Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Suleando-se de dia!!! / Pontos Cardeais

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Localizar-se no ambiente reconhecendo os pontos cardeais através da observação da natureza durante o dia.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre o movimento de rotação.
Estratégias e recursos da aula

 Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/problematizacao.gif

Inicie a aula levando os alunos a refletirem sobre o significado das expressões:
ORIENTAR-SE e NORTEAR-SE.
Que relação existe entre essas expressões e os pontos cardeais?
Por que não utilizamos a expressão: SULEAR-SE?
Como isso poderia ser feito DURANTE O DIA?

Proponha agora uma situação simples:

1. Desenhe, em uma cartolina quadrada, a rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais. Em seguida, coloque o desenho sobre uma mesa no centro da sala e peça aos alunos para que girem o desenho posicionando-o corretamente (ou seja, os pontos cardeais deverão indicar a direção correta)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/ROSA_DOS_VENTOS.jpg

Questão:
Que estratégias podem ser utilizadas para resolver a tarefa proposta?
 

Dica! – É possível que os alunos não saibam posicionar corretamente a rosa dos ventos. Não há problema, pois é exatamente isso que será desenvolvido nesta aula. De qualquer maneira, explore de que forma a atividade poderia ser realizada. Caso alguns alunos tenham idéias de como fazê-lo peça que expliquem para a turma e realizem a tarefa juntos.


Lembre os alunos que é pouco comum em nossa sociedade (nas cidades pequenas) as pessoas se localizarem através dos pontos cardeais. É comum observar, em filmes, pessoas usarem expressões como: “ala norte do prédio”, “lado sul da cidade”, etc.
Os pontos cardeais são muito utilizados em viagens ou deslocamentos (“viajar para o leste”, “seguir a estrada para o sul”), mas muitas vezes não sabemos, nem mesmo, em que direção a fachada de nossa casa está construída.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/atividade.gif

CONSTRUÇÃO DO GNÔMON

Explique para os alunos:
Quando a luz, seja do Sol ou de uma lâmpada, não consegue atravessar um corpo, este gera uma sombra de forma parecida com o próprio corpo.
Através da sombra de um poste, de uma árvore ou qualquer outro objeto, é possível, durante o dia, observar e registrar as posições do Sol durante aquele dia. Já na Grécia antiga era usado um dispositivo chamado GNÔMON, para acompanhar a posição do Sol e com ele determinar as horas do dia, logicamente quando houvesse Sol.
Esse dispositivo consiste basicamente de uma haste espetada em uma superfície horizontal e lisa.

Procedimentos prévios para o professor:
• Encontre um local de céu aberto na escola onde há incidência de luz solar de manhã e de tarde.
• Fixe a haste no chão (pode ser um cabo de vassoura) e utilize um prumo (desses que pedreiros usam) para alinhar a haste de forma perfeitamente perpendicular ao chão. Procure fazer com que a haste não fique frouxa após a fixação.

Procedimentos para serem realizados com os alunos:

• No meio da manhã, deve ser marcada a extremidade da sombra com uma pequena estaca e feito um risco sobre a sombra.
• Em seguida, prender um barbante à base do Gnômon e esticá-lo até a estaca. Utilizando um giz e o barbante na medida da estaca, traçar uma curva que corresponde a um arco de circunferência, da esquerda para a direita, saindo da estaca.
• Observar o momento em que a sombra tocar a linha traçada no chão e colocar outra estaca nesse ponto.
• Traçar um triângulo, ligando os pontos onde se encontram as duas estacas e a haste.
• Traçando uma linha que parte da haste e cruza o meio da base do triângulo teremos a “linha meridiana” do lugar, que é também a linha do meio-dia e marca o meio-dia solar.
• A linha meridiana indica a direção NORTE - SUL. O lado onde o Sol apareceu é o LESTE e onde se pôs é o OESTE.

Importante: é comum, também, utilizar outra maneira simples (e menos precisa) é colocar-se em pé, com os braços abertos e apontando o braço direito para a direção que nasce o Sol. Teremos, então, o NORTE à nossa frente, o SUL atrás, a nossa direita para LESTE e a esquerda para OESTE. (Se apontarmos o braço esquerdo para o nascente, tudo será invertido)

A figura a seguir representa a montagem do Gnômon e observação dos pontos cardeais através dele.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/gnomon.jpg

Dica! – A construção de um Gnômon é muito simples, pois consiste apenas na fixação de uma haste no chão, de forma perpendicular, em uma área que receba luz do Sol algumas horas antes e depois do meio-dia. Porém essa atividade exige um o acompanhamento prolongado, de manhã e de tarde. Por isso, a atividade pode ser planejada e desenvolvida nesses dois momentos, ou como tarefa para que os alunos a realizem em casa. Também é possível que o professor vá à escola no turno contrário dos alunos e registre as marcas necessárias nesse turno, e, depois, continue as marcações no turno em que os alunos estão na escola. Assim, todos podem observar a atividade de maneira completa.

Dica! – O Gnômon também pode ser construído de maneira fixa na escola (um palito de concreto, por exemplo) ou aproveitando-se uma haste já existente (como um mastro de bandeira) realizando as marcas das sobras com tinta permanente (e as datas que foram realizadas).


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/nolaboratorio.gif

No laboratório de informática, explore o recurso do portal do professor: “Estações do ano”. Animação que explica passo a passo como ocorrem as estações do ano nos hemisférios Norte e Sul. 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/estacoes_do_ano.jpg

Peça que os alunos analisem a posição da Terra para cada estação do ano.
Em seguida, retorne ao local onde foi instalado o Gnômon e, juntamente com eles (se isso for possível pelo menos no seu turno) façam diversas marcas das sombras produzidas, relacionando-as com a estação do ano em que se encontram.
Em outros momentos (outras estações do ano) poderão ser feitas novas marcas, analisando que diferenças ocorreram e por que ocorreram.

Para finalizar a aula, retome a atividade inicial, apresentando novamente a cartolina com o desenho da rosa dos ventos e peça para que seja posicionada corretamente dentro da sala de aula. Em seguida discuta:

• A rosa dos ventos havia sido posicionada corretamente da primeira vez?
• Os alunos seriam capazes de posicioná-la em outros locais da escola de maneira correta?


RECURSOS COMPLEMENTARES


Este recurso do portal do professor apresenta uma animação interativa associada a texto que explica técnicas atuais da Cartografia e suas formas de projeções. Desde o Sistema de Projeção Global (GPS), sensoriamento remoto, altimetria, técnicas de levantamentos, projeções cartográficas a imagens orbitais para a construção de mapas temáticos. Está disponível no seguinte endereço:

Sistema de posicionamento global - GPS

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1355/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço existe uma forma de situar-se localmente através dos pontos cardeais.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que utilizando a sombra projetada por um objeto iluminado pelo sol permite a determinação dos pontos cardeais.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo a utilização do Gnômon para determinação dos pontos cardeais e sei utilizá-lo em diferentes locais.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo a utilização do Gnômon para determinação dos pontos cardeais e sei utilizá-lo em diferentes locais. Também reconheço as diferentes projeções de sombra para cada época do ano.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estações do ano Animação/simulação
Sistema de posicionamento global - GPS Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
A principal forma de avaliar o aprendizado deste conteúdo será observar se os alunos desenvolveram a capacidade de situar-se no ambiente durante o dia (determinar os pontos cardeais) utilizando o Gnômon. Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente níveis de auto-avaliação propostos no final desta aula e indique aquele em que se enquadra. É opcional colocar os valores de cada nível.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/9 - 77,78%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11,11%
  • Três estrelas 1/9 - 11,11%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.