Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


É proibido fumar! Quer saber por quê?

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conscientizar quanto aos malefícios que o cigarro traz à saúde. Esclarecer quanto à composição química do cigarro e como afeta o ambiente e a saúde. Conscientizar que o tabagismo é uma forma de poluição da atmosfera.
Duração das atividades
4 a 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sistema respiratório
Estratégias e recursos da aula


 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1375/imagens/fumo.jpg
                                                           Ilustração: Andrea Castagini



Professor, sugerimos que inicie sua aula, questionando os alunos sobre o hábito de fumar. Se eles sabem que o tabagismo causa danos à saúde e quais são eles. E pergunte também, se muitas pessoas sabem dos perigos que o cigarro causa ao organismo, porque várias continuam fumando?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1375/imagens/labinformatica.png
Para aumentar o conhecimento dos alunos sobre o tema, sugerimos o áudio disponível no Portal do Professor:

Combate ao fumo

Este áudio fala um pouco sobre o leva as pessoas a fumar, os malefícios que o tabagismo causa à saúde e da dificuldade de se livrar do vício do fumo.
Ainda visitando a internet, instrua seus alunos a fazerem as atividades da webquest portuguesa “O consumo de tabaco na nossa escola”, sendo sua proposta de trabalho um questionário a ser desenvolvido e aplicado na própria escola, para fornecer dados à confecção de gráficos que mostrem o consumo de cigarro pelos escolares, professores e funcionários. Esta webquest encontra-se no endereço: http://pagpessoais.iol.pt/fornelos/matematica/webquest_tabaco.htm .

O professor poderá interagir com o professor de matemática para a confecção dos gráficos. A interpretação dos dados obtidos é de grande importância. Sugerimos que após esta atividade e discussão dos dados, os alunos elaborem um relatório do conjunto de informações obtidas.
Outra webquest que propõe a pesquisa dos malefícios do cigarro e uma campanha de orientação e prevenção contra o tabagismo, encontra-se neste endereço: http://www.eb23-mota-fervenca.rcts.pt/recursos/webquests/tabaco/index.htm#taref .
Para esta atividade, sugerimos alguns sítios que reúnem informações importantes para a elaboração da campanha.
http://www.cigarro.med.br/
http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html
http://www.drashirleydecampos.com.br/categorias/77/ página com muitas ligações a notícias referentes ao cigarro.
http://www.inca.gov.br/tabagismo/faq/inicial.asp?pagina=404.asp&item=faq#4#4 página com perguntas e respostas sobre o tabagismo.
Também recomendamos a atividade de palavra cruzada sobre o cigarro: http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/cruzadas.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1375/imagens/labquimica.png

Construção do “fumômetro” (retirado do livro “Atividades interdisciplinares de educação ambiental”)
Materiais:
Dois frascos pequenos, incolores, com 9 cm de altura (como o frasco de sal de fruta, por exemplo)
Dois canudos de diâmetro maior (como o de refrescos)
Massa para vedar (pode ser cola, massa de calafetar, etc.)
Seringa sem agulha
Um dos frascos deverá ser usado como controle, ou seja, será utilizado apenas para fazer a comparação, no final. Colocar água (2 cm de altura), vedar e guardar.
Montar o outro frasco da seguinte forma:
- o canudo que contém o cigarro deve ficar imerso na água;
- O canudo por onde o ar será sugado deve ficar acima do nível da água;
- a quantidade de água deve ser mínima (2 cm de altura);
- os locais onde os canudos atravessam a tampa devem ficar bem vedados.
Em seguida, abrir a tampa e colocar a água (2 cm de altura); fechar bem o sistema. Introduzir um cigarro (pelo lado do filtro) no tubo que está imerso na água. O cigarro terá de ficar bem ajustado.
A seguir, puxar o ar com uma seringa grande ou uma bomba de encher pneu de bicicleta (cada puxada, a mangueira deve ser desconectada e vedada para evitar a saída dos gases; reiniciar o processo até o cigarro ser consumido);
Tirar o “toco” do cigarro e vedar imediatamente os canudos (dobrar e passar uma fita adesiva);
Deixar o fumômetro em repouso por 24 horas.
Abrir o frasco após 24 horas e perceber seu odor; observar o que ocorreu com as paredes internas do frasco e com a cor da água.
Comparar a cor da água desse frasco com a água contida no frasco de controle. Observar as diferenças das paredes internas.
DICA: professor, reforce aos alunos que o que ocorreu na experiência foi devido a apenas um cigarro. O que será que ocorre com o organismo do fumante, que inala a queima de vários cigarros por dia? E os fumantes passivos?
Um fumante passivo (pessoa que compartilha a fumaça do cigarro) absorve 1/3 de cada cigarro fumado. O pior é que essa pessoa absorve o pior da fumaça, ou seja, a que não passa pelo filtro.
Peça aos alunos para confeccionarem um relatório contendo os passos principais do experimento e as conclusões de como o cigarro pode afetar o organismo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1375/imagens/contextualizando.png
Proponha um debate com os alunos, envolvendo as seguintes questões:
- Se todos sabem que o fumo causa prejuízos ao organismo, ao meio ambiente e a sociedade, por que ele é tolerado?
- Qual o direito que uma pessoa tem de fumar? E o direito dos não fumantes? Como equilibrar o direito de ambos os casos?
- Quem na realidade ganha com o tabagismo?
- O que o vício do cigarro causa a um indivíduo, além dos danos físicos ao seu organismo?
Ponderando sobre tudo isso, por que ainda pessoas experimentam e se viciam?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1375/imagens/avaliacao.png
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Combate ao fumo Áudio
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos segundo a participação no debate sobre o tabagismo, na produção dos alunos requerida nas webquest e também na elaboração do relatório do que foi observado na confecção do fumômetro. Os endereços abaixo podem ajudar os alunos a redigirem um bom relatório. http://members.tripod.com/~collatio/regeq/relat.htm http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Nadia Helena Aiasse de Castro, E M E I F SANTA LUZIA , Pará - dijo:
    naiasse@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns,colega. Vc tocou num problema que afeta mudialmente a população e é importante esclarecer as crianças,sobre os males que o cigarro provoca no homem.Quando estas convivem com fumantes tem grandes chances de se tornarem um deles.


  • conceicao, escola estadual João de Santa , Paraná - dijo:
    nensa@bol.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.