a primeira e a segunda palavra quantas letras teremos?
d- Se juntarmos a terceira e a quarta palavra terão quantas letras a menos que a soma das duas palavras anteriores?
2ª aula – Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
Professor/a retome a música que você trabalhou na aula anterior. Veja quem se lembra e quer cantá-la. Aproveite esta motivação e explore o tema questionando-os/as sobre a presença da água em nossa vida e a importância dela para a nossa existência. Se quiser utilize este material, ele pode ser encontrado no sítio: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm
A água está presente em muitos momentos da nossa vida:
A água está presente em muitos momentos da nossa vida:
Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes etc.
Em nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos.
Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar pisos etc.
Em nosso lazer, quand o nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão.
Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/agua.htm
PRODUZINDO TEXTO
Professor/a aproveite os conhecimentos gerados por este trabalho e proponha a construção de um acróstico. Explique o que é um acróstico (comparação poética em que as letras iniciais e às vezes mediais ou finais de cada verso formam um nome). Faça um como exemplo para que entendam, utilize a palavra ÁGUA.
Veja um exemplo:
Água fonte de vida
Gota de esperança se for bem
Usada trás saúde e
Alimentos a todos nós.
Proponha um acróstico com a palavra VIDA.
Para encerrar com “chave de ouro” este tema, que tal propor uma experiência? Converse com eles/as sobre a importância da purificação da água e de não poluirmos os rios. Por isso, é necessário cuidarmos para que a água que consumimos seja muito limpa. Veja se eles/as conhecem formas de purificar a água. Se não conhecerem apresente algumas alternativas: como por exemplo, a Filtração que é um processo pelo qual retiramos partículas suspensas (não dissolvidas) no meio aquoso. O exemplo mais simples de filtração é o nosso ato diário de coar um café. Dê o texto instrucional para que façam em casa, um filtro, assim poderão ver como ocorre o processo de filtração da água. Peça que façam um relatório sobre a “experiência”. O que fizeram e o que descobriram.
Para isso consulte o sítio: http://cienciahoje.uol.com.br/66581 Nele você terá todas as instruções para construção de um filtro. Depois dessa experiência, pode apostar eles/as nunca mais vão esquecer o processo de limpeza da água. Mas reafirme que esta água não é potável, ou seja, não é própria para o consumo humano.
Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/66581
Você vai precisar de:
- 1 garrafa plástica de 2 litros transparente;
- um punhado de algodão (ou um filtro de café);
- 1 copo de areia limpa;
- 1 copo de pedras pequenas;
- 1 copo de carvão em pó (envolva as pedrinhas de carvão em um pano, e quebre-as usando um batedor de carne);
- 1 tesoura sem ponta;
- água suja (misture água limpa com terra preta, um pouquinho de tinta, folhas secas e papel picado).
Mãos à obra!
Divida a garrafa plástica em dois pedaços, dando um corte um pouco acima da sua metade. Na parte de cima da garrafa, onde fica o bico, coloque uma camada de algodão (ou o filtro de café) e sobre ela uma camada do carvão em pó, depois uma de areia, e por fim as pedras. Depois arrume a parte de cima da garrafa dentro da outra metade, como se fosse um funil. Pronto! Agora é só derramar a água suja dentro do filtro.
E aí? Ela ficou mais clara, certo? Pode até ser usada na limpeza da casa, mas não deve ser bebida de jeito nenhum! Não se trata de água potável.
O que aconteceu?
Cada camada do filtro que você acabou de fazer é responsável por retirar um dos elementos que estão poluindo a água. As pedras e a areia servem de barreira física às partículas de terra misturadas na água e aos pequenos objetos, como as folhas secas e o papel picado. Já o carvão filtra os poluentes químicos, invisíveis a olho nu, como metais dissolvidos na água, pesticidas e outros. O algodão também serve para reter partículas maiores. Quanto maior forem as camadas do seu filtro, mais transparente a água sairá pela parte de baixo.
No sítio http://www.sitebiomedico.hpg.ig.com.br/agua.htm você vai descobrir mais sobre a contaminação da água.
Professor/a registre em seu plano de aulas ou relatório o que percebeu ao observar o trabalho e a participação de seus/suas alunos/as. Eles/as conseguiram participar de todas as etapas? A metodologia que utilizou foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades em compreenderem algum conceito trabalhado? Se necessário retome o que considerar que não ficou claro.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/01/2016
Quatro estrelasmaravilhoso muito bom de trabalhar
17/06/2015
Cinco estrelasAdorei este plano, nele podemos trabalhar as diversas áreas de conhecimento com sucesso garantido
01/06/2015
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho. Material bastante enriquecedor, e de grande valia. Fiquei maravilhada. Estarei utilizando em minha sala de aula. obrigado.
29/04/2015
Cinco estrelasadorei
27/03/2014
Cinco estrelasamei precisei e consegui espero conta com isso sempre
29/10/2013
Cinco estrelasparabéns amei essas aulas vocês foram muito importante para mim na hora que postaram essas aula me deram uma grande ajuda.
04/06/2013
Cinco estrelasMuito bom seu plano de aula. Excelente!!!! Parabéns!
11/03/2013
Cinco estrelasaulas lindas, obrigada!
15/09/2012
Cinco estrelasotimo.
22/07/2012
Cinco estrelasAmei a metodologia! e ieri trabalhar com os meus alunos *--*
15/02/2012
Cinco estrelas5excelente
19/08/2011
Cinco estrelasQuero parabenizá-lo, a aula está excelente. Ainda pode ser explorado os substantivos no texto e adequar essa aula para várias séries. Cordialmente, Lourdes Medeiros
22/03/2011
Quatro estrelasMuito boa as orientações apresentadas neste plano de aula. Com uma excelente sequencia didática e um cuidado primoroso no tratamento do conteúdo a ser ministrado. Parabéns professora.
18/12/2010
Cinco estrelasPerfeito. Simples, de fácil compreensão e bem didática. Atinge os objetivos de forma clara. É bastante atrativa e motivacional. Vou ter sempre a mão para trabalhar o tema: “Meio ambiente” com as 5ªs séries.