18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Muito se fala sobre as tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável e como elas podem melhorar o ambiente. Inicie sua aula, perguntando aos alunos se eles sabem o que é tecnologia limpa, o que entendem por desenvolvimento sustentável e quais exemplos e aplicações destes no dia-a-dia.
O áudio Prof meio ambiente p09 o desenvolvimento sustentável,disponível no Portal do Professor, trabalha exemplos simples que explicam o conceito de desenvolvimento sustentável. Que ações estão acontecendo atualmente que visam este conceito?
E em casa, o que podemos fazer para ajudar o ambiente? Como seria uma casa totalmente ecológica? Nos endereços a seguir, há uma maquete explicando os pontos principais para a construção e manutenção de uma “Ecocasa”. http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/casa.shtml
Uma casa pode poupar muita energia, desde a sua construção. Veja como isto pode ser possível no simulador abaixo: http://sustentabilidadereal.conectt.com.br/bancodepraticas/Paginas/naconstrucaoflash.aspx
Após a visualização dos recursos sugeridos, peça aos alunos uma breve pesquisa sobre as tecnologias limpas que podem ser utilizadas em uma casa ou escola, e os hábitos ou escolhas que ajudam a manter o meio ambiente.
Ainda no Portal do Professor, este recurso enfatiza ações que podemos ter em casa, que ajuda o meio ambiente:
Eco casa: dicas de economia
A proposta de trabalho para esta aula é a confecção de uma maquete de uma casa, ou de uma escola ideal, que utilize os conceitos de tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável. Os alunos poderão se reunir em pequenos grupos para a realização deste trabalho.
Esta maquete é o produto final de uma campanha publicitária, que os alunos devem fazer. O visual, a propaganda, os pontos fortes do produto, a postura dos integrantes durante a apresentação e outros pontos que o professor julgue importantes, devem ser explicados antes e durante a realização da tarefa.
Outra possibilidade é pedir aos alunos que façam ao invés de uma maquete de uma casa ecológica, a maquete da própria escola. A posição deles é de um arquiteto com plenos poderes e com a incumbência de transformar a escola em um ambiente agradável, confortável e ecológico.
A produção da maquete poderá ser avaliada a partir dos critérios julgados importantes pelo professor, e explicitados previamente à classe de alunos. Como ferramenta útil para a validação destes critérios, sugerimos a utilização de rubricas.
Para saber mais sobre rubricas e métodos de avaliações autênticas, sugerimos a leitura deste endereço: http://www.escolabr.com/projetos/rubricas/avaliacao_autentica.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Eco casa: dicas de economia | Animação/simulação |
O desenvolvimento sustentável | Áudio |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/03/2011
Quatro estrelasGostaria de parabenizar a professora pela sua colaboração. Deve ter sido um suceso, pois os alunos gostam de aulas onde a didática escolhida exige interatividade. Queria deixar uma sugestão que talvez valorizasse um pouco mais o projeto. Que tal se envolvesse os professores de Matemática ? A interdisciplinaridade caberia na construção da maquete onde os alunos poderiam calcular área, volume, etc.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa é a segunda aula sua que obserso.A primeira foi: abelhas insetos inteligente e agora essa sobre sustentabilidade. Acho as duas excelentes. Pode crer que para mim elas serão de grande valia, pois gosto de inovações. Obrigada pela contribuição.