18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Aula 1
Inicie a aula levando os alunos a refletirem sobre o significado das expressões:
ORIENTAR-SE e NORTEAR-SE.
Que relação existe entre essas expressões e os pontos cardeais?
Por que não utilizamos a expressão: SULEAR-SE?
Como isso poderia ser feito DURANTE O DIA?
Proponha agora uma situação simples:
1. Desenhe, em uma cartolina quadrada, a rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais. Em seguida, coloque o desenho sobre uma mesa no centro da sala e peça aos alunos para que girem o desenho posicionando-o corretamente (ou seja, os pontos cardeais deverão indicar a direção correta)
Questão:
Que estratégias podem ser utilizadas para resolver a tarefa proposta?
Dica! – É possível que os alunos não saibam posicionar corretamente a rosa dos ventos. Não há problema, pois é exatamente isso que será desenvolvido nesta aula. De qualquer maneira, explore de que forma a atividade poderia ser realizada. Caso alguns alunos tenham idéias de como fazê-lo peça que expliquem para a turma e realizem a tarefa juntos.
Lembre os alunos que é pouco comum em nossa sociedade (nas cidades pequenas) as pessoas se localizarem através dos pontos cardeais. É comum observar, em filmes, pessoas usarem expressões como: “ala norte do prédio”, “lado sul da cidade”, etc.
Os pontos cardeais são muito utilizados em viagens ou deslocamentos (“viajar para o leste”, “seguir a estrada para o sul”), mas muitas vezes não sabemos, nem mesmo, em que direção a fachada de nossa casa está construída.
CONSTRUÇÃO DO GNÔMON
Explique para os alunos:
Quando a luz, seja do Sol ou de uma lâmpada, não consegue atravessar um corpo, este gera uma sombra de forma parecida com o próprio corpo.
Através da sombra de um poste, de uma árvore ou qualquer outro objeto, é possível, durante o dia, observar e registrar as posições do Sol durante aquele dia. Já na Grécia antiga era usado um dispositivo chamado GNÔMON, para acompanhar a posição do Sol e com ele determinar as horas do dia, logicamente quando houvesse Sol.
Esse dispositivo consiste basicamente de uma haste espetada em uma superfície horizontal e lisa.
Procedimentos prévios para o professor:
• Encontre um local de céu aberto na escola onde há incidência de luz solar de manhã e de tarde.
• Fixe a haste no chão (pode ser um cabo de vassoura) e utilize um prumo (desses que pedreiros usam) para alinhar a haste de forma perfeitamente perpendicular ao chão. Procure fazer com que a haste não fique frouxa após a fixação.
Procedimentos para serem realizados com os alunos:
• No meio da manhã, deve ser marcada a extremidade da sombra com uma pequena estaca e feito um risco sobre a sombra.
• Em seguida, prender um barbante à base do Gnômon e esticá-lo até a estaca. Utilizando um giz e o barbante na medida da estaca, traçar uma curva que corresponde a um arco de circunferência, da esquerda para a direita, saindo da estaca.
• Observar o momento em que a sombra tocar a linha traçada no chão e colocar outra estaca nesse ponto.
• Traçar um triângulo, ligando os pontos onde se encontram as duas estacas e a haste.
• Traçando uma linha que parte da haste e cruza o meio da base do triângulo teremos a “linha meridiana” do lugar, que é também a linha do meio-dia e marca o meio-dia solar.
• A linha meridiana indica a direção NORTE - SUL. O lado onde o Sol apareceu é o LESTE e onde se pôs é o OESTE.
Importante: é comum, também, utilizar outra maneira simples (e menos precisa) é colocar-se em pé, com os braços abertos e apontando o braço direito para a direção que nasce o Sol. Teremos, então, o NORTE à nossa frente, o SUL atrás, a nossa direita para LESTE e a esquerda para OESTE. (Se apontarmos o braço esquerdo para o nascente, tudo será invertido)
A figura a seguir representa a montagem do Gnômon e observação dos pontos cardeais através dele.
Dica! – A construção de um Gnômon é muito simples, pois consiste apenas na fixação de uma haste no chão, de forma perpendicular, em uma área que receba luz do Sol algumas horas antes e depois do meio-dia. Porém essa atividade exige um o acompanhamento prolongado, de manhã e de tarde. Por isso, a atividade pode ser planejada e desenvolvida nesses dois momentos, ou como tarefa para que os alunos a realizem em casa. Também é possível que o professor vá à escola no turno contrário dos alunos e registre as marcas necessárias nesse turno, e, depois, continue as marcações no turno em que os alunos estão na escola. Assim, todos podem observar a atividade de maneira completa.
Dica! – O Gnômon também pode ser construído de maneira fixa na escola (um palito de concreto, por exemplo) ou aproveitando-se uma haste já existente (como um mastro de bandeira) realizando as marcas das sobras com tinta permanente (e as datas que foram realizadas).
Aula 2
No laboratório de informática, explore o recurso do portal do professor: “Estações do ano”. Animação que explica passo a passo como ocorrem as estações do ano nos hemisférios Norte e Sul.
Peça que os alunos analisem a posição da Terra para cada estação do ano.
Em seguida, retorne ao local onde foi instalado o Gnômon e, juntamente com eles (se isso for possível pelo menos no seu turno) façam diversas marcas das sombras produzidas, relacionando-as com a estação do ano em que se encontram.
Em outros momentos (outras estações do ano) poderão ser feitas novas marcas, analisando que diferenças ocorreram e por que ocorreram.
Para finalizar a aula, retome a atividade inicial, apresentando novamente a cartolina com o desenho da rosa dos ventos e peça para que seja posicionada corretamente dentro da sala de aula. Em seguida discuta:
• A rosa dos ventos havia sido posicionada corretamente da primeira vez?
• Os alunos seriam capazes de posicioná-la em outros locais da escola de maneira correta?
RECURSOS COMPLEMENTARES
Este recurso do portal do professor apresenta uma animação interativa associada a texto que explica técnicas atuais da Cartografia e suas formas de projeções. Desde o Sistema de Projeção Global (GPS), sensoriamento remoto, altimetria, técnicas de levantamentos, projeções cartográficas a imagens orbitais para a construção de mapas temáticos. Está disponível no seguinte endereço:
Sistema de posicionamento global - GPS
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço existe uma forma de situar-se localmente através dos pontos cardeais.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que utilizando a sombra projetada por um objeto iluminado pelo sol permite a determinação dos pontos cardeais.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo a utilização do Gnômon para determinação dos pontos cardeais e sei utilizá-lo em diferentes locais.
MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo a utilização do Gnômon para determinação dos pontos cardeais e sei utilizá-lo em diferentes locais. Também reconheço as diferentes projeções de sombra para cada época do ano.
Nome | Tipo |
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Estações do ano | Animação/simulação |
Sistema de posicionamento global - GPS | Animação/simulação |
Quatro estrelas 9 calificaciones
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09/05/2014
Cinco estrelasmto boa a aula, bastante produvita.
26/04/2012
Quatro estrelasadorei ajudo muitao obg xau bjs
19/03/2012
Cinco estrelasAdorei a aula!!!
29/04/2010
Cinco estrelaslllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeggaollll
17/04/2010
Cinco estrelasEu amei as aulas eu achei muito interesante.Vou espanha para os meu amigos, todos verem essa materia muito legal
24/03/2010
Três estrelasAmei !
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei !
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa aula é ótima !
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei ! ESSA aula é ótima