Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos seqüestrar o carbono?

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer conceitos como "créditos de carbono", "carbono neutro", "seqüestro de carbono". Compreender a ligação entre a emissão de gás carbônico e o aquecimento global. Compreender o papel de cada um na emissão e seqüestro de carbono.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ciclo do carbono
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1370/imagens/sequestro2.gif

Ilustração: Andrea Castagini

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1370/imagens/atividade.gif

Professor, ao iniciar sua aula, pergunte aos alunos o que eles entendem por seqüestro de carbono. Se já ouviram falar do Protocolo de Kyoto, e do que ele trata? Qual a importância desse seqüestro de carbono para o ambiente? Que setores da sociedade estão mais relacionados com isto?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1370/imagens/labinformatica.png

Convide-os a acessarem os seguintes objetos de aprendizagem:


Absorção de CO2



Intervenção humana no ciclo do carbono

Agora instrua os alunos a pesquisarem sobre o ciclo de carbono, sua importância e também sobre o que o excesso deste elemento causa ao ambiente e atmosfera. Agora eles serão capazes de compreender a importância do seqüestro de carbono.
As maiores fontes de emissão de carbono são as fábricas, termoelétricas, queima de combustíveis fósseis (diesel, gasolina, etc.) e queimadas. Contudo, cada um de nós, expira gás carbônico na atmosfera, pois somos seres vivos. Mas será que também somos responsáveis pelo aumento de emissão deste gás? Após as respostas dos alunos, peça que acessem a página e calculem quanto de emissão de carbono é feita por cada um anualmente. http://iniciativaverde.org.br/pt/calculadora
Que medidas podem tomar individualmente para diminuir a emissão deste elemento na atmosfera?
Há algumas formas de retirar o carbono da atmosfera. Quais são elas? Esta página traz informação e pequenas animações que explicam um pouco sobre cada maneira de seqüestrar o carbono. http://www.seed.slb.com/pt/scictr/watch/climate_change/capture.htm


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1370/imagens/atividadecomplementar.gif

Agora seus alunos já estão de posse das informações básicas do tema de nossa aula. Sugerimos uma atividade diferenciada, na qual os alunos tomarão contato com as diferentes formas de aumentar e diminuir a emissão do carbono na atmosfera, o jogo Seqüestro do Carbono

JOGO SEQÜESTRO DO CARBONO - autoria: Andrea Castagini
 

O jogo foi desenvolvido para no máximo 6 equipes, com número variável de integrantes.

Componentes: O jogo é composto por: 6 cartas de países, um “escudo” do professor, onde consta as situações ecológicas, planilhas para cálculo da emissão de carbono (1 para cada equipe) e planilha para controle da participação dos alunos (para o professor). Clicando aqui o professor poderá baixar os componentes do jogo para impressão e uso em sala de aula.


Objetivos: Cada equipe representará um país, com suas características acerca da emissão de carbono. O objetivo do jogo é neutralizar ao máximo esta emissão e se possível acumular créditos de carbono.
Desenvolvimento:
Primeiro embaralhe as cartas de países e distribua uma para cada equipe. Esse será o país que eles vão representar. Entregue uma planilha de cálculo para cada grupo, e instrua-os a preenchê-la à lápis.
No escudo do professor há uma série de situações para serem propostas a cada equipe. Os alunos de cada grupo devem pensar em uma estratégia para minimizar os danos que esta situação vai causar no meio ambiente. O tempo deve ser determinado pelo professor, sugerimos dois a cinco minutos. Após a apresentação da estratégia desenvolvida pelos alunos, o professor deverá julgar se esta foi coerente ou se foi fraca. Se a estratégia foi coerente e a contento, o professor pode ler um dos “prêmios ecológicos” de seu escudo, que vai minimizar a emissão de gás carbônico no país, ou pode simplismente dizer que a emissão inicial da situação foi diminuída à metade, por exemplo. Se a estratégia não foi boa, o professor explica que a quantidade emitida de gás carbônico pela situação foi total. Também pode escolher uma conseqüência desastrosa, ligada a esta situação.


Cada situação ecológica vem acompanhada de uma quantidade de gás carbônico emitido na atmosfera. Os prêmios ecológicos vêm com uma quantidade de carbono seqüestrada da atmosfera. Os alunos deverão somar ou subtrair estes valores em sua planilha, onde já deve constar o valor inicial que seu país emite anualmente deste gás. Na planilha do professor, ele pode anotar que a equipe teve uma boa participação, com o desenvolvimento de uma estratégia adequada.


Exemplo de jogada:
O professor inicial pelo grupo 1, que está a sua esquerda. Em seu escudo ele escolhe a situação:”Um novo parque industrial está chegando em seu país. O montante de emissão de gás carbônico será de 100 toneladas/ ano. Que estratégias vocês propõem para diminuir a poluição que isto vai causar?
Os alunos reúnem-se por dois minutos para trocar idéias e propor uma saída. Eles podem propor o que visualizaram nos recursos sugeridos na aula, tais como o seqüestro geológico do carbono. Ou podem não ter uma boa resposta. Se a estratégia dos alunos for condizente (fica a julgamento do professor), ele pode escolher alguma premiação, ou simplesmente diminuir a emissão de carbono gerada pela situação. Um exemplo de “prêmio ecológico”: “Parabéns, vocês desenvolveram o seqüestro geológico do carbono, que reduz à metade a emissão deste poluente.”
Os alunos devem registrar em sua planilha, tanto a situação e o valor de poluente gerado, como a estratégia e o resultado. Somar ou subtrair do montante de emissão anual que o país gera.
Repete-se o processo para cada equipe, variando a situação apresentada. O jogo continua pelo número de rodadas que o professor desejar.
 

Ao fim do jogo, cada equipe deve fazer um gráfico onde visualizará a emissão de poluente e o seqüestro do gás carbônico durante o jogo. Não existe um ganhador, mas sim vários, pois todos tentaram fazer o melhor possível para evitar maiores emissões de gás carbônico em seu país.
Fica livre ao professor adaptar ou criar mais situações para aplicar no jogo.
Após o jogo, instrua seus alunos a pesquisarem a real situação (referente ao seqüestro de carbono) do país escolhido por eles no jogo.
O resultado desta pesquisa deverá ser apresentado em um mapa conceitual. Sugerimos ao professor que utilize o CMap Tools.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1370/imagens/avaliacao.png
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Intervenção humana no ciclo do carbono Animação/simulação
Absorção de CO2 Experimento prático
Avaliação
A avaliação pode ser feita pela participação dos alunos no jogo (a planilha do professor poderá ajudar neste sentido) e também sobre o mapa conceitual desenvolvidos pelos alunos.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.