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E o tempo passa... – Parte 2 / Estações do Ano

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a dinâmica do planeta Terra que origina as estações do ano. Situar-se no ambiente reconhecendo os pontos cardeais através da observação da natureza.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre as diferentes características das estações do ano.
Estratégias e recursos da aula


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/nolaboratorio.gif

Aula 1

Professor, inicie a aula com a seguinte questão:

QUAIS AS DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO, QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS E POR QUE ELAS OCORREM?

Oriente os alunos para que explorem o recurso do portal do professor: “Capitão Tormenta e Paco em estações do ano”. Este recurso permite conhecer a respeito das estações do ano bem como suas conseqüências.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/cap_tormenta_estacoes_ano.jpg 

Solicite para que os alunos leiam as telas sugeridas para aprender sobre os movimentos da Terra, clicando no “globo” e na “enciclopédia do Capitão” e em seguida respondam a charada proposta sobre o movimento de rotação:

• “O meu descanso afinal chegará quando a estação correta iniciar. O equinócio mais quente indicará a hora certa para zarpar.”

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Após a apresentação e navegação no recurso do portal, reforce com seus alunos o conceito das estações do ano:
“Qual a posição da Terra e do Sol em cada estação do ano?”.

Dica! – O recurso do “Capitão Tormenta e Paco em Movimentos da Terra” também apresenta informações dobre o movimento de translação. Se houver tempo disponível na aula ele também poderá ser acessado, para reforçar as informações aprendidas.


Aula 2

Novamente no laboratório de informática, explore o recurso do portal do professor: “Estações do ano”. Animação que explica passo a passo como ocorrem as estações do ano nos hemisférios Norte e Sul.

Estações do ano

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/estacoes_do_ano.jpg

O estudo das estações do ano permite reforçar o conceito de Heliocentrismo (Sol como centro do Sistema Solar), já descrito na aula anterior.
Algumas questões importantes podem ser consideradas após a navegação no recurso (peça para que os alunos – em dupla – discutam as seguintes proposições e respondam em seus cadernos para posterior apresentação):

• O que desencadeia o surgimento das estações do ano?
• Quais as principais características de cada estação, em relação à quantidade de luz Solar recebida?
• Por que não é possível que ocorra Inverno logo após o Verão ou viceversa?
• Por que sempre que é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa?


Aula 3

Dica - A construção de modelos é muito importante para a compreensão de fenômenos naturais de grandes dimensões. Ao participar da construção desses modelos os alunos desenvolvem a habilidade de enxergar por diferentes ângulos o objeto de estudo, interpretando o que ocorre na situação real e em simulações. O uso de materiais de sucata ou de baixo custo possibilitam o desenvolvimento dessas atividades em qualquer local, contribuindo para o processo de aprendizagem e aplicação do conhecimento.


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MODELOS IMAGINÁRIOS DA ÓRBITA DA TERRA – COMO SERIA?

Construa quatro modelos para representar a órbita do planeta Terra. Um deles deverá ser o “REAL”, representando a verdadeira posição e movimento do planeta. Os outros três são modelos imaginários que representam outras situações - “IRREAIS”, que resultariam em condições não condizentes com aquelas que observamos na Natureza (observe os quatro modelos na figura).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/modelos_translacao.jpg

IMPORTANTE: embora em todos os modelos a órbita terrestre esteja representado por uma elipse (o que está mais acentuado no modelo “fictício 3”) a verdadeira trajetória é quase um círculo (com excentricidade de 0,02). No desenho, esse círculo é inclinado para trás, o que resulta na visualização de uma elipse. Note, que, para valorizar a percepção de órbita quase circular, o planeta Terra é representado de tamanho menor ao fundo e maior à frente.

MODELO 1 - O eixo de inclinação da Terra estaria sempre inclinado na direção oposta do Sol.

MODELO 2 - A Terra teria o eixo de rotação PERPENDICULAR em relação ao seu plano da órbita.

MODELO 3 - A órbita da Terra seria uma elipse acentuada com o Sol posicionado mais próximo de uma das extremidades dessa elipse.

Dica! – A construção dos modelos é relativamente simples, utilizando materiais de fácil obtenção como: pequenas bolas de isopor, arame, palitos de dentes, linha de costura preta e fio de nylon. O modelo que representa a situação “REAL” poderá ser pintado com as cores azul e marrom para representar as águas e continentes e o sol de cor laranja. Os demais, por representarem situações fictícias, poderão ser apresentados sem cores.

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Com os modelos já preparados, apresente inicialmente o modelo “REAL” e reforce os conhecimentos aprendidos na aula anterior, por meio dos recursos digitais.
Os alunos podem, nesse momento, apresentar as respostas para as questões propostas na aula anterior.

A seguir, divida a turma em três grupos e apresente para cada grupo um modelo fictício da órbita da Terra. Cada grupo deverá analisar o modelo, anotar que condições seriam observadas na natureza se aquela situação fosse real.
Após a análise, cada grupo um deverá apresentar suas conclusões para a turma.

Para cada modelo, propõem-se as seguintes questões:

• Haveria diferentes estações do ano?
• Como seriam as estações do ano nessa situação?
• As estações do ano (se houver) seriam alternadas nos hemisférios?
• Os intervalos entre uma estação e outra seriam regulares?

Para encerrar, peça que cada grupo elabore um CARTAZ que apresente as conclusões para aquele tipo de situação.

IMPORTANTE: esta atividade tem o objetivo de levar o aluno à reflexão, utilizando os conhecimentos já apropriados em relação ao tema. Lembre-os sempre, que os modelos “fictícios” têm apenas esse objetivo e aproveite o momento para discutir QUAIS SERIAM AS CONSEQÜÊNCIAS para a vida no planeta se as situações “simuladas” fossem reais.


RECURSOS COMPLEMENTARES

Neste sítio podem ser obtidas mais informações sobre a influência da Igreja (Inquisição) sobre os conhecimentos astronômicos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

O texto no endereço abaixo fornece diversas informações (por Guilherme Murici Corrêa - Monitor UFMG/Frei Rosário) relacionadas ao Sol: sua importância, métodos e precauções para sua observação, entre outras.
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm

Excelente texto para o professor compreender sobre a excentricidade das elipses e sobre o problema do ensino da órbita da Terra. Texto de João Batista Garcia Canalle - Instituto de Física/UERJ (canalle@uerj.br), disponível nos formatos doc ou pdf nos endereços abaixo.
www.cdcc.sc.usp.br/cda/oba/Questao_adic_VIOBA.doc
www.fe.unicamp.br/formar/revista/N000/pdf/Conv-com-Prof-MovTerra-Negrao-Junho08.pdf


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/AUTOAVALIACAO.gif 

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que o movimento de translação da Terra origina as estações do ano.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que o movimento de translação da Terra promove o surgimento das estações do ano numa seqüência determinada para cada hemisfério.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo que não apenas o movimento de translação da Terra promove o surgimento das estações do ano, mas também a inclinação do eixo imaginário contribui para esse fenômeno.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo que o movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra promovem o surgimento das estações do ano numa seqüência determinada para cada hemisfério e que essas características tem grande influência na vida do planeta.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estações do ano Animação/simulação
Capitão Tormenta e Paco em estações do ano Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Cada aluno deverá escrever um Port Folio com desenhos e textos que representem as respostas para as questões propostas durante as duas aulas. Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente níveis de auto-avaliação propostos no final desta aula e indique aquele em que se enquadra. É opcional colocar os valores de cada nível.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/9 - 100%
  • Quatro estrelas 0/9 - 0%
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Opiniones

  • Zé Cachumba, África do Sul - dijo:
    dabhadadjh@hotmail.com

    30/11/2015

    Cinco estrelas

    Legal


  • carla, Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias , São Paulo - dijo:
    carla.alb.85@gmail.com

    10/08/2013

    Cinco estrelas

    Incrível esta aula! Pena que não consegui acessar o aplicativo do capitão, quando solicita que clique no globo e na enciclopédia para acessar informações, não acontece nada! Alguém poderia me ajudar? Agradeço desde já!


  • bia, Angola - dijo:
    anabeatriz.gatinh@gmail.com

    30/04/2013

    Cinco estrelas

    legal


  • lili, Bermuda - dijo:
    laiininha_s1@hotmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    muitooooooo booooom


  • Roselei Buratto, Escola Noss Senhora da Salette , Rio Grande do Sul - dijo:
    rosebg2009@hotmail.com

    08/06/2012

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa esta aula, aproveitando vou montar com meus alunos os MODELOS IMAGINÁRIOS DA ÓRBITA DA TERRA.......Fantástico. Parabéns.


  • Denise Canfield, ESCOLA JOAQUIM JOSÉ DA S. XAVIER - VAL DE SERRA , Rio Grande do Sul - dijo:
    ametysta@gmail.com

    25/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito legal...parabéns!


  • Adriana, EM Pingo de Gente - Pólo , Mato Grosso do Sul - dijo:
    adrianaribeirofarias@hotmail.com

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Realmente uma aula bem elaborada, mesclando ciência e ludicidade, uma forma maravilhosa de chamar a atenção dos alunos. Pode-se através desta aula além de discutir a formação das estações do ano, observar as alterações climáticas e as consequências causadas caso as estações fossem modificadas.


  • Fernanda, Laura Vicunha , Rio Grande do Sul - dijo:
    nandadoamaral@ibest.com.br

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões. Sempre é importante procurarmos novas ideias para enriquecer nossas aulas. Valeu!


  • Valdira Ribeiro de Carvalho, C. E. Roberto Sarney e U.I. Nazeu Oliveira Souza , Maranhão - dijo:
    valdira.carvalho@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professor, gostei muito da elaboração da aula, dos recursos utilizados e das dicas para construção de um modelo simples para demonstração do processo de mudança das estações do ano.


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