21/01/2009
Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado e Elvis Márcio Barbosa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Sala de aula:
Professor inicie a aula relembrando com seus alunos um pouco da história dos números e da necessidade de representá-los. Você pode fazer isso através das seguintes perguntas:
Como surgiram os números?
Quais são as situações em que temos que ter diferentes tipos de números para representá-las?
Quando se quer separar uma quantidade em quantidades iguais, qual operação matemática é utilizada?
Os números 8, 9, 10, 12, 15 e 33, por exemplo, podem ser divididos por quais números? E os números, 2, 3, 7, 11, 29, 37?
O que você observa quando compara os primeiros números e os segundos?
E o número 1? (Professor, aqui leve os alunos a refletirem sobre composição e decomposição de um número, possibilitando que os alunos concluam que o número 1 não é um número primo, nem composto: é um número ímpar).
De acordo com as respostas dos alunos, poderá ser formado um fórum de discussão na classe. Assim, o professor poderá comentar com seus alunos algumas particularidades dos segundos números, isto é, dos números primos e citar os algoritmos para encontrar números primos com mais praticidade. Um exemplo bem comum é o Crivo de Eratóstenes. O endereço eletrônico:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crivo_de_Erat%C3%B3stenes traz uma base teórica para este algoritmo. Posteriormente, o professor poderá dar exemplos de como encontrar os números primos com o algoritmo, porém utilizando apenas números pequenos.
Laboratório de Informática:
Leve os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o recurso “Sieve of Eratosthenes” (que significa Crivo de Eratóstenes, em inglês) pode ser encontrado no endereço eletrônico:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5363.
Com o recurso aberto, o professor pode propor que os alunos pesquisem quantos números primos existem em um dado intervalo numérico: 1 e 200, por exemplo. Em um segundo momento, poderá pedir aos alunos que escolham números até 1000.
Validando o conceito:
Depois das atividades realizadas junto ao computador, o professor pode sintetizar o conceito aprendido pedindo aos alunos que escrevam sobre o que aprenderam nessa aula, dando exemplos, se possível, de seqüências de números primos.
Dica: Professor, peça aos alunos que escrevam através de uma carta, o que aprenderam nesta aula. Sugira para o aluno que explique e dê exemplos na carta sobre números primos. A correção da carta servirá como ferramenta de avaliação para o professor, quanto aos conceitos desenvolvidos pelos alunos e também dificuldades que deverão ser superadas.
Dicas e sugestões:
O professor pode citar durante a aula algumas curiosidades sobre números primos disponíveis no endereço eletrônico: http://www.testonline.com.br/curprimos.htm .
Crie mais atividades!
Ainda no laboratório de informática, o professor pode desenvolver atividades com seus alunos com jogos prontos, como o que se encontra no endereço eletrônico:
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/primos/index.html .
Jogos como este podem ajudar a fixar e dar sentido matemático ao conceito trabalhado, servindo como pré-requisito para o aluno quanto ao conceito de mínimo múltiplo comum.
Três estrelas 5 calificaciones
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01/09/2015
Cinco estrelasInteressante, principalmente a imagem.. Mas alguns acham q isso eh uma explicação, quando na verdade eh um plano de aula. Para quem ainda esta no ensino fundamental, acho q o melhor eh um livro ou um site direcionado ao ensino fundamental. Já q este conteúdo eh direcionado para professores.
05/04/2014
Cinco estrelasmuito interessante.
04/11/2013
Duas estrelasVi, entre outros, 0 número 205, que não é primo; o número 169, que não é primo. Não entendi a tabela. Sou aluna do 7 º e tenho 11 anos.
14/03/2013
Quatro estrelasUma boa explicação.
28/04/2010
Uma estrelaEu não gostei da explicação deste professor, pois tenho 10 anos e achei a explicação muito difícil.