Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fazendo previsão do tempo

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a formação de nuvens à previsão do tempo.
Que existem instrumentos que informam as condições do tempo.

Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como se formam as nuvens e a chuva.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Esta aula foi planejada com a intenção de despertar o interesse dos alunos pela observação do tempo atmosférico, estimulando-os a fazer previsões sobre o mesmo, usando a linguagem correta para descrever diferentes condições atmosféricas.

Previsão do tempo

Observar as condições de tempo é uma atividade bem antiga. Já na pré-história, nossos ancestrais que viviam da caça, observavam o tempo antes de sairam a busca de alimento. Se observassem nuvens escuras no céu, não se afastavam de seus abrigos, pois identificavam essas nuvens com a possibilidade de fortes chuvas ou mesmo, tempestades com raios e trovões.

Nas regiões de frio intenso, a possibiidade de nevascas eram um grave risco, pois isso poderia dificultar a volta dos caçadores que estavam longe de casa.
Mas, foi principalmente depois que os seres humanos começaram a praticar a agricultura que a observação do tempo atmosférico se tornou mais importante. Semear e colher exigem época certas, para que as plantações resultem em boas colheitas. Há sementes que germinam melhor em época de chuva enquanto outras, o excesso de água pode apodrecê-las. Portanto, as condições do tempo para quem vive do plantio, muitas vezes é uma questão de sobrevivência.


Asas para voar - Ciências. volume 3. Página 100. Editora Ática, 2010

A aparência das nuvens no céu pode nos dar muitas pistas de como ficará o tempo. Durante milhares de anos, a observação do tempo era feita exclusivamente olhando para o céu. Existem nuvens com diferentes aspectos e cada uma delas pode nos sinalizar uma possibilidade de tempo.
As nuvens apresentam a cor branca porque refletem a luz do Sol que as ilumina. Quando estão mais carregadas de água, elas ficam mais escuras porque a luz solar não as atravessa com tanta facilidade.

Estudar as nuvens é uma tarefa importante para os metereologistas. A climatologia é a ciencia que estuda a atmosfera e de seus fenômenos. Atualmente, para determinar o tempo atmosférico deve-se analisar um conjunto de fatores: temperatura do ar, pressão atmosférica, vento (direção e velocidade), umidade relativa do ar, aspecto do céu (tipo e altitude das nuvens) e precipitação (índice pluviométrico – quantidade de chuva).

Foi a partir do século XVII que a observação do tempo atmosférico começou a tornar-se tarefa da ciência. Foi por volta de 1600 que Galileu Galilei inventou o termoscópio, instrumento que permitia observar a variação de temperatura e que posteriormente foi aperfeiçoado, dando origem aos termômetros atuais.
Conheça alguns instrumentos metereológicos:

Asas para voar - Ciências. volume 3. Página 70. Editora Ática, 2010

Atualmente, instrumentos mais sotisticados e precisos, permitem fazer previsões cada vez mais exatas. Os satélites artificiais que ficam em torno do nosso planeta enviam à Terra fotografias de nuvens e informações de velocidade, temperatura e direção dos ventos. Existem também estações metereológias instaladas na Terra, onde os especialistas em previsão de tempo analisam as informações fornecidas pelos satélites e outros instrumentos para fazer a previsão do tempo.

Para fazer previsões sobre o tempo atmosférico, os metereologistas analisam imagens da atmosfera enviadas por satélites.
O primeiro satélite que levou instrumentos para observar a atmosfera foi o Explorer 8, lançado 1959. Atualmente existem vários satélites que captam informações metereológicas.

As imagens emitidas pelos satélites permitem ver grandes extensões da atmosfera e observar o que está acontecendo com os ventos e as nuvens em grandes áreas do planeta, permitindo uma melhor previsão do t empo.

Ao fazer as previsões de tempo via satélite, também é possível medir a temperatura na superfície dos oceanos, saber a umidade do ar em diferentes camadas da atmosfera e perceber a formação de tempestades e furacões.
Ao fazer essas previsões é possível:
• Alertar as populações em áreas de risco para que possam se proteger;
• Orientar os agrigultores sobre as melhores épocas de plantio e colheita em função dos períodos de chuva e seca;
• Ajudar os pilotos de avião a escolher o melhor percurso a seguir, evitando ventos e tempestades; entre outros benefícios.
É isso aí! Quando ciência e tecnologia trabalham juntos em prol do bem da sociedade, tudos se beneficiam.

Estratégia

Inicialmente, propomos que seja apresentado aos alunos o poema de Henriqueta Lisboa – Tempestade – e que de forma interdisciplinar, seja discutido com a turma as idéias da autora. Esta é uma boa oportunidade para trabalhar com os alunos a estrutura de um texto poético, suas rimas, expressões literárias, fazendo integração com o ensino da língua portuguesa.

Tempestade

- Menino, vem para dentro,

Olha a chuva lá na serra,

Olha como vem o vento!

- Ah! Como a chuva é bonita

E como o vento é valente!

- Não sejas doido, menino,

Esse vento te carrega,

Essa chuva te derrete!

- Eu não sou feito de açúcar

Para derreter na chuva.

Eu tenho forças na perna

Para lutar contra o vento!

O menino poeta. Henriqueta Lisboa. São Paulo: Global, 2006.

Asas para voar - Ciências. volume 3. Página 74. Editora Ática, 2010

Dialogar com a turma fazendo perguntas como:
- Como a autora do poema anuncia a possibilidade de chover?
- Como o menino responde o apelo que lhe é feito?
- A chuva pode derreter o menino? E o vento pode carregá-lo?

Relacione as idéias poéticas da autora com situações reais.
- O vento pode carregar o menino?Por quê?
- A chuva derrete o açúcar?Por quê?
- Vocês já observaram o céu quando está para chover ou quando está chovendo? Como ele fica?
- Observando o céu você sabe dizer se vai chover ou não?
- Vocês sabem dizer como as pessoas faziam a previsão do tempo antigamente?
- E hoje, como podemos nos informar sobre a previsão do tempo?

Retome com os alunos que as chuvas se formam quando o vapor de água presente no ar entra em contato com correntes de ar frio e se condensa em milhões de gotículas de água. Muitas gotículas de água juntas formam nuvens muito pesadas e caem em forma de chuva. Existem vários tipos de nuvens e elas recebem nomes diferentes de acordo com as suas aparências e posição no céu. Os nimbos são nuvens muito escuras e densas, pesadas, cheias de gotículas, que indicam possibilidade de chuva.

Enquanto retoma com os alunos as explicações acima, estimule-os a manifestar, emitindo opiniões ou relatando situações por eles vivenciadas.
A seguir, proponha que saiam da sala de aula para observarem o tempo no pátio da escola.
Organize a saída e oriente os sobre o que iram fazer. Peça-lhes que levem o caderno para fazer anotações.

Realizando a observação.

Escolha um espaço livre da escola ou próximo a ela que permita observar o céu e a possibilidade ou não da presença de ventos. Seria interessante que esta atividade fosse desenvolvida em dia chuvoso.

Peça aos alunos que observem o céu.
- O Sol está visível ou o tempo está encoberto?
- Que cor predomina nas nuvens?
- Existem muitas nuvens ou poucas?
- Elas estão próximas ou distantes da Terra?
- Está ventando? O vento está forte o fraco?
- O que faz as nuvens se movimentarem no céu?
- Elas mudam de forma?

Peça aos alunos que desenhem e façam pintem o que está sendo observado e anotem suas obser vações a partir das perguntas propostas.
Em roda, no próprio local da observação ou em sala, retome com os alunos as anotações feitas e os desenhos. Proponha que montem um mural com os registros realizados.
Ao final, apresente o texto – Previsão do tempo - discutindo as idéias propostas, relacionando-as com o que foi observado.

Avaliação

O professor precisa estar atento ao desempenho de seus alunos em diferentes momentos, no decorrer da aula: enquanto realizam atividades mais livres como a atividade proposta nessa aula; ao desenharem, emitirem opiniões, registrarem o que observaram dentre outros. Feitas estas considerações, propomos que os desenhos e registro feitos pelos alunos nesta aula sejam avaliados, bem como a participação do aluno na montagem do mural. Em um segundo momento, sugerimos que seja proposto, como mais um momento de avaliação, a seguinte atividade.

Em casa, assista o noticiário na TV e anote a previsão do tempo para a região em que mora, fornecida via satélite. Antes de sair para escola, confira o tempo através de observação e responda:
A previsão fornecida via satélite, para a sua região se confirmou? Por quê?
Faça um comentário com suas conclusões.

É importante que você também assista o noticiário e retome com os alunos o assunto, verificando se a conclusão a que chegaram corresponde à realidade.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • lorenna, colégio arco-íris , Sergipe - dijo:
    lorenanll@hotmail.com

    20/10/2012

    Cinco estrelas

    aprendi muitas coisas boas nesse site me ajudou muito a compreender um pouco mais do assunto.muito obrigada valeu!!!


  • Maria Aparecida Vieira, Residencia , São Paulo - dijo:
    MariaApa@gmail.com

    15/08/2012

    Três estrelas

    Estas coisas são muitos boas porque sabemos o que passar pro nossoss alunos mas devia colocar um texto pro alunos porque daí eu saberia se o que eles escreveram da cabeça dele estavam de acordo com a previsão do tempo. muito obrigado.......... agora eu sei o que passar para eles fazerem e ter nosão do tempo.


  • Maria de Fátima Assis Lepesqueur, Escola Estadual Dr. Virgilio de Melo Franco , Minas Gerais - dijo:
    bio.fatima@hotmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    excelente


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.