Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


FÁBULA: A LEBRE E A TARTARUGA

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar textos.
Escrever um pequeno texto.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber utilizar da biblioteca.
Conhecimentos sobre a escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Conhecendo fábulas

Caro professor, converse com os alunos sobre fábulas: Vocês sabem o que é uma fábula? Vocês conhecem alguma fábula? As fábulas são contos que os personagens são representados por animais e mostram sempre uma lição de moral. Vocês sabem o que significa lição de moral?
Vocês sabem o que é uma fábula? Como são as histórias? Quais são os personagens?
Leve os alunos à biblioteca e peça para que eles pesquisem fábulas.
Professor, explique aos alunos que uma mesma fábula pode ser escrita por autores diferentes. Escolha uma fábula escrita pelo autor Esopo e recontada por La Fontaine, faça a leitura das fábulas e discutam a moral da história. Explique aos alunos que fábulas são textos pequenos, os personagens são animais, tem sempre uma moral da história.


Atividade 2- Criando um final para a fábula “A raposa e as uvas”


Professor faça a leitura da fábula “A raposa e as uvas”, escrita por Esopo. Veja modelo abaixo, retirado do site: http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/noflash/raposa.jhtm.

Discuta a fábula: Por que a raposa não comeu as uvas? Ela queria comê-las? Qual a moral da história?
Terminada a discussão, distribua uma folha para os alunos com parte do texto da fábula “A raposa e as uvas” (veja modelo abaixo) e peça para que eles criem um novo final para história e façam a ilustração.

Avaliação

Verificar se o aluno compreendeu a fábula, e se a sua finalização apresenta coerência com o enredo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • angela maria, E. M. Dr. LOURIVAL BAPTISTA , Sergipe - dijo:
    asouzapereira61@gmail.com

    21/06/2011

    Cinco estrelas

    muito boa sua aula vou aproveitar e trabalhar em minha sala . utilizando dos recursos aqui disponivéis.


  • marilene silva, E.municipal Marcino Teles de Castro , Minas Gerais - dijo:
    marilenesavzp@hotmail.com

    24/10/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula muito criativa e interessante.Pois trabalha leitura, interpretação e produção de texto ao mesmo tempo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.