Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUINDO E USANDO O CRACHÁ EM SALA DE AULA

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

­ - Diferenciar letras do alfabeto, escrever palavras/ nomes.
­ - Escrever o próprio nome em um contexto de comunicação real, ou seja, identificar trabalhos, material escolar, etc.

Duração das atividades
­- No início do ano letivo, 2 a 3 aulas, com duração aproximada de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Explorar com os alunos a função do uso de crachá nas atividades escolares: em que ocasiões eles terão que usar: excursão, em sala de aula, no início do ano, campeonatos esportivos fora da escola etc.
- Mostrar modelos de crachás e solicitar que busquem informações em casa: se os pais, irmãos, avós que trabalham fazem uso do crachá.
- Observar os dados que compõem um crachá: nome pessoal, nome da escola/empresa, função/cargo etc.
- A confecção do crachá deverá ser atividade integrante do trabalho com os nomes, tão usual e importante no início do processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

1. Fazer um cartaz relacionando o nome dos alunos. Escrever os nomes em letra de forma maiúscula.
2. Fixar o cartaz em local visível na sala de aula. Ler todos os nomes do cartaz. Certificar-se de que todos os alunos saibam os nomes que estão escritos no cartaz.
3. Confeccionar, recortar e distribuir um cartão do tamanho de um crachá para cada aluno. Prender um barbante para que, depois de pronto, os alunos possam usá-lo.
4. Pedir aos alunos que localizem no cartaz o próprio nome e que o escrevem no cartão.
5. Lembrar aos alunos da importância do tamanho das letras. É importante que sejam grandes.
6. Destacar que pessoas com o mesmo nome deverão preencher o segundo nome ou sobrenome para diferenciá-los dos demais.
7. Professor, agora é hora de usar a criatividade organizando várias atividades com o uso de crachás.

SUGESTÕES DE CRACHÁS:

 Sugestão de Atividades:
Atividade 1:

1. Convidar os alunos a organizar uma roda no centro da sala de aula. Misturar os crachás no centro da roda e pedir a um aluno que pegue um crachá e tente ler o nome que está escrito. O aluno que for o “dono” do crachá será o próximo na rodada. Professor, se necessário auxiliar o aluno na leitura garantindo que todos consigam ler. Pergunte: - Com que letra começa? – Qual o som desta letra? Que outras palavras iniciam com esta letra? De quem é?

Atividade 2:
1. Pedir que cada aluno traga de casa uma caixa de creme dental vazia e coberta com papel colorido (sem desenhos).
2. Solicitar aos alunos que, em um lado da caixa, escrevam seu nome em letra de forma e maiúscula e que enfeite, com desenhos, a caixa de creme dental.
3. Professor confeccione as letras dos nomes dos alunos e distribua aos mesmos para que as guarde na caixa de creme dental.
4. Monte um bingo de nomes e divirta-se!

BINGO DOS NOMES

Objetivo: - Identificar os nomes dos colegas.
- Identificar a letra inicial de cada nome.
Material utilizado:
- Papel cartão, tampinhas de garrafa, sulfite com os nomes das crianças, caixa de sapato, brindes (adesivos, figurinhas, lápis, borrachas, etc...), papel pardo, etc...
Procedimento: Cada criança receberá uma cartela com os nomes, o professor sorteará uma ficha que tem o nome de um aluno, falará o nome e colocará esta ficha no papel pardo. O aluno que tiver esse nome na sua cartela marcará com uma tampinha de garrafa. Ganhará o jogo aquele que marcar todos os nomes da cartela. O professor deve conferir juntamente com a sala se o aluno que ganhou marcou todos os nomes da cartela corretamente.

Atividade 3:
1. Professor você pode distribuir aleatoriamente os crachás pelas carteiras. Na chegada dos alunos solicitar que procurem o seu nome e se sentem onde encontrá-lo.

Avaliação

- Ampliar o repertório de conhecimento de letras e nomes/palavras
­- Identificar a escrita do próprio nome.
- ­Identificar as escritas dos nomes dos colegas de turma.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Josicleide Santiago, ESCOLA MUNICIPAL , Paraíba - dijo:
    josicleidesantiago@gmail.com

    02/01/2014

    Cinco estrelas

    Amei as atividades propostas para serem utilizadas com crachás .Vou tomar as idéias para meus alunos ,quando iniciarem as aulas. Mais que não fique apenas para o inicio que seja usado sempre as palavra do seu nome ,até porque a realidade é outra ,poucas crianças conhecem seu nome ,então o interessante dessa atividade é está sempre lembrando e mostrando o seu nome e dos coleguinhas,A forma de trabalhar os nomes aleatoriamente maravilhoso ,cada aluno terá o direi de ler mesmo que seja ajudada


  • Rosielle de Jesus Santos, COLEGIO ELLO - BRUM E OTO LTDA , Bahia - dijo:
    roseouvor@hotmail.com.br

    26/02/2012

    Cinco estrelas

    Amei as sugestões!!!!!!!!


  • mary, esc.mul.sen. jose lourenço dias , Goiás - dijo:
    marymorais_aps@hotmail.com

    22/01/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito sugeeri p/ as colegas da escola.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.