02/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Os professores organizaram três atividades para auxiliar os/as alunos/as a identificar, interpretar e analisar os aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino.
Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar a Copinha da Escola, os/as alunos/as devem responder o questionário entregue na estratégia de ensino “Copa do Mundo na Escola: a Copinha da Escola?”
Aula 1
1ª Atividade:
Organize o Quadro Representativo, explicitando o que os/as alunos/as devem conhecer e saber sobre o tema Copa do Mundo. Sugere-se o modelo abaixo:
QUADRO REPRESENTATIVO DA COPA DO MUNDO
VALORES ASSOCIADOS À COPA DO MUNDO |
|||
POSITIVOS |
NEGATIVOS |
||
ITENS |
ORGANIZADORES |
PAIS / CIDADE SEDE |
EMPRESAS / MÍDIA |
ATLETA / TÉCNICO /ÁRBITRO |
PÚBLICO |
CIÊNCIA DO ESPORTE |
RELIGIÃO |
POLÍTICOS |
OBJETIVOS |
||||||||
IDEOLOGIA |
ESTRUTURA ORGANIZATIVA |
||||
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS |
ASPECTOS FINANCEIROS |
VEICULAÇÃO NA MÍDIA |
ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO |
|
A COMPETIÇÃO COPA DO MUNOO |
A MODALIDADE FUTEBOL |
|||
Conhecimentos necessários para a ampliação e confrontação com o conhecimento diagnosticado junto aos/às alunos/as:
Aula 2 e 3
2ª Atividade:
Receba os questionários respondidos pelos/as alunos/as.
Socialize, reflita criticamente com os/as alunos/as as respostas, conforme as categorias de análises presentes no Quadro Representativo da Copa do Mundo (1ª Atividade).
Aula 4, 5 e 6
3ª Atividade:
Construa o Quadro Representativo da Copa do Mundo, sintetizando as respostas dos/as alunos/as conforme as categorias de análises organizadas pelos/as professores/as. Para cada nível de ensino deverá construir sua síntese em forma de Quadro.
Após essa construção do Quadro Representativo para cada nível de ensino, os/as professores/as deverão sintetizá-los, incorporando o resultado de todos os níveis num mesmo quadro. Dessa maneira, teremos um Quadro de cada turma e um Quadro geral com as sínteses de todos os anos finais do Ensino Fundamental.
Organize a exposição dos Quadros Representativos da Copa do Mundo, tanto construídos pelos/as alunos/as de cada turma/nível de ensino, quanto do quadro que tem a síntese de todos os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Nas aulas de Educação Física o/a professor/a deverá utilizar o Quadro Representativo sistematizado pelos alunos, em seu nível de ensino, como objeto de observação, análise crítica e debate quando confrontados com os demais Quadros expostos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/06/2014
Cinco estrelasMeu professor me passou essa aula muito legal recomendo
06/06/2010
Cinco estrelasexcelente aula, me abriu um leque imenso para trabalhar sobre o assunto.