Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Copa do Mundo na Escola: o que eu sei sobre a Copa do Mundo.

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Sugerir qual será o resultado da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo;
  • Explicitar qual é o seu conhecimento e sua visão sobre a Copa do Mundo;
  • Refletir criticamente sobre a Copa do Mundo, ampliando seu conhecimento sobre esse tema.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50min / Total 200 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento da Estratégia de Ensino para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: a Copinha da Escola?” – aula publicada no portal do professor.
  • Conhecimento da Estratégia de Ensino para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: o que eu não sei sobre a Copa do Mundo?” – aula publicada no portal do professor.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

PROGNÓSTICO: Qual será a classificação do Brasil na Copa do Mundo?

  • Antes do início da Copa do Mundo, organize um cronograma para realização de um prognóstico sobre a classificação da Seleção Brasileira na Copa com todos os alunos/as e profissionais da escola;
  • Distribua para alunos/as e profissionais da escola um texto informativo sobre a Copa do Mundo e o prognóstico para ser respondido;
  • Divulgue o resultado do prognóstico antes do início da Copa do Mundo nos murais, jornal e site da escola.

Sugestão do cronograma e texto informativo no Anexo 1 do artigo A Copa do Mundo nas aulas de Educação Física publicado no site: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2003/comunic_coord/j_copa_mundo_ef_leandro.pdf acesso em 18/10/2009.

DIAGNÓSTICO: Os professores organizaram duas atividades para diagnosticar e identificar o que os/as alunos/as sabem sobre a Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino das crianças:

  • Alunos/as do 6º ao 9º anos: utilização da escrita e do quadro imaginário social para registro dos /as alunos/as.

1ª Atividade:

Entregue e solicite que os/as alunos/as do 6º ao 9º anos respondam o questionário sobre a Copa do Mundo, utilizando a escrita para materializar suas opiniões.

O que sei sobre a Copa do Mundo:

  • Copa do Mundo, o que é isso?                                                          
  • Quando a Copa do Mundo é realizada?         
  • O que precisa fazer para participar da Copa do Mundo?        
  • Quem pode participar?
  • Quantas são as vagas para participar desta competição?
  • Como são escolhidos os participantes?                                                                                             
  • Será que tem algum regulamento? Qual é a forma de disputa?
  • Quais regras, técnicas e táticas do futebol são necessárias para participar da Copa do Mundo?

Esse questionário deve ser respondido em sala de aula, evitando que os/as alunos/as pesquisem ou busquem respostas em qualquer fonte de pesquisa.

Informe aos/às alunos/as que na próxima aula o resultado do questionário será socializado.

Aula 2 e 3

2ª Atividade:

Para a segunda aula, o/a professor/a deverá sintetizar as respostas do questionário entregue pelos/as alunos/as. Nesse momento, o/a professor/a deverá considerar todas as respostas apresentadas independente de sua veracidade;

  • Socialize a síntese do diagnóstico da primeira atividade para cada um dos cinco níveis de ensino;
  • Questione junto a todos/as alunos/as se concordam ou não com as respostas apresentadas;
  • Registre o resultado desse questionamento, pois o mesmo será muito útil no decorrer do processo.

Solicite aos/às alunos/as que tragam reportagens, fotos, imagens e outros documentos sobre qualquer Copa do Mundo já foi ou será realizada, para que possamos organizar um Painel Informativo sobre os seguintes temas da Copa do Mundo:

  • A história do futebol;
  • Regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos do futebol;
  • A história e contextualização das Copas do Mundo;
  • As sedes da próxima Copa do Mundo;
  • A mídia na Copa do Mundo;

Aula 4

2ª Atividade:

  1. Defina na Escola o espaço destinado para exposição dos painéis informativos sobre a Copa do Mundo;
  2. A exposição deve ser organizada por t emas, de maneira que, todas as informações sobre a Copa do Mundo que os/as alunos/as trouxerem, devem ser organizadas num painel com o mesmo tema.
  3. Programe, em conjunto com os/as alunos/as, os temas a serem pesquisados e o período de construção dos painéis informativos sobre:
    • A história do futebol de campo: origem, evolução de suas regras, materiais e massificação.
    • Futebol: suas regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos.
    • Histórico e contextualização das Copas do Mundo já realizadas - aspectos, econômicos, políticos e culturais dos países que sediaram esse evento.
    • Curiosidades, seleções e craques das Copas do Mundo.
    • Informações políticas, econômicas, culturais sobre os participantes e países sede da Copa do Mundo.
    • Como a mídia, as empresas esportivas, as instituições esportivas se envolveram na Copa do Mundo.
    • Divulgar e atualizar as tabelas e o quadro de pontuação de todos os jogos da Copa do Mundo.

As exposições destes painéis devem garantir que, antes e durante a realização da Copa do Mundo, sempre haverá informações novas sobre esse evento esportivo.

Informe aos/às alunos/as que na próxima aula iremos organizar e realizar a “Copinha da Escola”.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.
  • Verifique a participação dos/as alunos/as durante a construção dos Painéis Informativos sobre a Copa do Mundo.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.