Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Observação de insetos: trabalhando o preenchimento de fichas.

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Escrita e preenchimento de ficha como gênero textual;
• Observação de insetos;
• Pesquisa de informações científicas;

Duração das atividades
6 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Os insetos são presenças constantes no cotidiano das crianças, compreender um pouco mais sobre eles ajuda as crianças a reconhecerem aqueles que são ameaças e respeitar aqueles que são importantes para o equilíbrio ambiental. Você pode introduzir o assunto com uma fábula. Segue o texto abaixo.

“ A cigarra e a formiga”

Era uma vez uma Primavera em flor. A formiga carregava e guardava logo cedo, o dia todo e à noite também. A cigarra só cantava o dia todo. Chegou o verão e a formiga dizia - Ó irmã cigarra, trabalhe e poupe também. Mas nada! A cigarra só queria cantar. Chegou o outono e a cigarra continuou cantando, a formiga trabalhava e aconselhava, mas nada da cigarra ouvir. Quando veio o inverno, a formiga estava com os celeiros cheios e se recolheu à espera de outra primavera, com o dever cumprido. Aí bateu a sua porta a cigarra pedindo ajuda porque estava na miséria. A formiga lhe perguntou: Que fazias quando era tempo bom? E a cigarra lhe respondeu - Eu cantava o dia inteiro. Retrucou-lhe a formiga - Cantavas? Pois dança agora! E lá se foi triste a cigarra na noite fria.

* retirado do site: http://pt.shvoong.com/books/childrens-literature/1819635-cigarra-formiga-f%C3%A1bulas/

Professor(a), você pode discutir com seus alunos alguns aspectos desta história junto com as crianças. Incentive as crianças a analisarem a fábula e julgarem os personagens destas histórias, ex:

O que a cigarra fez durante o verão? E a formiga? O que você achou da atitude da formiga com relação a cigarra? O que você achou da atitude da cigarra com relação a formiga?
Depois você pode fazer uma pequena avaliação das observações e impressões que as crianças fazem sobre os insetos de uma forma geral. Dependendo da região, se é um meio urbano ou rural, a relação e o conhecimento das crianças sobre estes seres
variam muito.
Algumas crianças demonstram medo de qualquer inseto, outras já sabem e reconhecem algumas espécies e são capazes de distinguir e gostam muito de tocá-los com as mãos. (Nesse caso é importante estarmos atentos a algumas espécies que podem feri-los ou picá-los.
É importante professor, que você ajude as crianças a reconhecer a importância dos isetos, como por exemplo a abelhas para o processo de crescimento das plantas e frutos ( polinização), que oriente-os a perceber que apesar de comumente acreditarmos, aranhas não são insetos, são aracnídeos e que algumas espécies realmente são perigosas, mas a maioria apenas come insetos.
Isto os ajudará a compreender a idéia de “Cadeia alimentar” para a faixa etária, talvez não seja necessário aprofundar excessivamente no tema, mas explique a eles como funciona e o quanto ela é importante para o equilíbrio ambiental.

Fonte: http://www.midisegni.it/disegni/fauna/catena_alimentare.gif
Converse com eles sobre a importância destes animais tão pequenos na cadeia alimentar.
Agora é hora de organizar uma atividade fora de sala de aula com a turma. Converse com seus alunos sobre a importância de observar somente com os olhos, sem quebrar galhos de árvores, ou tocar nos insetos, pois afinal a cadeira alimentar precisa ser respeitada. Além disso ,é indispensável orientá-los a não procurar insetos debaixo de pedras, dentro de buracos ou troncos de árvores, pois os animais tendem a se defender, e aqueles que possuem veneno podem ser perigosos.
Sugestão da ficha;

Ainda na área externa, converse com seus alunos, discuta as informaç ões que eles conseguiram observar, as que já sabiam anteriormente e aquelas que ficaram incompletas. Para concluir corretamente todas as observações, vocês podem complementar as informações na biblioteca, consultando enciclopédias ou buscando na internet caso a escola possua computador.

Observe que nesta primeira versão, as crianças fizeram algumas suposições incorretas, por exemplo, os itens locomoção e se possui asas, nestes casos é importante ajudar as crianças a pesquisar e repensar as observações que fizeram.
Durante a reescrita ajude-as também quanto à orientação das respostas na escrita e correções de texto.
Boa aula!

Recursos Complementares

Fichas para preenchimento das informações;
Biblioteca com livros para pesquisa das informações ou laboratório de informática com internet.

Avaliação

Avalie como as crianças lêem textos diferenciados, como por exemplo a Cadeia alimentar, que é um desenho, normalmente com setas que direcionam a leitura e interpretação das imagens. Quanto a ficha com a descrição dos insetos, como as crianças lêem, interpretam e preenchem as informações.
Aproveite para analisar na ficha o processo de leitura e escrita, como elas preenchem as informações, se adequaram a resposta à pergunta e se escreveram corretamente.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.