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E o tempo passa... – Parte 1 / Dia e Noite

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender como se originam os dias e as noites no planeta Terra. Reconhecer o movimento de rotação sob diferentes pontos de vista, desconsiderando os conceitos de “em cima” e “em baixo” para o planeta no espaço.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre o formato da Terra e sua existência no Universo.
Estratégias e recursos da aula


Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/problematizacao.gif

Professor, inicie a aula apresentando as seguintes questões:

  • Por que é DIA neste momento? (se a aula for de noite, por que é NOITE?)
  • Quem se move na realidade: o Sol ou a Terra?
  • Que observações práticas nos permitem responder essas questões?

Os alunos das séries finais do ensino fundamental, de uma maneira geral, já possuem noções sobre o formato do planeta Terra.
Resgate um pouco da história da humanidade, relembrando que em tempos passados existia a crença de que a Terra era achatada e plana e o Sol, de noite, passava por de baixo dela.
Converse com os alunos sobre que argumentos existiam para considerar as idéias antigas sobre o formato da Terra (por exemplo: não terem sido realizadas viagens marítimas além mar) e discuta com os alunos a seguinte questão:

COMO PODEMOS CONCLUIR QUAL O FORMATO DA TERRA?

Sugira que os alunos descrevam o que é observado em duas situações:

• Qual é o formato da sombra da Terra projetada sobre a Lua durante um eclipse lunar?
• O que ocorre quando são realizadas longas viagens (de navio ou avião) sempre na mesma direção?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/nolaboratorio.gif

No laboratório de informática, oriente os alunos para explorarem o recurso “Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra”, que explica sobre os movimentos de rotação e translação, direções e teorias sobre os movimentos de rotação, como: Geocentrismo e Heliocentrismo.

Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/cap_tormenta_dia_e_noite.jpg

Solicite para que os alunos leiam as telas sugeridas para aprender sobre os movimentos da Terra, clicando no “globo” e na “enciclopédia do Capitão” e em seguida respondam a charada proposta sobre o movimento de rotação:

• “O caminho certo irá encontrar quem entender de rotação, pois o sentido em que a Terra girar vai apontar a direção.”

Após a apresentação e navegação no recurso do portal, discuta com seus alunos sobre o que é: “MOVIMENTO APARENTE DO SOL”.
Peça para que os alunos, em pequenos grupos, registrem no caderno que informações foram apresentadas na animação que explicam esse fenômeno. Em seguida cada grupo deverá socializar as informações.

Professor, neste momento você pode apresentar informações sobre as idéias GEOCÊNTRICAS da Astronomia da Grécia Antiga. Um dos principais defensores dessa teoria, Aristóteles (384 – 322 a.C.), considerava o Universo finito e a Terra ocupando um lugar central.
Embora isso pareça hoje um absurdo, se imaginarmos a falta de recursos da época e considerarmos algumas observações simples da natureza a idéia “geocentrista” é perfeitamente aceitável: principalmente pela observação do “movimento aparente” do Sol.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/movimento_aparente_do_sol.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/geo_heliocentrismo.jpg

Dica! – Professor, você pode copiar e colar partes do recurso do portal (para utilizar na aula) teclando print screen ou conseguir imagens livres de modelos geocêntrico e heliocêntricos através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou impressas em transparências para retro-projetor.
http://search.creativecommons.org/ 


Aula 2

Novamente no laboratório de informática (ou através de download) apresente o seguinte recurso de vídeo “De onde vem o dia e a noite” disponível no Portal do Professor. O vídeo é um Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que fala sobre os movimentos terrestres de rotação e translação. Relaciona esses movimentos terrestres com a formação dos dias, das noites e com o passar dos anos.

De onde vem o dia e a noite?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/video_de_onde_vem_dia_e_noite.jpg

Dica! – Nesta aula convém valorizar a formação do conceito: surgimento do dia e da noite como resultado do movimento de rotação. Em outra aula poderá ser trabalhado o surgimento das estações do ano, resultantes do movimento de translação.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/atividade.gif

Dica - A construção de modelos é muito importante para a compreensão de fenômenos naturais de grandes dimensões. Ao participar da construção desses modelos os alunos desenvolvem a habilidade de “enxergar” por diferentes ângulos o objeto de estudo, interpretando o que ocorre na situação real e em simulações. O uso de materiais de sucata ou de baixo custo possibilitam o desenvolvimento dessas atividades em qualquer local, contribuindo para o processo de aprendizagem e aplicação do conhecimento.

Dê continuidade ao assunto construindo com os alunos um modelo que representa o movimento de ROTAÇÃO da Terra. Utilizando uma luminária ou até mesmo a luz natural, o modelo reforça o que foi apresentado no vídeo: “De onde vem?”.

Para montar o modelo organize duplas ou pequenos grupos. O material necessário é de fácil obtenção e baixo custo: dois quadrados de cartolina de 15cmx15cm, um retângulo de cartolina de 7cmx15cm, uma bola de isopor de 7cm de diâmetro, um palito de churrasco, um canudo de refrigerante, um pedaço de lã e um pequeno boneco recortado em cartolina. Para montar: tesoura e cola quente.

Montagem: corte um círculo de 11 cm de diâmetro no centro de cada um dos dois quadrados de cartolina. Espete o palito de churrasco atravessando a bola de isopor completamente, de maneira centralizada. Quebre as pontas do palito deixando 3 cm de comprimento para fora do isopor. Cole o pedaço de lã em volta da bola de isopor, representando a linha do equador. Corte dois pedaços de canudo de 4 cm de comprimento e cubra os dois palitos aparentes. Cole o conjunto pelos canudos sobre uma das cartolinas, inclinando um pouco para um dos lados. Em seguida cole o outro quadrado de cartolina para dar acabamento ao conjunto e fixe tudo sobre o retângulo de cartolina. Cole, finalmente, um alfinete no bonequinho de cartolina para poder fixá-lo em diferentes posições do globo. Escreva em um dos lados do modelo – DIA e no outro – NOITE e no globo, as letras N – norte e S – sul.

A foto a seguir apresenta o material necessário e o modelo montado.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/modelo_dia_noite.jpg

 Para utilizar o modelo providencie uma luminária ou uma sala onde a luz entra com mais intensidade por uma janela.
A luminária representa a luz vinda do Sol. O lado iluminado do planeta representa o DIA e o lado escuro representa a NOITE. Girando o globo, o aluno poderá perceber o surgimento do Sol, sob a perspectiva do boneco, que está parado. Veja foto.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/ROTACAO_TERRA_usando_modelo.jpg

Proponha que os alunos formem duplas (ou os mesmos grupos que produziram os modelos) e simulem situações, espetando o boneco de papel no globo em diferentes lugares, para analisar a incidência do Sol de diferentes ângulos, por exemplo: no pólo norte, no pólo sul e no equador.

  • Como é percebida a incidência de luz nesses lugares?
  • É possível que haja luz ou escuro por um período de 24h? Onde isso ocorreria?

Importante – os alunos devem ser orientados sobre o SENTIDO da rotação da Terra. Se considerarmos que a “parte de cima do modelo” representa o hemisfério Norte, então a Terra deverá girar no sentido ANTI-HORÁRIO. Muitos estudiosos de Astronomia defendem a representação do planeta com o hemisfério sul “para cima”. Obviamente não existe “em cima” nem “em baixo” quando consideramos o planeta Terra “flutuando” no espaço. Essa representação é uma convenção estabelecida pelos países mais antigos do hemisfério norte.

Dica! – Muitos professores têm a intenção de quebrar o paradigma de que o Norte é o “lado de cima”, o que é plausível, considerando que “em cima” neste caso não se aplica, tendo sido imposto historicamente. Convém lembrar que, caso o hemisfério Sul seja representado “para cima” (invertendo o modelo tridimensional), o sentido de rotação da Terra também se inverte e deverá ser: HORÁRIO.

Dica! – Considerando, ainda, um modelo que apresenta o hemisfério Norte “para cima”, existe uma estratégia simples para que o aluno não confunda o sentido da rotação: a mão direita representa a Terra, o polegar para cima indica o eixo imaginário na posição Norte e os dedos da mão, curvados para frente indicam o sentido da rotação (anti-horário). Veja a foto a seguir.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/ROTACAO_TERRA.jpg

RECURSOS COMPLEMENTARES

Professor, você pode obter mais informações sobre a história da astronomia no seguinte endereço
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_astronomia

Os alunos podem pesquisar sobre a importância do Sol nos sítios abaixo:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-sol.htm
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/013/mente_aberta/conteudo_262240.shtml
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGHelius.html

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui e adquiriu em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que o movimento de rotação da Terra origina o dia e a noite.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que o dia e a noite resultam do movimento de rotação da Terra, tendo o Sol um movimento aparente.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o surgimento do dia e da noite como sendo resultado do movimento de rotação de Terra e reconheço o sentido desse movimento no espaço.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo o surgimento do dia e da noite em diferentes locais do planeta Terra, como resultado de seu movimento de rotação. Reconheço que o movimento do Sol é aparente, mas já foi considerado real. Diferencio o sentido da rotação nos dois hemisférios terrestres.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o dia e a noite? Vídeo
Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Cada dupla ou grupo poderá montar um cartaz que exemplifique os conceitos trabalhados. A forma como os alunos responderam as questões propostas permitem avaliar o seu grau de compreensão sobre o assunto. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
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