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Orações subordinadas adverbiais na construção do texto

 

21/11/2009

Autor y Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e empregar diferentes circunstâncias em forma de oração;
  • reconhecer a importância das orações subordinadas adverbiais na construção do texto;
  • reconhecer as relações estabelecidas pelas conjunções: elementos coesivos direcionadores de sentido nos textos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer a estrutura sintática do período simples: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração;
  • conhecer a estrutura sintática do período composto por subordinação.
Estratégias e recursos da aula
  • uso da mídia som/ vídeo;
  • utilização do laboratório de informática.

Aula 1

Atividade

O tema a ser abordado nessa aula trata-se das orações subordinadas adverbiais.

Esse tipo de oração representa um importante instrumento para a interpretação e construção de textos, principalmente, narrativos e dissertativos. O emprego adequado das diversas circunstâncias expressas por esse tipo de oração permite o desenvolvimento coerente de sequência de fatos, em gêneros narrativos – principalmente em relação às indicações de tempo e de causa e consequência - e de procedimentos argumentativos.

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre as orações subordinadas adverbiais.

Importante: Professor, acreditamos que a classificação das orações de acordo com as circunstâncias que exprimem, não deve ser enfocada fora de um contexto, ou seja, o estudo das orações subordinadas adverbiais, assim como qualquer item da gramática, deve se dar a partir dos gêneros discursivos.

Informações disponíveis no site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_subordinada

Aula 2

Atividade 1

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática /sala de vídeo para assistir ao vídeo de Daniela Mercury, cantando a música “À primeira vista”.

Vídeo disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=iJFxNlE5fAU

Atividade 2

O professor deverá reproduzir uma cópia da música para os alunos  e propor a eles que resolvam as questões apresentadas na sequência.

Texto:

À Primeira Vista
Daniela Mercury
Composição: Chico César

Disponível no site:

http://lyricskeeper.com.br/pics/D/a/n/Daniela-Mercury-4-big.jpg

Quando não tinha nada eu quis
Quando tudo era ausência esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei

Quando chegou carta abri
Quando ouvi Prince dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei

Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei

Quando não tinha nada eu quis
Quando tudo era ausência esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei

Quando chegou carta abri
Quando ouvi Salif Keita dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei

Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei

Letra disponível no site

http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/25770/

Questões sobre o texto:

1.Todos os versos da canção constituem períodos que têm a mesma construção sintática.
a. Identifique essa construção.
b. Qual o valor semântico da conjunção que introduz a oração subordinada?

2. Como ficariam os versos da primeira estrofe da cançaõ, se as orações subordinadas adverbiais fossem transformadas em condicionais?
3. a.Transcreva a segunda estrofe da canção, substituindo a conjunção quando pela conjunção porque.
b. Qual a relação de sentido e stabe lecida entre as duas orações por meio da conjunção porque?

4. Crie mais uma estrofe para a canção, mantendo a mesma construção sintática: versos iniciados por uma oração subordinada adverbial seguida de oração principal.

Aula 3

Atividade

O professor deverá propor aos alunos que leiam o texto  "Hierarquia" de Millôr Fernandes e respondam, em dupla, às questões apresentadas na sequência.

Texto:

Hierarquia

Millôr Fernandes

Disponível no site:

http://3.bp.blogspot.com/_G76NFNcUugU/SFPAP676XiI/AAAAAAAAGFQ/7moz7MFFmxg/s400/8574881007.jpg

              Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas (1). Eis que, subitamente, o leão defronta com um pequeno rato, o ratinho mais menor que ele já tinha visto. Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente para fugir, o leão gritava:
             - “Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe: não conheço na criação nada mais insignificante e nojento. Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse, você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!”. E soltou-o.
             O rato correu mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão:
             - “Será que V.Excelência poderia escrever isso pra mim? Vou me encontrar com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso pra ela com as mesmas palavras!” (2).

Moral: Afinal, ninguém é tão inferior assim.
Submoral: Nem tão superior, por falar nisso.

(1) Expressão que se usa para exprimir muitas e mais.
(2) Na grande hora psicanalítica, que soa para todos nós, a precisão de linguagem é fundamental.

Disponível no site:

http://luizeugeniovieira.blogspot.com/2009/04/hierarquia-fabula-do-genial-millor.html

Questões sobre o texto:

1. Observe o primeiro período do texto:
“Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas”.
Esse período estrutura-se numa relação de coesão, por meio do emprego de uma oração subordinada adverbial. Essa oração denota valor semântico de:

a. causa
b. conseqüência
c. condição

2. Na oração “... enquanto o rato forçava inutilmente para fugir...” a conjunção em destaque denota:
a. causa     b. proporcionalidade     c. tempo      d. condição

3. No trecho: “Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação..”
A conjunção em destaque, mantendo o mesmo sentido, pode ser substituída por:
a. ainda que         b. a fim de que        c. porque

4. Observe:

“O rato correu mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”
Reestruturando a oração em destaque, sem alteração de sentido, obtém-se:

a. ... assim que se viu a salvo, gritou pro leão...
b. ... < strong>como já estava a salvo, gritou pro leão...
c. ... porque já estava a salvo, gritou pro leão...

4. A fábula “Hierarquia” de Millôr Fernandes é uma narrativa. É possível relacionar o emprego das orações subordinadas adverbiais com esse gênero textual? Explique.

5. Você concorda com a moral e a submoral do texto? Comente.

Aula 4

Atividade

Produção de texto

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:

Produza um texto, em forma de poema, usando a mesma estratégia de construção sintática usada na canção de Daniela Mercury.
Você pode empregar orações subordinadas adverbiais temporais, causais ou condicionais
.

Exemplo:
Quando senti saudade, chorei...
Como /porque senti saudade chorei...
Se eu sentisse saudade, choraria....

Depois de pronto, leia o seu texto, com bastante expressão para os colegas e o professor.

Avaliação

A avaliação dar-se-á  em todos os momentos em que os alunos estiverem participando da realização das diferentes atividades escritas. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, especificamente no que diz respeito ao emprego das orações subordinadas adverbiais e às especificidades das condições de produção.

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Quatro estrelas 33 calificaciones

  • Cinco estrelas 26/33 - 78,79%
  • Quatro estrelas 5/33 - 15,15%
  • Três estrelas 2/33 - 6,06%
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