Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Joaninhas

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Promover o contato com o procedimento científico por meio da pesquisa e da observação;
• Conhecer e compreender alguns aspectos científicos das Joaninhas;
• Explorar a linguagem matemática;

Duração das atividades
6 aulas de 1 hora cada e 1 aula de de 3 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento (1ª aula - 1 hora):

Conte a história: A joaninha que perdeu as pintinhas de Paes, Ducarmos. Editora Nova América.

Conversar com as crianças sobre as características das joaninhas (cores, funções, alimentação) a partir das contribuições presentes na história:


• Todas as joaninhas são pintadinhas?
• Todas as joaninhas são vermelhas e pretas?
• Que outros insetos aparecem na história?


2º Momento (2ª aula - 1 hora):

Levar algumas joaninhas para a sala, em potes com terra e tampas furadas (para permitir que os animais respirem). Com base no que for dito, levantar questões sobre esses animais. Registrar atentamente as observações das crianças.

3º Momento - Pesquisa:

Enviar uma pesquisa para casa sobre as questões levantadas pelas crianças em sala e posteriormente socializar a pesquisa corroborando com as hipóteses levantadas em sala;

4º Momento (3ª aula - 1 hora):

Confeccionar um porta-texto (rico em ilustrações) com as informações levantadas até o momento, fazer a leitura do mesmo com as crianças e pedir que elas registrem as informações por meio de um desenho;

5º Momento (4ª aula - 1 hora):

Atividade de sala

Separe bolinhas de isopor cortadas ao meio distribua para as crianças e peça para que elas pintem a Joaninha nas cores vermelho e preto e depois conte quantas pintinhas pintaram e escrevam o numeral correspondente;

6º Momento (5ª aula - 3 horas):

Organize uma visita a um insetário e uma palestra com biólogos para ampliar os conhecimentos adquiridos sobre as joaninhas;

7º Momento (6ª aula - 1 hora):

Revise o conteúdo registrado para organizar outros portas-texto. Se ainda existirem questões sem respostas, continue com a pesquisa.

Avaliação

É preciso avaliar continuamente o desenvolvimento das crianças na realização do projeto. É preciso avaliar o interesse na pesquisa, na realização das atividades e a colaboração e envolvimento com o grupo. No trabalho com projetos é fundamental propor hipóteses, contrastá-las, comprová-las e se for o caso até modificá-las.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.