Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Arte moderna no Brasil

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos o modernismo e a sua importância no cenário artístico nacional.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Arte Moderna
O professor deverá iniciar a aula apresentando o tema Arte moderna aos alunos, para isso utilize:

O texto “Arte moderna” disponível no site Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=355

O texto “ Semana de arte moderna” disponível no site Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=344&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=10

O texto “Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam” disponível no site Itaú Cultural:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3772&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=10

 

O vídeo sobre o Modernismo no Brasil e o escritor Mário de Andrade:  

 

O professor deverá discutir com os alunos sobre as transformações apontadas nos textos com os depoimentos do vídeo. Para isso sugerimos que o professor divida a turma em 3 grupos. Cada grupo analisará um texto.

Após a analise dos textos os alunos apresentarão os pontos importantes de cada texto e o professor fará uma complementação com os relatos apresentados no vídeo.

 

Aula 02: Moderno ou Modernismo
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o modernismo e seu contexto histórico deverão explorar o simulador Modernismo passo a passo, disponível no site do Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/modernismo/home2.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1364/imagens/modernismo_passo_a_passo.jpg

 

Aula 03: Produção
Os alunos deverão escolher um dos artistas apresentados no simulador e fazer uma pesquisa mais apurada sobre ele, isto é, contemplando os seguintes pontos:
- nome do artista
- principais obras
- importância no cenário artístico nacional
- contexto histórico

O resultado da pesquisa deverá ser apresentado em um blog com imagens, áudios e vídeos, além da produção textual sobre o artista escolhido.

A turma poderá ser dividida em duplas ou trios para realizar a atividade. Sugerimos o Blogger para criação do blog. https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR%3Futm_campaign&pli=1

Durante a atividade o professor deve orientar os alunos a registrarem suas descobertas, dúvidas ou discussões, além de visitarem os blogs dos colegas fazendo contribuições para as pesquisas.

Professor! Estipule um prazo limite para postagem do material, visite todos os sites e faça comentários sobre os pontos positivos e negativos de cada pesquisa, sugira links e outras fontes para complementar a pesquisa caso necessário.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mario de Andrade: reinventando o Brasil [Mestres da literatura] Vídeo
Recursos Complementares
Criação do blog: https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR%3Futm_campaign&pli=1 Simulador sobre o Modernismo: http://www.itaucultural.org.br/modernismo/01.html Museu de arte moderna do Rio de Janeiro: www.mamrio.com.br/ Museu de arte moderna de São Paulo: www.mam.org.br/ Museu de arte moderna da Bahia: www.mam.ba.gov.br/
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. Durante as atividades o professor deverá observar, incentivar, orientar e avaliar os seguintes aspectos: - desenvolver os conhecimentos científicos e tecnológicos; - desenvolver a análise de informações, formulação de juízo de valor, argumentação, análise e avaliação de argumentos, tomada de decisões, organização e gestão do trabalho e do pensamento; - desenvolver o respeito, cooperação, tolerância nos trabalhos em grupo, respeitando as diferenças de opinião; - desenvolver o senso de democracia, responsabilidade, sensibilidade, organização, ponderação nos trabalhos em grupo; - utilizar o potencial da Internet em pesquisas sobre a temática, analisando fontes de pesquisa, desenvolvendo o senso crítico e a formação de opinião sobre as informações publicadas na rede.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • vania guiomar almeida, Centro de Ensino Médio 1 - CEM 01 , Distrito Federal - dijo:
    vaniaguio@gmail.com

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    A proposta é muito instigante e motivadora. Adorei a ideia da criação de um blog como eixo de discussões e pesquisas para os alunos. A dica fica para o ano que vem, pois só agora é que a inclusão virtual chegou à escola.


  • luciana sousa, E.M.E.B.FRANCISCO CASSIANO DO AMARAL , Ceará - dijo:
    lucianahta2010@hotmail.com

    26/10/2011

    Uma estrela

    para nos professores e uma ajuda a mais,novas ideias para o nosso desenvolvimentos em sala de aula.


  • Maria Nazaré Fagundes Oliveira, Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable , Rio de Janeiro - dijo:
    nazavr@bol.com.br

    08/08/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, mas é uma pena que não dispomos de laboratório de informática na escola, para que possamos fazer uso do que a tecnologia tem a nos oferecer de bom, e por se tratar de escola pública, nem todos os alunos tem acesso a internet no seu cotidiano. Enquanto essa realidade não muda, vamos nos esforçando para fazer o melhor, acreditando que algum dia teremos mais recursos para enriquecer nossas aulas. Valeu!


  • nathalia, av rio das pedras , São Paulo - dijo:
    nathborges_10@hotmail.ocm

    30/05/2010

    Cinco estrelas

    eu amei esse site....e eu gosto tanbem muito das artes marciais


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.