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O Jovem e a construção de uma identidade

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Buscar compreender os mecanismos ideológicos na construção da identidade do jovem e como a sociedade interfere nas suas escolhas pessoais e na identificação com um padrão estabelecido.
Duração das atividades
4 a 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos de ideologia e capitalismo.
Estratégias e recursos da aula


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Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.
 

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Atividade 1

 

 

Expor os objetivos da aula, solicitando aos estudantes que contribuam, sugerindo assuntos que gostariam de discutir sobre a proposta apresentada para complementar ou enriquecer as discussões.
A atividade inicial seria uma pesquisa sobre diversos pontos de vista sobre: o que é juventude, quais suas características, seus direitos e deveres segundo os pais, pessoas da comunidade, educadores e os próprios jovens. O professor pode dividir a turma em grupos por afinidade, sendo que cada grupo poderá pesquisar uma das categorias sugeridas. É importante que sejam registrados fidedignamente os dados levantados, os estudantes podem utilizar gravadores como celulares, mp3, etc. É importante que sejam entrevistados pelo menos quatro pessoas de cada categoria, de preferência de diferentes lugares da cidade onde vivem os estudantes (bairros diferentes).


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Atividade 2

 

 

  • Na data agendada, cada grupo apresenta suas pesquisas, podendo ser organizadas em forma de áudios, vídeos, relatos orais, etc.
  • Após a apresentação de todos os grupos, o professor abre para discussão.
  • Solicite que um estudante seja o relator das discussões, anotando no quadro de giz os principais pontos de vista sobre o tema apresentado.
  • Retorne ao objetivo inicial da aula e estabeleça com o grupo quais os temas mais relevantes para serem estudados.
  • Analise com a turma se todos os temas poderão ser estudados ou se priorizará um deles. Procure estabelecer e selecionar critérios com a turma.

 


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Atividade 3

 

 

Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central que norteará a aula. Nossa sugestão é a seguinte:

  • Compreender os mecanismos ideológicos na construção da identidade do jovem.
  • Identificar como a sociedade interfere nas escolhas pessoais do jovem e na identificação com um padrão estabelecido.
  • Que condições são oferecidas ao jovem para seu planejamento de vida e suas escolhas pessoais.

 


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Atualmente se espera muito dos jovens ao considerar que o nível de informação e troca de idéias tem-se intensificado na modernidade. Muitos conceitos que eram considerados tabus há algumas décadas evoluíram para um tratamento informal e até mesmo, exageradamente, aberto entre os jovens e seus familiares. Um exemplo clássico é a questão da sexualidade (parece não haver mais privacidade nos relacionamentos). Nesse sentido falar de trabalho, de realizações profissionais e pessoais, de planejamento econômico pode ser algo corriqueiro, conforme haja mais diálogo na família ou não.
 

A construção da identidade do jovem pode estar relacionada com as ideologias dominantes em nossa sociedade, tais como, viver o momento presente, aproveitar a vida, ou mesmo, quando se questiona uma atitude recebe-se a seguinte resposta: “não dá nada...” Assim como ao posicionamento religioso de cada um. Estas, entre outras questões, são temas importantes para serem discutidos em sala de aula.
 

Segundo Novaes, “na sociedade moderna, embora haja variação de limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro.” É um momento de conflito entre os valores da família, da sociedade e do grupo que pertence, mas de grandes expectativas em relação ao futuro. Aos 14 anos o jovem recém formado no Ensino Fundamental pode optar por um curso profissionalizante, pela educação básica ou pelo ingresso no mercado de trabalho informal ou formal (na condição de aprendiz ou estagiário).
 

Outra questão que deve ser discutida são as diferenças culturais e as desigualdades sociais, como por exemplo, quando se informa o local em que mora, seu bairro (existe preconceito entre os jovens e entre os adultos, de acordo com a localização da residência da pessoa na cidade ou periferia).
 

Após apontarmos algumas idéias que podem ser discutidas, com base nos teóricos da sociologia é importante que o Professor selecione os textos que sejam significativos para serem analisados com a turma. Temos que cuidar para que as discussões não fiquem no senso comum ou mesmo nas opiniões pessoais.


 

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Atividade 4

 

 

1 - Sugerimos que o professor faça leitura do texto: Revista Brasileira de Educação. Número especial: Juventude e contemporaneidade. Organizados por Angelina Teixeira Peralva e Marilia Pontes Sposito. Disponível para download no formato pdf em: http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm acessado em 12/12/2008. (clique no menu: números anteriores e escolha a número 5 e 6)

 

Consideramos importante os temas publicados na revista. Transcrevemos parte da lista do editorial:

  • Juventude, tempo e movimentos sociais - Alberto Melucci
  • O jovem como modelo cultural - Angelina Teixeira Peralva
  • Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil - Helena Wendel Abramo
  • Estudos sobre juventude em educação - Marilia Pontes Sposito
  • Jovens urbanos pobres: anotações sobre escolaridade e emprego - Jerusa Vieira Gomes
  • Escola noturna e jovens - Maria Ornélia da Silveira Marques
  • O trabalho, busca de sentido - Guy Bajoit, Abraham Franssen
  • O jovem no mercado de trabalho - Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins
  • O trabalho como escolha e oportunidade - Antonio Chiesi, Alberto Martinelli
  • De estudantes a cidadãos: redes de jovens e participação política - Ann Mische
  • Jovens dos anos noventa: à procura de uma política sem “rótulos” - Anne Müxel
  • Transgressão, desvio e droga - Carlo Buzzi
  • As gangues e a imprensa: a produção de um mito nacional -Martín Sánchez-Jankowski
  • Juventude(s) e periferia(s) urbanas - Eloisa Guimarães
  • Short cuts: histórias de jovens, futebol e condutas de risco - Luis Henrique de Toledo

 

2 - No site Scielo Brasil, o texto: O rap e o funk na socialização da juventude, de Juarez Dayrell da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100009&lng=en&nrm=iso acessado em 12/12/2008.


3. Selecione pequenos fragmentos do áudio disponível no Portal do MEC:
 

 

 

Vamos analisar o material de apoio sugerido, procurando fazer um contraponto com as discussões anteriores:

  • O que podemos concluir dos textos selecionados pelo professor e dos áudios? Quais as suas mensagens?
  • Qual o conceito de juventude? Como a juventude é vista em nossa sociedade?
  • Como a juventude situa-se na sociedade atual?
  • O jovem percebe quando é manipulado pelos meios de comunicação e pelo marketing?
  • Existe ética na TV? A violência veiculada nos programas de TV interferem na constituição da identidade do jovem?
  • O jovem conhece seus direitos e deveres?

 

Diante destas questões, vamos aprofundar nossas discussões:

  • O que leva o jovem a situações de risco?
  • Qual a relação do modelo de jovem com a sociedade capitalista?
  • A organização de nossa sociedade favorece a construção de uma identidade livre no jovem?
  • Quais é o mecanismo de dominação da sociedade?
  • Que projetos existem para tirar o jovem das situações de risco em nossa sociedade? Existem pessoas em sua comunidade nesta situação?

 

4 - Após as discussões iniciais, leve os estudantes perceberem a complexidade deste tema atual e a importância de se investigar como cada cidadão contribui para construção de uma identidade no jovem, nos seus projetos de vida e de sociedade.

 

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Atividade 5:

 

 

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 Juventude Rebelde (Kidulthood)

 

Sinopse: Para Trife, um garoto de 15 anos, a vida é uma luta. Perdido entre seus diversos mundos os amigos de escola, a garota de seus sonhos e a pressão de seu perigoso tio, ele precisa escolher qual caminho seguirá: aquele que sabe ser certo ou uma vida de drogas, armas e violência. quando uma aluna da escola se suicida, as aulas são canceladas e Trif e seus amigos, Mooney e Jay, ganham um dia inteiro de folga. parece que o círculo de violência finalmente chegou a um trágico fim, mas num mundo no qual o sexo é comum, as drogas fáceis e a violência um estilo de vida, os problemas nunca estão tão longes assim.

Informações Técnicas
Título no Brasil: Juventude Rebelde
Título Original: Kidulthood
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Site Oficial: http://www.kidulthood.co.uk
Estúdio/Distrib.: Focus Filmes
Direção: Menhaj Huda
 

Maiores informações no site http://www.interfilmes.com/filme_17459_Juventude.Rebelde-(Kidulthood).html acessado em 12/12/2008.

 


Sugerimos a aplicação da dinâmica cine-fórum para esta atividade:


Objetivos: 

  • Integrar o filme nas experiências de vida de cada participante.
  • Desenvolver o espírito crítico, através da formulação de opiniões pessoais.
  • Compreender a mensagem da Juventude Rebelde (Kidulthood), os valores artísticos e a técnica do filme.

 

Desenvolvimento:

1º Momento: preparação

  • Deixar claro para os alunos os objetivos a serem estudados com o vídeo.
  • Observar os diálogos com atenção.
  • Anotar os momentos interessantes.
  • Relacionar as informações do filme com a construção da identidade do jovem.

 

2º Momento:

  • Apresentação do filme.

 

3º Momento: Formação dos grupos.

  • Formar um pequeno grupo à frente.
  • Formar um grande grupo, para analisar e enriquecer as colocações obtidas na turma.
  • Observação: a discussão constitui o instrumento do desenvolvimento cultural. Para maior eficácia, convém que a discussão se realize logo após o posicionamento do filme, quando ainda estão vivas as imagens.

 

4º Momento: Debate

  • Levando em consideração o modelo capitalista da sociedade atual, leve os alunos a discutirem quais as relações entre a ideologia, a liberdade de expressão, a democracia no Brasil e os modelos de juventude veiculadas na mídia.

 

5º Momento: Síntese integradora

  • Neste momento o professor em conjunto com a turma elabora a síntese integradora das discussões e dos estudos anteriores.

 

Elementos do cine-forum:

  • Um diretor do debate
  • Dois redatores (para maior riqueza das anotações)
  • Um animador
  • Um cronometrista.

 

Funções dos elementos:

Diretor do debate – qualidades:

  • Compreensão do filme e domínio do conteúdo.
  • Segurança e facilidades de expressão.
  • Simpatia e comunicabilidade.
  • Firmeza e elasticidade de idéias.
  • Sentido de humor.

Redator:

  • Obter relatório e síntese do assunto.
  • Enumerar, descrever, comparar, distinguir, verificar contradições.

Animador:

  • Orientar democraticamente a discussão.
  • Colocar os espectadores para se expressarem.
  • Infundir confiança para obter troca de idéias, falando pouco e ouvindo atentamente.
  • Ordene a discussão, evitando a dispersão.
  • Exige clareza e brevidade nas intervenções.

Cronometrista:

  • Dispor o tempo de maneira a que as etapas sejam cumpridas dentro dos espaços quantitativos adequados.

Avaliação:

  • O pequeno grupo será avaliado, através da identificação dos seus respectivos papéis no desenrolar da técnica do Cine-fórum pelo grande grupo e pelas produções a serem realizadas.

 

6º Momento: faça o registro das discussões no blog da escola.

 


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Atividade 6:

 

 

 


Sugerimos que os seguintes temas sejam pesquisados pelos estudantes para complementar as discussões:


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Atividade 7:

 

 

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Imagem do vídeo

 

Informações técnicas:

  • Título: Meow
  • Gênero Animação
  • Diretor Marcos Magalhães
  • Ano 1981
  • Duração 8 min.
  • Cor Colorido
  • Bitola 35 mm
  • País Brasil
     

Sinopse: Um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?


Site Porta Curtas: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=811

Vamos assistir e discutir o capitalismo e o processo de globalização apresentado no vídeo, pois neste momento podemos confrontar as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização.

Sugerimos que a turma assista ao vídeo do Meow e participe, discutindo e sugerindo ações coletivas a respeito dos efeitos da mídia, das ideologias no formação da identidade do jovem.

Vamos estimular a turma a fazer análises, onde poderão ser reforçadas ou reformuladas as posições anteriores, após explorarmos os recursos que aprofundaram nossa discussão.
 

 

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Fonte: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php

 

Faça o registro num blog, para maiores informações acesse: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php acessado em 12/12/2008.
 

Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.

 


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Atividade 8:

 

 

 

Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no blog e no site da escola.

Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:

Aplicação à realidade – Como contribuir para que o jovem construa uma identidade livre de preconceitos, de ideologias, da dominação social?

  • O que fazer
  • Como fazer, em que condições
  • Com que estratégias
  • Com que recursos
  • Para obter que efeitos 
  • Com que finalidade e para beneficiar a quem


Condições objetivas para que se efetive nossa ação

 

  • Nível de conhecimento: Como podemos divulgar nossas idéias e fortalecer nossa opinião sobre o tema, envolvendo nossa comunidade?
  • Disponibilidades das pessoas envolvidas: A nossa ação deverá envolver que pessoas da nossa comunidade?
  • Autoridade: poder necessário para intervenção: Quais autoridades podemos convidar para fazer parte de nosso grupo?
  • Uso das estratégias: momento oportuno. Vamos definir prazos e metas.
  • Grau de comprometimento e consciência social. O que esperamos conseguir com nossas ações.
     

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Atividade 9:
 

 

 


Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Proponha que os estudantes construam um diário, desde o início das discussões até o final das atividades propostas e faça uma reflexão sobre sua caminha conceitual.


 

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  1. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
  2. LIMA, Lauro de Oliveira. Dinâmica de grupo. Petrópolis: Vozes, 2007.
  3. NOVAES, Regina. Juventude e sociedade: jogos de espelhos. In: SOCIOLOGIA ESPECIAL: CIÊNCIA & VIDA. Juventude brasileira. São Paulo: Editora Escala. Ano I, n. 2, p. 6-15.
     

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Construindo o futuro Áudio
A TV educa? Áudio
Recursos Complementares
Faça enquetes na escola sobre as questões discutidas, estimulando os alunos a participarem das discussões e proporem ações individuais e coletivas, envolvendo os pais e a comunidade para mobilizar todos.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário. Os estudantes deverão produzir um texto dissertativo sobre o tema proposto.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 15 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/15 - 60%
  • Quatro estrelas 5/15 - 33,33%
  • Três estrelas 1/15 - 6,67%
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Opiniones

  • ana maria inacio lopes, EEEMADILINA DE SOUSA DINIZ,PJOVEM , Paraíba - dijo:
    lopestanta@gmaail.com.br

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    esse projeto foi muito bem planejado .um material riquíssimo para qualquer pessoa espelhar-se nele,parabens


  • Claudia Cortes, CEPRA , Rio de Janeiro - dijo:
    claudia_fonseca@prof.educacao.rj.gov.br

    06/09/2013

    Quatro estrelas

    Ótimo material! Obrigada.


  • Maria Nelia, Esc. Mul. Humberto de Campos , Bahia - dijo:
    nelia.melgasso@hotmail.com

    22/09/2012

    Três estrelas

    Parabens pelo tema,gostei e vou utilizá-lo como modelo.


  • dari Cruz, Colégio Lindaura Ribeiro Lucas , Paraná - dijo:
    divamarilima@hotmail.com

    01/06/2012

    Cinco estrelas

    Professora,muito interessante sua aula,e as sugestões dos temas para os jovens é pertinente,pois temos que trabalhar assuntos que dizem respeito a fase que eles estão vivendo,mas também fazer com que saiam do senso comum. Foram ótimas as dicas da revista Parabéns


  • Wesley Narcizo de Oliveira, Colégio Estadual Gabriel Segundo Scipione , Paraná - dijo:
    wesley-narcizo@hotmail.com

    21/06/2011

    Cinco estrelas

    A TV educa? e Construindo o futuro são vídeos muito educativos e que ajudam a aprender muito mais.


  • sandracruz, EE Prof Ana Júlia de Carvalho Mousinho , Rio Grande do Norte - dijo:
    sandra61natal@oi.com.br

    04/06/2010

    Cinco estrelas

    Sou grata ao Portal por me proporcionar o que,infelizmente,a Academia não me ofereceu. Irei compartilhar o Portal com os meus colegas professores e coordenadores,desde já afirmo que fará uma grande diferença na qualidade da educação na comunidade escolar se nos apropriarmos dessa ferramenta pedagógica. O Brasil possui educadores competentes que garimpam o seu conhecimento para contribuir com a sociedade,o que falta é uma Política Pública de Qualidade de Vida no Trabalho para os Educadores.


  • Maria Joana, Col. Estadual Barão de Capanema , Paraná - dijo:
    mj-koliski@bol.com.br

    14/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, gostei muito de sua proposta de trabalho.


  • Katiano Rodrigo Picinini, CEDUP GETULIO VARGAS , Santa Catarina - dijo:
    katianopicinini@bol.com.br

    28/04/2010

    Quatro estrelas

    A sugestão dos filmes são interessantes para a compreensão do tema. Um dos grandes desafios de hoje frente a pós-modernidade, que apresenta a fragmentação do ser, é entender que o ser é uma construção que o próprio sujeito se faz.


  • edelzeth tapajos serrao, CEUL , Pará - dijo:
    edel_zeth@hotmail.com

    30/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora pela aula. O tema abordado é oportuno, visto que nossos jovens precisam de orientações.


  • Lucivângela Luz de Sousa, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - dijo:
    luz.lucivangela@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse tema, pois os nossos jovens precisam ter suas identidades próprias e para isso nada mais importante do que refletirmos com eles mesmos suas atuações na sociedade.


  • Guilherme Barros Filho, E E E M PROF PAULO FREIRE , Pará - dijo:
    guilhermebarros_filho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá profesora, parabéns. Ótimo, o tema é atual e deve merecer uma especial atenção nossa equanto educadores visto que o jovem está em busca de sua identidade diante de uma sociedade exigente e de poucas oportunidades especialmnete para os mais carentes.


  • Jussara, C.E.Pandiá Calógeras , Rio de Janeiro - dijo:
    jurreis@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É muito bom ver que ainda professores que se entusiamam e desenvolvem iniciativas como essa aula, onde há participação dos alunos , tornando as aulas mais vivas e criativas. parabéns professora! Obs: Onde posso achar esse dvd para comprar? Obrigada


  • celi eleodora machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Mato Grosso do Sul - dijo:
    celibela@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa foi uma das aulas mais produtivas que ja tive a oportunidade de conhecer. Muito bem idealizada, demonstrando cada etapa da sua realização e seus objetivos, tudo de maneira muito bem contextualizada, expondo passo-a-passo o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados. Parabéns pelo trabalho.


  • marta pereira pontes, E E E F ROMULO MAIORANA , Pará - dijo:
    martappontes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    adorei a dinâmica do cine forum e o vídeo do Meow que eu não conhecia


  • Jorge Fernando Cabral, ESC EST ENS MÉDIO CORONEL PEDRO OSORIO , Rio Grande do Sul - dijo:
    pr.jorgefernando@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente projeto!!!


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