Aula 1
PROGNÓSTICO: Qual será a classificação do Brasil na Copa do Mundo?
- Antes do início da Copa do Mundo, organize um cronograma para realização de um prognóstico sobre a classificação da Seleção Brasileira na Copa com todos os alunos/as e profissionais da escola;
- Distribua para alunos/as e profissionais da escola um texto informativo sobre a Copa do Mundo e o prognóstico para ser respondido;
- Divulgue o resultado do prognóstico antes do início da Copa do Mundo nos murais, jornal e site da escola.
Sugestão do cronograma e texto informativo no Anexo 1 do artigo A Copa do Mundo nas aulas de Educação Física publicado no site: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2003/comunic_coord/j_copa_mundo_ef_leandro.pdf acesso em 18/10/2009.
DIAGNÓSTICO: Os professores organizaram duas atividades para diagnosticar e identificar o que os/as alunos/as sabem sobre a Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino das crianças:
- Alunos/as do 6º ao 9º anos: utilização da escrita e do quadro imaginário social para registro dos /as alunos/as.
1ª Atividade:
Entregue e solicite que os/as alunos/as do 6º ao 9º anos respondam o questionário sobre a Copa do Mundo, utilizando a escrita para materializar suas opiniões.
O que sei sobre a Copa do Mundo:
- Copa do Mundo, o que é isso?
- Quando a Copa do Mundo é realizada?
- O que precisa fazer para participar da Copa do Mundo?
- Quem pode participar?
- Quantas são as vagas para participar desta competição?
- Como são escolhidos os participantes?
- Será que tem algum regulamento? Qual é a forma de disputa?
- Quais regras, técnicas e táticas do futebol são necessárias para participar da Copa do Mundo?
Esse questionário deve ser respondido em sala de aula, evitando que os/as alunos/as pesquisem ou busquem respostas em qualquer fonte de pesquisa.
Informe aos/às alunos/as que na próxima aula o resultado do questionário será socializado.
Aula 2 e 3
2ª Atividade:
Para a segunda aula, o/a professor/a deverá sintetizar as respostas do questionário entregue pelos/as alunos/as. Nesse momento, o/a professor/a deverá considerar todas as respostas apresentadas independente de sua veracidade;
- Socialize a síntese do diagnóstico da primeira atividade para cada um dos cinco níveis de ensino;
- Questione junto a todos/as alunos/as se concordam ou não com as respostas apresentadas;
- Registre o resultado desse questionamento, pois o mesmo será muito útil no decorrer do processo.
Solicite aos/às alunos/as que tragam reportagens, fotos, imagens e outros documentos sobre qualquer Copa do Mundo já foi ou será realizada, para que possamos organizar um Painel Informativo sobre os seguintes temas da Copa do Mundo:
- A história do futebol;
- Regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos do futebol;
- A história e contextualização das Copas do Mundo;
- As sedes da próxima Copa do Mundo;
- A mídia na Copa do Mundo;
Aula 4
2ª Atividade:
- Defina na Escola o espaço destinado para exposição dos painéis informativos sobre a Copa do Mundo;
- A exposição deve ser organizada por t emas, de maneira que, todas as informações sobre a Copa do Mundo que os/as alunos/as trouxerem, devem ser organizadas num painel com o mesmo tema.
- Programe, em conjunto com os/as alunos/as, os temas a serem pesquisados e o período de construção dos painéis informativos sobre:
- A história do futebol de campo: origem, evolução de suas regras, materiais e massificação.
- Futebol: suas regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos.
- Histórico e contextualização das Copas do Mundo já realizadas - aspectos, econômicos, políticos e culturais dos países que sediaram esse evento.
- Curiosidades, seleções e craques das Copas do Mundo.
- Informações políticas, econômicas, culturais sobre os participantes e países sede da Copa do Mundo.
- Como a mídia, as empresas esportivas, as instituições esportivas se envolveram na Copa do Mundo.
- Divulgar e atualizar as tabelas e o quadro de pontuação de todos os jogos da Copa do Mundo.
As exposições destes painéis devem garantir que, antes e durante a realização da Copa do Mundo, sempre haverá informações novas sobre esse evento esportivo.
Informe aos/às alunos/as que na próxima aula iremos organizar e realizar a “Copinha da Escola”.