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Ecossistema

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferentes ecossistemas;
  • Reconhecer os componentes de um ecossistema e as interações entre eles;
  • Definir um ecossistema;
  • Compreender a importância da preservação dos diversos ecossistemas da Terra.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os estudantes conheçam e identifiquem componentes vivos (bióticos) e não vivos (abióticos).

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.


MOTIVAÇÃO

Para estimular os/as alunos/as a participarem é interessante que o professor exiba algumas imagens, como se representasse uma viagem a diferentes ambientes da Terra. Tais imagens estão disponíveis nos links abaixo:

favoritos.wordpress.com/2006/11/14/

locaisbonitos.blogspot.com/2009_06_01_archive...

blogcidadao.wordpress.com/.

www.unb.br/ib/zoo/grcolli/jalapao/Jalapao.html

downloads.open4group.com/wallpapers/2000x1500..

poeticasemportugues.blogspot.com/2008_10_01_a...

Sugestão: Professor, para a apresentação das imagens, que representam os diferentes ecossistemas e as suas dimensões, sugerimos organiza-las em apresentação de power-point. E socializa-las no próprio computador ou em data show quando possível.

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Durante a projeção das imagens, deixar que os/as alunos as explorem visualmente, uma a uma, sem indagações.

Em seguida, o/a professor deverá exibí-las explorando um pouco cada uma delas, chamando atenção para detalhes  e buscando levantar os conhecimentos dos discentes com questões que forem surgindo. Para iniciar uma conversa sobre cada ecossistema, poderá perguntar,  por exemplo:

1- Essa imagem representa o quê?

2- Vocês conhecem um lugar como esse? Como conheceram?

Após essa exploração inicial das imagens, o/a professor/a poderá fazer outras perguntas, tais como:

1-  Quais desses lugares vocês gostariam de conhecer?

2- O que está presente em todos esses ambientes?

3- O que diferencia um ambiente do outro?

4- Como poderíamos denominar cada um desses ambientes?

ATIVIDADE 1 - Identificando e enumerando os componentes de um ecossistema.

Distribuir a turma em 6 grupos de modo que possam, cada um deles, analisar mais detalhadamente uma das imagens. Se não houver a possibilidade de usar computadores, o/a professor/a poderá imprimir as imagens em tamanhos A4 e distribuí-las entre os grupos.

Cada grupo deverá discutir e registrar:

1- Enumerar no ambiente de sua imagem 3 componentes bióticos e 3 abióticos.

2- Citar, para cada imagem:

a) uma interação entre dois componentes abióticos

b)uma interação entre um componente abiótico e um componente abiótico.

c) Uma interação entre dois componentes abióticos.

3- Esse ambiente pode ser consiiderado um ecossistema? Por que?

ATIVIDADE 2 - Socializando e discutindo o conceito de ecossistema.

O/A professor/a deverá formar novos grupos com um componente de cada grupo anterior, para que eles socializem a análise de cada imagem.

Após essa troca de experiêncis, o/a professor/a poderá retomar a discussão, no sentido da elaboração coletiva do conceito de "ecossistema", registrando-o no quadro para que todos façam o mesmo em seus cadernos.

  • Solicitar à turma que traga de casa imagens do que eles consideram um ecossistema. Incentive-os a observarem no entorno de sua casa e reproduzam aquilo que eles consideram como ecossistema.
  • Posteriormente, proponha uma discussão em grupos de 3 alunos/as pautada nas imagens que os alunos trouxeram.

  • Oportunizar a socialização dos grupos: cada trio socializa a sua discussão.

PROBLEMATIZAÇÃO:

 Diante das representações e discussões apresentadas pela turma, o professor deverá considerá-las e contextualizá-las no estudo dos ecossistemas, para isso, torna-se necessário que o professor estabeleça um diálogo, com os alunos, de caráter desafiador e envolvente.

Professor, para nortear as discussões sugerimos algumas questões. Estas podem ser colocadas no quadro de giz ou data-show para incentivar a turma sobre o tema:

  • Dimensão científica: Qual é o significado da palavra “ecossistema?”; Quais são os componentes de um ecossistema? O que acontece no ecossistema? O que caracteriza um ecossistema? Quais são os grandes ecossistemas da Terra? Como o homem pode mudar um ecossistema? Qual a importância dos ecossistemas para a manutenção da vida na Terra?

  • Dimensão histórica: Há quanto tempo os ecossistemas na Terra vem passando por mudanças? Como o ser humano, historicamente, vem interferindo nos ecossistemas naturais?

  • Dimensão social: A interferência humana nos diversos ecossistemas da Terra tem tido consequências? Em que aspectos?

3- INTRUMENTALIZAÇÃO

Após todas as discussões iniciais sugerimos que os estudantes sejam levados no laboratório de informática para assistir aos vídeos:

1- Sobre um mini ecossistema, disponível em

<http://www.youtube.com/watch?v=pRRmSI2iCvw>

2- Sobre os grandes ecossitemas (biomas) da Terra, disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=u0tqnr0mBgc>

Caso não seja possível, o professor poderá fazer o download e utilizar o DVD e a TV. É importante que os vídeos sejam bem compreendidos; para tal, talvez seja necessário voltar em alguma cena e fazer pequenas pausas para discussões, trocas de idéias. É importante que os vídeos sejam relacionados ao cotidiano dos educandos.

Fechamento:

O/A professor/a deverá fechar as discussões ampliando a elaboração conjunta do conceito de ecossistema, abordando as questões apontadas  no momento de “problematização”:

  • Dimensão científica: Significado da palavra “ecossistema”; os componentes; as interações entre os componentes; características; os grandes ecossistemas da Terra; o que pode ser considerado um ecossistema.

  • Dimensão histórica: Há quanto tempo os ecossistemas na Terra vem passando por mudanças? Como o ser humano, historicamente, vem interferindo nos ecossistemas naturais?

  • Dimensão social: A interferência humana nos diversos ecossistemas da Terra tem tido consequências; importância dos ecossistemas para a manutenção da vida na Terra.

Para o fechamento das atividades, os estudantes poderão elaborar o seu texto, seja na forma de uma redação, de uma história, de um desenho livre, que expresse a síntese destas aulas. Este texto, também, poderá ser elaborado coletivamente.



PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:

Junto com a turma, organizar cartazes, para serem afixados no mural da escola chamando a atenção da comunidade a respeito da importância de se preservar os diversos ecossistemas da Terra.

Observação: Professor, para construção dos cartazes devem ser utilizados materiais reaproveitados ou com grande possibilidade de duração.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos/as estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve construção/apropriação dos conteúdos propostos. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias.

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

  • A produção do texto será uma referência complementar para avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

  • Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinión de quien visitó

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  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
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