Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A nossa corrida de obstáculos

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Costa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula o aluno poderá conhecer um pouco mais da modalidade do atletismo “corrida de obstáculos”, além de desenvolver sua criatividade e ressignificar o espaço escolar na medida em que o transforma para sua prática esportiva. A corrida de obstáculos proporciona a vivência de diferentes formas de correr e diferentes movimentos experimentados em conjunto e seqüência – correr mais rápido, mais lento, correr e saltar, correr e arrastar, correr segurando algum objeto, correr de mãos dadas com o colega, etc.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: Apresentação da modalidade
Duração: aproximadamente 30 min


Em uma sala com recurso audiovisual o professor irá perguntar para os estudantesvqual o significado da palavra “obstáculo”. Ele então apresenta para seus alunos o seguinte significado:

Obstaculo
s.m. O que impede, que se opõe, que faz parar (nos sentidos próprio e fig.). / Desportos. Nome das dificuldades que se acumulam nas pistas, para as corridas de barreiras e provas de hipismo. / Física. O que resiste ou serve de resistência a uma força. (Sin.: estorvo, oposição, dificuldade, resistência, impedimento, barreira, embaraço.)
http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=obstaculo acesso em novembro de 2009.

O professor deve então perguntar aos seus alunos o que eles conhecem a respeito da modalidade olímpica “corrida de obstáculos” e apresentar para eles o texto abaixo.

Corrida de Obstáculos:
Prova de pista do atletismo. Tem como provas padrão 2000m. com obstáculos e 3000m. com obstáculos, sendo essa última uma prova olímpica masculina e feminina. Cada volta na pista terá 4 obstáculos e 1 fosso de água. No total o atleta terá que saltar 28 vezes sobre os obstáculos e 7 vezes sobre o fosso de água na prova de 3000m. Na prova de 2000m. os atletas terão que saltar 18 vezes sobre os obstáculos e 5 sobre o fosso.
Os obstáculos:
Os obstáculos possuem 91,4 cm para provas masculinas e 76,2 para provas femininas. A largura mínima do obstáculos é de 3,94m. O obstáculo do fosso deve ter 3,66m de largura e deve ser fixado ao solo. As barras dos obstáculos terão que ser pintadas com faixas em branco e preto, ou em outras cores fortemente contrastantes. Cada obstáculos deverá pesar entre 80 kg e 100 kg.
O atleta não poderá passar por baixo dos obstáculos, ou passar pelo lado. Se isso ocorrer ele será desqualificado da prova.Recordes mundiais:3000m masculino 7:53.63 Saif Saaeed Shaheen Quatar
3000m feminino 8:58.81 Gulnara Galkina Rússia

Para que que os alunos consigam visualizar melhor o esporte, o professor deverá apresentar o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3D6DYzqKKMs acesso em novembro de 2009, que registra uma prova oficial da modalidade.

Atividade II: O RECONHECIMENTO DA ESCOLA
Duração: Aproximadamente: 15 min

O Professor deverá então realizar uma caminhada com seus alunos pela escola procurando elencar possíveis obstáculos para um corrida a ser criada pelos mesmos. É importante que eles se sintam a vontade para dar opiniões e sugestões, cabendo ao professor avaliar obstáculos perigosos ou que possam prejudicar outras aulas.

Atividade III: Criação dos obstáculos e do circuito oficial
Duração: aproximadamente – 30 min


O professor deverá pedir que seus alunos se dividam em duplas e que cada dupla crie um obstáculo para a corrida, lembrando que eles podem utilizar, além das conformações físicas da escola, materiais como pneus, arcos, gizes , cordas, cones entre outros. Feito isso, a turma,juntamente com o professor, irão desenvolver um percurso que contemple todos os obstáculos criados.
O professor pode intervir, dando sugestões, para que os alunos criem obstáculos que provoquem experiências de movimentos diferenciadas, como por exemplo: correr mais rápido, mais lento, correr e saltar, correr e arrastar, correr segurando algum objeto, correr de mãos dadas com o colega, etc.


Atividade IV: A n ossa corrida de obst áculos
Duração: aproximadamente - 15 min


O professor deverá dividir a turma em grupos aleatórios de 5 a 8 integ rantes e cada grupo irá percorrer o circuito. É importante que o professor saliente que o objetivo de cada grupo é que todos passem por todos os obstáculos e não que alguém chegue mais rápido que seu colega.

Corrida de Obstáculos:
Prova de pista do atletismo. Tem como provas padrão 2000m. com obstáculos e 3000m. com obstáculos, sendo essa última uma prova olímpica masculina e feminina. Cada volta na pista terá 4 obstáculos e 1 fosso de água. No total o atleta terá que saltar 28 vezes sobre os obstáculos e 7 vezes sobre o fosso de água na prova de 3000m. Na prova de 2000m. os atletas terão que saltar 18 vezes sobre os obstáculos e 5 sobre o fosso.
Os obstáculos:
Os obstáculos possuem 91,4 cm para provas masculinas e 76,2 para provas femininas. A largura mínima do obstáculos é de 3,94m. O obstáculo do fosso deve ter 3,66m de largura e deve ser fixado ao solo. As barras dos obstáculos terão que ser pintadas com faixas em branco e preto, ou em outras cores fortemente contrastantes. Cada obstáculos deverá pesar entre 80 kg e 100 kg.
O atleta não poderá passar por baixo dos obstáculos, ou passar pelo lado. Se isso ocorrer ele será desqualificado da prova.
Recordes mundiais:
3000m masculino 7:53.63 Saif Saaeed Shaheen Quatar
3000m feminino 8:58.81 Gulnara Galkina Rússia

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min


O professor deve reunir a turma e decidir discutir com eles como foi a experiência de criar uma corrida de obstáculos própria. Quais foram as semelhanças e diferenças entre a modalidade criada pela turma e modalidade oficial. Como foi a experiência de passear pela escola tentando enxergar obstáculos nos mesmo lugares pelos quais eles circulam diariamente. O professor pode pedir como um trabalho para casa, ou em uma aula posterior, que cada dupla faça um desenho do seu obstáculo, e então, que se forme um grande painel com o circuito completo, ilustrados pelos próprios alunos

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.