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Artigo de opinião: Atenção, respeito e cuidado com o idoso

 

04/12/2009

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:


Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).

Interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um artigo de opinião.

Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.

Analisar a estrutura da linguagem publicitária.

Identificar as estratégias das campanhas de publicidade institucional.

Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos.

Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um artigo de opinião.

Organizar os passos da argumentação em esquemas mentais e escritos.

Compreender as nuanças da linguagem que permitem argumentar e contra-argumentar, pressupondo o desenvolvimento da capacidade de utilização da língua oral e escrita.

Pesquisar e buscar por si mesmos as bases de sua argumentação, favorecendo, de tal modo, a autonomia no que concerne ao universo da pesquisa.

Duração das atividades
7 aulas ou encontros (1hora e 40 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.


Além dos conhecimentos acima, é preciso que os alunos já conheçam a estrutura de um texto argumentativo, tenham prática em participar de debates deliberativos em sala de aula e de fazer registros de relatos e de ata desse tipo de reunião.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Inicie as aulas, perguntando aos alunos se eles convivem com algum idoso. Liste com eles as dificuldades que um idoso  apresenta com o avançar da idade e como é a sua relação com o espaço urbano ou rural, domético ou público.

Apresente algumas imagens de idosos, em gravuras ou uma apresentação em Power-Point. Caso utilize gravuras, deixe-as expostas no mural da sala. 

http://fazerdireito.net/wp-content/uploads/2009/08/idoso.jpg

http://bracodonorte.files.wordpress.com/2009/06/educao_pode_minimizar_violncia_contra_idoso.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_jOSx2tnixxc/SjazKE0bjgI/AAAAAAAAIA4/gWQWWkEcysc/s400/narizidoso.jpg

http://anatome.files.wordpress.com/2008/12/idosos_depressao1.jpg

http://pierrebarth.files.wordpress.com/2009/07/20070710-idosos-thumb.jpg

[Todas as imagens acima acessadas em 27/11/2009]

Além disso, apresente um vídeo para sensibilizar a turma quanto ao relacionamento de carinho, respeito e tolerância que deve primar entre as pessoas, independente da idade que tenha.

www.youtube.com/watch?v=gdZJAW_BJfg&feature=related

[Acesso em 27/11/2009]

Depois, ouça as impressões dos alunos quanto à reação do filho diante da pergunta repetitiva e insistente do pai, já idoso.

Que tipo de reflexão esse vídeo sugere?

Registre, no quadro-de-giz, as sugestões de temas que a turma possa propor. Divida os alunos em grupos correspondente ao número de temas sugeridos. Peça-lhes que elaborem um texto argumentativo.

Não se esqueça de lembrar com eles as características de um texto argumentativo, a saber:

TEXTO ARGUMENTATIVO é o texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela.

Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.

TESE, ou proposição, é a idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.

A palavra ARGUMENTO tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU , cujo sentido primeiro é "fazer brilhar", "iluminar", a mesma raiz de "argênteo", "argúcia", "arguto".

Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o aut or é contra a pena d e morte (tese). Porq ue ... (argumentos).

As ESTRATÉGIAS não se confundem com os ARGUMENTOS. Esse s, como se disse, re spondem à pergunta por quê (o autor defend e uma tese tal PORQU E ... - e aí vêm os argumentos).

ESTRATÉGIAS argumentativas são todos os recursos (verbais e não-verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc.

A CLAREZA do texto - para citar um primeiro exemplo - é uma estratégia argumentativa na medida em que, em sendo claro, o leitor/ouvinte poderá entender, e entendo, poderá concordar com o que está sendo exposto. Portanto, para conquistar o leitor/ouvinte, quem fala ou escreve vai procurar por todos os meios ser claro, isto é, utilizar-se da ESTRATÉGIA da clareza. A CLAREZA não é, pois, um argumento, mas é um meio (estratégia) imprescindível, para obter adesão das mentes, dos espíritos.

O emprego da LINGUAGEM CULTA FORMAL deve ser visto como algo muito es-tra-té-gi-co em muitos tipos de texto. Com tal emprego, afirmamos nossa autoridade (= "Eu sei escrever. Eu domino a língua! Eu sou culto!") e com isso reforçamos, damos maior credibilidade ao nosso texto. Imagine, estão, um advogado escrevendo mal ... ("Ele não sabe nem escrever! Seus conhecimentos jurídicos também devem ser precários!").

http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php [Acesso em 01/12/2009]

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Recolha os textos elaborados pelos grupos e promova a troca entre os outros grupos. Cada um se encarregará de fazer a revisão textual, propondo possíveis correções – caso necessárias – para o grupo autor.

Ao devolver ao grupo de origem, pedir aos alunos que revejam as alterações sugeridas e reescreva os textos atendendo ao registro formal da língua portuguesa.

Para finalizar esta aula, assista com a turma a um outro vídeo, contendo um poema sobre o idoso.

www.youtube.com/watch?v=vVEvMI4g_Qg&feature=related [Acesso em 27/11/2009]

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Ainda aproveitando o tema sobre os idosos, apresente o Estatuto dos Idosos para que os alunos conheçam os direitos e deveres e como o Estado pode atender às necessidades e especificidades deles.

O Estatuto do Idoso está disponível no endereço eletrônico:

 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741.htm [Acesso em 25/11/2009]

Organize a sala em um círculo para leitura e debate do Estatuto do Idoso, bem como os propósitos de sua criação, o ano de promulgação e as suas implicações e benefícios conquistados.

Escolha dois alunos para serem os redatores do debate, um aluno para inscrever os colegas que quiserem participar. Assim, os alunos se acostumariam em esperar a vez de falar, de ouvir o outro. Atitudes indispensáveis para o dia dia. Determine também quem faria o registro da ata do debate deliberativo.

Ao ler cada item, promova um debate na sala de aula, discutindo alguns pontos importantes previamente selecionados:

1. Violência e abandono

2. Saúde

3. Habitação

4. Atendimento em órgãos públicos

5. Medidas Protetivas e Punitivas

Após as discussões, os registros escritos dos redatores e secretário(s), peça que todos os alunos escrevam uma conclusão das discussões sobre o Estatuto do Idoso.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Inicie as aulas, apresentando aos alunos alguns exemplos de propagandas impressas sobre os idosos.

Veja o tipo de linguagem utilizada nas peças publicitárias e como ela se relaciona com a imagem e a intenção da propaganda. Questione os alunos sobre esses aspectos.

http://colunistas.ig.com.br/cip/files/2007/09/idoso.jpg [Acesso em 27/11/2009]

http://respeiteoidoso.blogspot.com/ [Acesso em 27/11/2009]

As imagens acima foram retiradas do endereço eletrônico:

http://diariodacriacao.blogspot.com/search/label/ilustra%C3%A7%C3%A3o [Acesso em 01/12/2009]

Professor,

Além disso, apresente a eles um vídeo com a nova propaganda veiculada para a valorização do idoso, no estado de Minas Gerais.

http://www.youtube.com/watch?v=a8z833HMsW0 [Acesso em 27/11/2009]

Professor,

Peça que os alunos analisem cada propaganda apresentada, nos seguintes aspectos: tipo de linguagem, adequação ao tema, recursos de imagem para ênfase de alguma ideia. Peça que registrem essas análises, pois serão de suma importância para auxiliar na elaboração do artigo de opinião.

Diante de todos os recursos apresentados até agora - gravuras, vídeos, Estatuto dos Idosos, propagandas de valorização do idoso -, peça que eles escrevam um Artigo de Opinião.

Antes de redigi-lo, explique aos alunos sobre como fazê-lo, quais as características desse gênero textual.

Apresente outras dicas aos alunos, com o slide:

http://manoelneves.com/2009/05/25/o-artigo-de-opiniao/  [Acesso em 27/11/2009]

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Depois de dadas as explicações e sanadas as possíveis dúvidas em relação à elaboração de um artigo de opinião, peça que os alunos o elaborem com o tema abordado ao longo das últimas aulas: o idoso. Os alunos poderão escolher que temática sobre o idoso irão abordar em seu texto. Deixe que eles problematizem aquilo que julgarem relevante sobre a questão. 

Reseve tempo entre esta aula e a próxima para que os alunos possam trocar os textos entre si, redigir diferentes versões de sua escrita, até que tenham o que consideram o texto ideal e final. 

Aula 6: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Após a leitura dos artigos de opinião, com as alterações/correções apontadas anteriormente, peça que os alunos releiam as produções e façam a revisão textual, caso necessária. Atenda-os individualmente para os devidos ajustes para atender à proposta sugerida e o gênero indicado. Recolha o material, leia e faça as suas observações sobre o tema, a argumentação e as estratégias usadas para isso, as escolhas linguísticas feitas, a obediência às normas gramticais... Defina o que é relevante destacar em função da sua turma e do nível de competência linguística e textual que apresentam e os seus objetivos de ensino. Cada turma é uma turma.

Aula 7: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Que tal viabilizar uma exposição itinerante das produções dos alunos, juntamente com todos os recursos utilizados em alguns espaços públicos? Pode começar pela Biblioteca da escola, o saguão de um banco (algum que já participa dessa proposta de valorização do idoso), asilos, outras escolas ou até mesmo um shopping (caso tenha em sua cidade), o transporte coletivo...

Se tiver a possibilidade única de exposição na escola, promova um chá e convide primeiramente as pessoas da idade, objeto do estudo e principal referência nos artigos de opinião elaborados: o idoso. Se for o caso pode até propor um debate entre os alunos e os idosos que compareceram ao evento.

Além disso, publique os artigos elaborados no jornalzinho da escola. Promova uma votação democrática e ntre todos os alunos/ comunidade escolar, ocultando os nomes dos autores, e os melhores apontados, encaminhe a um jornal da cidade ou a alguma revista para futura publicação.

Recursos Complementares

Professor,

Eis algumas sugestões de links´para enriquecer ainda mais a sua prática pedagógica:

www.kanitz.com.br/impublicaveis/como_escrever_um_artigo.asp - [Acesso em 22/11/2009]

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741.htm - Estatuto do Idoso [Acesso em 22/11/2009]

http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/dia-idosos-respeito-cidadania-501880.shtml - Artigo sobre a projeção do número de idosos no mundo [Acesso em 22/11/2209]

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/exposicoes/idoso/idosom.html - Mais informações sobre a categorização dos idosos quanto à idade [Acesso em 22/11/2009]

http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=5295 - Mais informações sobre novas intervenções pedagógicas em sala de aula, tais como, seminários, debates, enfim, métodos participativos dos alunos em sala de aula. [Acesso em 1/12/2009]

http://www.docstoc.com/docs/5705685/Como-fazer-uma-Ata - Elaboração de uma ata. [Acesso em 1/12/2009]

Avaliação

Professor,

Não se esqueça de que a avaliação é uma oportunidade para os alunos mostrarem o quê e como aprenderam. Lembre-se sempre  de que a avaliação deve:

1) ser consistente com o que propõem os objetivos de aprendizagem;

2) incorporar as habilidades e competências dos objetivos. Pensando nisso, a produção de um texto do mesmo gênero daqueles textos trabalhados na aula é um bom procedimento para realizar essa verificação.

Aproveite a tarefa de produção escrita como um dos instrumentos de verificação da aprendizagem: mais do que se prender a desvios gramaticais e de norma culta, observe, principalmente: se o aluno compreendeu as características principais desse gênero específico e se ele está atento às condições de produção do texto (todas detalhadas e trabalhadas na sistematização da aula).

Opinión de quien visitó

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