Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincando com os pontos cardeais

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Construir noções espaciais relativas à orientação e navegação mediante o emprego dos pontos cardeais.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos cada;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Percepção espacial; • Localização: Esquerda, direita, frente, trás.
Estratégias e recursos da aula

Introdução


A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é com os pontos cardeais. O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul).
 

Sendo os mapas, representações da superfície terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado torna-se uma competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador que tem por objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que possibilite a localização dos espaços e/ou elementos representados.

Portanto dentro da proposta de educação cartográfica, é importante preparar as crianças para conceitos como o de pontos cardeais. Nas séries iniciais, esse conceito demanda uma preparação por parte das crianças, que devem inicialmente considerar a localização dos objetos uns em relação aos outros, independente do seu posicionamento, e a partir de atividades no espaço concreto de vivência do aluno, utilizando movimentações no próprio meio.
 

A proposta é que mediante uma atividade lúdica as crianças solidifiquem a construção do conceito de navegação e direcionamento.

Essa atividade prepara as crianças para o entendimento do conceito de pontos cardeais.

Para saber mais, visite:

www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2002/Simposio_Cart_Crian%E7a_2002.pdf

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1372/imagens/aula06imagem1.JPG
 

O Jogo - “Aonde você chegou ?”
 

Materiais Necessários:
 

• Caixa grande de ovos, feita de papelão,
• caneta hidrocor,
• cartolina;
• tampa de garrafa de refrigerante;
 

Preparando o Material:
 

O Tabuleiro:
 

Com a caixa de ovos será feito um tabuleiro. Nas partes fundas da caixa de ovos, escreva com caneta hidrocor de cores diferentes, números e letras em ordem aleatória.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1372/imagens/bandeja2.jpg

 


Esse será o tabuleiro onde as duplas vão jogar.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1372/imagens/tampa_pet2.JPG

A tampa de refrigerante, será usada para percorrer os pontos do tabuleiro.

 

As Cartas:
 

Agora vamos produzir as cartas!

Sugere-se que elas sejam retangulares e coloridas. Devem contar com uma numeração - carta 01, carta 05 - com comandos  como:

  • ande duas casas à direita;
  • ande uma casa para baixo;

Estes comandos  serão executados pelos alunos para navegarem no tabuleiro. Quanto às cartas, estas podem ser feitas de cartolina, papelão ou de outro material disponível em sua escola.

Use sua criatividade, aqui vão alguns modelos de cartas que o professor pode construir. Cada carta tem uma seqüência de comandos e também a resposta de onde esta seqüência terminará.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1372/imagens/modelo_de_carta1.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1372/imagens/modelo_de_carta3.JPG

Essas são apenas sugestões, use sua critividade na construção de seus modelos de cartas!

Para iniciar o jogo, formam-se as duplas, onde se intercala, uma partida um aluno fica com um maço de cartas e dá os comandos e o outro segue as ordens, executando os movimentos com a tampa de refrigerante, percorrendo o tabuleiro.
 

O aluno com as cartas, dá a sequência de comandos ao colega e este percorre o tabuleiro, usando a tampa de refrigerante. A cada comando ele passa pelos número e letras escritos no fundo da caixa.

Ao final o aluno que estiver na vez de dar as cartas pergunta ao colega: “Aonde você chegou?”

O aluno que percorre o tabuleiro com a tampa deve responder a pergunta, identificado em que local está a tampa e dizer qual a letra ou número está representada no local.

Essa é uma proposta de aula que trabalha a questão da navegação - direita, esquerda, frente e trás - e portanto também trabalha a questão da lateralização nos alunos. É importante que essa atividade seja trabalhada em conjunto com o professor de matemática, que poderá dar enfase a aspectos pertinentes à sua disciplina.

O professor deve acompanhar as duplas e ir orientando as crianças.

Recursos Complementares
www2.uel.br/projeto/cartografia/biblio/educ_d.htm www.observatoriogeogoias.com.br/observatoriogeogoias/artigos_pdf/Auristela%20Afonso%20da%20Costa.pdf
Avaliação
Como avaliação é importante o professor acompanhar se os alunos conseguem executar os comandos das cartas, conforme as orientações e com isso construir a noção de orientação e navegação.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • gabriela , Escola Estadual Vinícius de Moraes , Mato Grosso do Sul - dijo:
    gabitomazetto@gmail.com

    27/11/2013

    Quatro estrelas

    achei muito interessante, acho que os aluno irão adorar.


  • gerda lucia ferreira vieira, EEEP DE SENADOR POMPEU - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SENADOR POMPEU , Ceará - dijo:
    gerda.vieira@yahoo.com.br

    15/02/2011

    Quatro estrelas

    gosto de ver conteúdos na prática assim o aluno dará mais significado a sua aprendizagem.


  • ALine, N.M. Prof. Alírio , Santa Catarina - dijo:
    line_landa@hotmail.com

    10/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, é o que eu vou fazer... Vou adaptar e os pequenos vão adorar! Obrigadaa


  • solange crivilin, EMEFM MARÍLIA DE REZENDE SCARTON COUTINHO , Espírito Santo - dijo:
    solcrivilin@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Atividade nota 10. Desenvolvi com meus alunos e leles adoraram


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.