Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUINDO A TABELA PERIÓDICA EM E.V.A.: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA

 

09/01/2009

Autor y Coautor(es)
Regina Simplício Carvalho
imagem do usuário

VICOSA - MG Fundação Universidade Federal de Viçosa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- distribuição dos elementos químicos na Tabela Periódica em ordem crescente de números atômicos. - sobre o correto posicionamento do número atômico, massa atômica e símbolo do elemento químico. - características de algumas substâncias químicas simples, formadas pelos elementos químicos estudados.
Duração das atividades
Uma aula de 50 min para a montagem da tabela e cerca de vinte minutos para a proposição do trabalho.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de elemento químico. Um breve histórico sobre a construção da Tabela Periódica.
Estratégias e recursos da aula

Geralmente, o tópico: Tabela Periódica, tem sido considerado, pelos alunos, como monótono e repetitivo. Para romper com essa aparente monotonia e fazer com que o aluno vivencie o assunto e incorpore o aprendizado, foi proposto um trabalho onde estes deveriam construir uma Tabela Periódica utilizando a borracha E.V.A.
O trabalho foi proposto da seguinte forma: cada aluno, de turmas de quarenta alunos cada, ficou responsável pela confecção em E.V.A de 2 ou 3 elementos químicos e pela pesquisa sobre os respectivos elementos. A seqüência de distribuição dos elementos químicos entre os alunos obedeceu à lista de chamada.
Cada um dos elementos químicos teve uma área reservada de 100 cm2 , em cores de E.V.A. previamente definidas. Cada quadrado deveria constar o símbolo do elemento com o respectivo número atômico e massa atômica.
Foram escolhidas as seguintes cores para a confeção da Tabela Periódica:
Hidrogênio - cinza
Metais alcalinos – laranja
Metais alcalinos terrosos – vermelho
Elementos de transição – amarelo
Famílias, 13, 14 e 15 – branco
Calcogênios – lilás
Halogênios – verde
Gases Nobres- azul
Lantanídeos e Actinídeos – rosa
As amostras das cores foram disponibilizadas para os alunos com antecedência, para se evitar diferenças de tonalidades nas cores previamente escolhidas. Os símbolos foram escritos com pincel atômico preto, assim como os números atômicos e as massas atômicas.
A Tabela Periódica foi montada em uma parede no interior de cada uma das salas de aula. A montagem da tabela foi iniciada com o elemento hidrogênio, seguido do lítio, sódio e potássio. Depois o berílio, o magnésio e o cálcio, seguido de todos os outros elementos do quarto período. A partir desse início, um pouco mais orquestrado, os outros elementos foram adicionados, sendo que os actinídeos e os lantanídeos ficaram por último.
As tabelas montadas pelos alunos ficaram bastante atraentes e foram usadas ao longo do ano letivo como recurso didático.
 

Avaliação
A avaliação poderá ser feita durante a montagem da tabela, onde o aluno poderá relatar a pesquisa feita sobre os elementos químicos ou através de uma avaliação formal com questões sobre a Tabela Periódica e os elementos estudados por estes.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 4/8 - 50%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Alrimar Quintino, Escola Municipal Manoel Felinto Filho , Rio Grande do Norte - dijo:
    alrimartp@hotmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    mt boa... fiz com meus alunos e deu certoo!


  • carlos, colegio estadual são jose , Paraná - dijo:
    giovani-azevedo@bol.com.br

    16/10/2012

    Quatro estrelas

    bom


  • Manoel Cosmo, Manoel Cosmo , Amazonas - dijo:
    cosmomanoel@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olha, neste ano trabalhei baste a tabela periódica, seus idealizadores, como a tabela foi evoluindo com o tempo. Semple cobramos dos nossos aluno atabela em cartolinas, para o próximo ano irei utilizar o eva para movimentar melhor os aluno. Sta Regina, sua idéia foi excelente, parabens pelo trabalho. Obrigado pela ideia. Manoel Cosmo


  • jamile Kelly Almeida Batista, Escola de Ensino fundamental e medio Raimundo Cantanhêde , Rondônia - dijo:
    milinha-pvh@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito criativa essa ideia, adorei oretendo trabalhar esse método em sala de aula.


  • ana, escola municipal paulo rodrigues do nascimento , Sergipe - dijo:
    lucia-biologia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    excente trabalho, pois gosto muito de trabalhos que os alunos se envolvem, participam e constroem.


  • Katiúcia Gusmão da Silva, ESCOLA NICANOR SOUTO MAIOR , Pernambuco - dijo:
    kgs_18@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bastante criativa. Pretendo utilizar esta idéia em minhas aulas. Obrigada.


  • Fabiana Lourenço dos Santos, ESC. EST. PINDORAMA , Mato Grosso - dijo:
    fabiana_byana@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • emir lemes de almeida, Instituto de Estadual de Educação Oswaldo aranha , Rio Grande do Sul - dijo:
    emir-almeida@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou professor de Química , atuo no segundo ano doensino médio e primeira etapa do EJA, achei interessante esta sugestão da tabela periódica pois no momento que os alunos estão participando da confecção da tabela, eles estão aprendendo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.