Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


X ou CH?

 

19/01/2009

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender que existem algumas palavras de nossa língua que apesar de terem o mesmo som, são escritas de maneiras diferentes; algumas com X e outras com CH. Isto ocorre porque existem regras ortográficas e é importante conhecer estas regras para poder respeitá-las. Os alunos poderão também conhecer mais profundamente um dicionário. Ressaltamos que, estas são aulas que podem ser utilizadas com alunos que tenham Dislexia, pois estas pessoas possuem maiores dificuldades com este tipo de regras ortográficas. Pelo fato do recurso conter imagens e a escrita das palavras pode haver uma facilitação da aprendizagem e de maneira lúdica.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; (Duas) 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados, mas é importante que os alunos já estejam alfabetizados para que possam entender a existência de regras ortográficas.
Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas nestas aulas serão:

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula mostrando as imagens de Chaves (Fig.1) e  Xuxa (Fig.2), que são artistas muito conhecidos, principalmente entre as crianças. Após mostrar a imagem de cada um deles, pedirá que escrevam seus nomes. Provavelmente algum aluno perguntará com que letra se escreve Xuxa e/ou com que letra se escreve Chaves. Então poderá introduzir a temática da aula, enfatizando que apesar algumas palavras terem o mesmo som não são escritas da mesma forma, com as mesmas letras, como é o caso do exemplo acima (Xuxa e Chaves). Poderá enfatizar que em todas as línguas, não somente na Língua Portuguesa, existem regras para a escrita das palavras e estas precisam ser conhecidas e seguidas! Feito isto, o professor deverá apresentar o recurso de vídeo, postado abaixo, aos alunos que ilustra isto muito bem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1385/imagens/chaves.jpg

Figura 1 - Imagem do Personagem Chaves. Disponível em: http://br.geocities.com/pensamentoadolescente/chaves.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1385/imagens/xuxa2.jpg

Figura 2 - Imagem de Xuxa. Disponível em: http://fabiaolima.files.wordpress.com/2008/04/xuxa31.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009.

 

Recurso:

O recurso é um episódio do programa “Orto e Grafia”, apresentado pela TV Escola, que por meio do teatro de bonecos, ensina a grafia correta de algumas palavras grafadas com -X e com –CH.
 

 


 
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/658/me001155.wmv

 

Atividade 1

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos se havia alguma palavra no diálogo entre as personagens do recurso que eles não conheciam. Assim, o professor poderá auxiliá-los a procurar a palavra desconhecida no dicionário para saber qual é o seu significado.

Sugestão: os alunos poderão, em conjunto, formarem um glossário (o professor deverá explicar qual a diferença entre glossário e dicionário) com todas as palavras que eles tiveram dificuldade na apresentação do recurso.


Atividade 2

Nesta atividade, os alunos poderão através dos links abaixo ler algumas histórias infantis de Ruth Rocha (em cada link há uma história de Ruth Rocha e o professor poderá previamente dividir os alunos em pequenos grupos para que cada grupo leia uma das histórias elencadas nos links abaixo) e fazer uma lista de palavras que são escritas com X e CH e depois socializar com os demais grupos, já que nem todos os alunos lerão a mesma história. Assim, esta atividade tem o objetivo de levar os alunos a conhecer as histórias de Ruth Rocha e nelas selecionar as palavras com as grafias X e CH, maximizando a possibilidade de aumentar o repertório de conhecimento de palavras dos alunos. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1385/imagens/rute.jpg

Figura 3- Imagem de uma das histórias de Ruth Rocha. Disponível em: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm Acesso em: 30. Dez. 2008. 

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm  "Meus lápis de cor são só meus".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm  "Bom dia, Todas as cores!".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_06.htm  "A escolinha do mar".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_14.htm  "As coisas que a gente fala".

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_10.htm  "Gabriela e a Titia".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/o-menino-que-quase-virou-cachorro.php  "O menino que quase virou cachorro".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/a-arca-de-noe.php  "A arca de Noé".


http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/faca-sem-ponta-galinha-sem-pe.php  "Faca sem ponta Galinha sem pé".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/faz-muito-tempo.php  "Faz muito tempo".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-ruth-rocha/davi-ataca-ao-outra-vez.php  "Davi ataca outra vez".

 

Atividade 4


Neste momento o professor deverá pedir aos alunos que eles elaborem um texto, uma história infantil, por exemplo, contendo palavras com som de X ou CH. Terão como inspiração as histórias que acabaram de ler da escritora Ruth Rocha.
Feito isto, os alunos deverão verificar a escrita destas palavras (que escreveu na história) no dicionário. Para o enriquecimento da elaboração da história, os alunos poderão confeccionar desenhos ou então procurar imagens para ilustrar suas histórias em revistas, jornais ou mesmo na internet, se houver esta possibilidade.

Sugestões

É importante que o professor fique por dentro das mudanças das regras ortográficas que entraram em vigor no dia primeiro de janeiro de 2009. Através do site indicado abaixo poderá conhecer tais mudanças. Uma outra sugestão é que o professor verifique se há alguma palavra nas histórias de Ruth Rocha que mudaram a escrita e então alertar os alunos para isso!

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL936903-5604,00.html
 

Aulas Publicadas no Portal do Professor que versam sobre a Escrita de Textos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Achado Vídeo
Recursos Complementares
Dicionários e Internet.
Avaliação
O professor poderá fazer avaliações em todos os momentos das atividades, principalmente a partir da escrita do texto e no momento da verificação das palavras no dicionário.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 17 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/17 - 52,94%
  • Quatro estrelas 4/17 - 23,53%
  • Três estrelas 4/17 - 23,53%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Tereza da Silva Batista, Emef.Vianna Moog , São Paulo - dijo:
    azeret57@hotmail.com

    26/07/2015

    Três estrelas

    Boa aula.


  • Raquel Faustino, Escola Municipal Padre Agobar Valença , Pernambuco - dijo:
    raquelfau@hotmail.com

    09/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, pois a mesma abordou de uma forma divertida um conteúdo que na maioria das vezes é considerado chato pelos estudantes. Acredito que ela contribuirá de forma efetiva para aprendizagem dos estudantes.


  • PÊDRA ALINETE BATISTA DOS SANTOS , escola municipal carvalho neto , Sergipe - dijo:
    solamore_29@hotmail.com

    29/11/2011

    Cinco estrelas

    muito legal...amei,parabéns


  • Sirlane, UNEB , Bahia - dijo:
    lanecatpower@yahoo.com.br

    30/10/2011

    Quatro estrelas

    Adorei as sugestões! Continuem, isso nos auxilia muit em nossa prática docente.


  • yasmim, minas , Minas Gerais - dijo:
    myname@yooo.com.br

    22/03/2011

    Cinco estrelas

    adorei e um maximo a explicaçao


  • ezequiel, não sei q e isso , Bahia - dijo:
    ezequiel_mateus_mendes@hotmail.com

    23/02/2011

    Cinco estrelas

    muito bom!!!! parabêns


  • julia, jesus menino , Espírito Santo - dijo:
    julia.ov@hotmail.com

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito das dicas de aula elas me ajudaram bastamte a dar aula mais ciente do que estou encinando aos meu alunos ja me cadastrei todosos dias vou entra ai minhas aulas vam melhorar cada vez mais


  • edna, Edna , Minas Gerais - dijo:
    edna_coc@hotmail.com

    24/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa as estrategias e a aula.


  • marcela, goudinho , São Paulo - dijo:
    marcela_goudinho@hotmail.com

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    eu adorei a aula foi demais.......


  • IVANIRA SA, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA REGINA VITÓPRIA PIRES MUNIZ , Amazonas - dijo:
    keyse_jo@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito das atividades,mas devem ser trabalhadas a palavra associada a imagem para melhor fixação da grafia da palavra.


  • MARIA DA CONCEIÇÃO DA CUNHA BARROS, EM PROF HERLY PARENTE , Rio Grande do Norte - dijo:
    mariceicinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    OLÁ! GOSTEI DA ATIVIDADE MAS VC PODERIA TAMBÉM TRABALHAR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM O PROGRAMA TUX- PAINT DO LINUX EDUCACIONAL O DESENHO FEITOS PELOS ALUNOS COM A ESCRITA DAS PALAVRAS COM COM CH E X, PERCEBENDO OS SONS E SUA GRAFIA CORRETA. PARA MELHOR COMPREENSÃO.


  • Wilson Natalino Teles Júnior, Uso Pessoal , Goiás - dijo:
    dr_teles@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da proposta apresentada!


  • milene rodrigues alves de oliveira, Escola Mul. Maria Cândida de Jesus , Goiás - dijo:
    milenerao@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei essa proposta de se trabalhar com x/ch, concerteza quero usá-la, depois direi como foi.


  • nathalia, Nathalia , Alagoas - dijo:
    nathalia.larissa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Minha Resposta Para Você é Excelente..abração


  • IVANIRA SA, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA REGINA VITÓPRIA PIRES MUNIZ , Amazonas - dijo:
    keyse_jo@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito das atividades,mas devem ser trabalhadas a palavra associada a imagem para melhor fixação da grafia da palavra.


  • juliana, lapis de cor , Paraná - dijo:
    juliana.lemossaloti@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otimo muito criativo


  • Maria de Fátima Barros Santos, ESCOLA MUNICIPAL ROMEU DE AGUIAR FIGUEIREDO , Sergipe - dijo:
    nilivi10@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bem!Sou bastante criativa e trabalho muito com atividades desse tipo.Espero que esta atividade chegue até os olhos de prafessores que desejam trabalhar dessa forma mas não sabe como se organizar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.