Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estátua Maluca

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Soares Fonseca Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá experimentar de forma lúdica as pirâmides humanas, elemento que se enquadram nos exercícios estáticos da ginástica acrobática. Além disso poderá desenvolver relações de confiança e cuidado com o corpo do outro.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Para essa aula é necessário um espaço gramado, com areia fofa, colchões ou tatames pois são atividades com certo risco de queda.

Atividade I
Duração: aproximadamente 25 min

Já no local especificado, o professor deverá pedir que seus alunos retirem os calçados e se sentem em roda. Ele inicia uma conversa com seus alunos a respeito de “pirâmides humanas” procurando buscar quais são as referências de seus alunos a respeito do tema. Se eles sabem o que são, se já viram ou ainda se já fizeram parte de alguma. O professor então pedirá que a turma se divida em grupos que tenham de 2 a 6 integrantes e que cada um construa uma pirâmide em 5 min. Os grupos então se misturam e devem construir as pirâmides em 3 min, depois em 1 min e depois em 30 seg. Ao final dessa primeira atividade o professor deverá reunir seus alunos e discutir quais foram as dificuldades que surgiram ao longo da prática e ressaltar a necessidade de cuidado com o corpo do outro e de confiança no colega pois esses são quesitos essenciais para o trabalho desenvolvido.

Atividade II
Duração: Aproximadamente: 30 min


Nesta atividade, o professor deverá apresentar para seus alunos as imagens abaixo, e convida-los a experimentar com seus colegas as posturas representadas. Enquanto metade da turma fica tentando executar as pirâmides, a outra parte fica de apoio, auxiliando seus colegas na construção e garantindo a segurança do grupo. Os papeis irão se inverter aos 15 min de atividade.

em http://sites.google.com/site/trabalhox/ginasticaacrobatica acesso novembro de 2009

Em http://sites.google.com/site/trabalhox/100215.jpg acesso novembro de 2009

Em http://sites.google.com/site/trabalhox/215474854.jpg acesso novembro de 2009

Em http://sites.google.com/site/trabalhox/44155454.jpg acesso novembro de 2009

Agora que os alunos já experimentaram pirâmides criadas por eles sem nenhuma interferência e também tendo um modelo a ser copiado, o professor deverá propor a seguinte atividade que mescla duas experiências:

Atividade III: Estátua maluca
Duração: aproximadamente – 25 min


Os alunos deverão iniciar a atividade caminhando pelo espaço e ao sinal do professor, irão seguir as especificações e montar a pirâmide mais “maluca” que conseguirem com os colegas que estiverem mais próximos no momento do sinal. As especificações serão dadas de acordo com as variantes, nº de integrantes e de andares. Os andares dizem respeito às diferentes alturas da pirâmide, por exemplo: 1 andar - todos estarão posicionados na mesma altura, 2 andares - pelo menos um integrante deverá estar acima dos demais, 3 andares –um integrante deverá estar no topo da pirâmide, outro no meio, entre o topo e a base e o terceiro mais próximo do chão, fazendo o papel de base da pirâmide. Outras variantes podem ser criadas de acordo com a criatividade do professor, como por exemplo estatuas com careta, de cabeça para baixo ou ainda estatuas que expressem sentimentos como tristeza, alegria e etc... É importante que se estabeleça um te mpo limite para a criação da pirâmide como 1min ou 30 seg, para que os estudantes precisem utilizar mais a criatividade ao invés de simplesmente tentar reproduzir alguma das conformações experimentadas na atividade anterior.

Atividade IV:
Duração: aproximadamente 10 min

Em uma sala com recursos audiovisuais o professor deverá exibir para seus alunos os vídeos abaixo de disputas oficiais de Ginástica acrobática onde podem ser percebidos os elementos estáticos das pirâmides. É importante ressaltar para os estudantes que apesar de termos experimentado as pirâmides de forma bem livre e espontânea, elas são parte constituinte da modalidade esportiva Ginástica acrobática.

- Ginástica acrobática feminina: http://www.youtube.com/watch?v=7rLAvQF-67E

-Ginástica acrobática mixta: http://www.youtube.com/watch?v=Mjx4UV9HZF8&feature=related

Avaliação

Em roda, o professor deverá discutir com seus alunos a respeito da experiência vivida, se ela foi prazerosa, interessante. O que eles percebem que não sabiam no começo da aula e que agora já sabem. Se eles vêem a atividade como algo importante e por que. Se eles conseguem fazer alguma relação entre os conflitos que aconteceram durante a aula, entre as dificuldades superadas e outras situações que eles vivem fora do contexto da aula. A partir dessas questões tanto o professor poderá ter mais conhecimento a respeito de qual foi o sentido/significado da aula para os estudantes, logo se seus objetivos com a aula foram atingidos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.