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Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 02): “Tchotcholôsa”, um canto de trabalho

 

23/04/2010

Autor y Coautor(es)
Daniel Fils Puig
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Instrumento Musical
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Dança
Ensino Médio Artes Dança: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Canto
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Produção de Áudio e vídeo
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Composição e Arranjo
Educação Escolar Indígena Artes Arte, patrimônio e identidade
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Regência
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação Escolar Indígena Artes Arte e pluralidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Dança: fazer, apreciar, contextualizar
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Documentação Musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a atividade musical como forma de expressão de uma cultura: suas contradições, sua história e sua identidade.

Compreender a importância do canto coletivo na cultura sul-africana, a especificidade do canto responsorial e os paralelos dessas manifestações na cultura brasileira e em outras culturas.

Desenvolver a prática da música em conjunto e as noções de pulsação e compasso.

Vivenciar essas manifestações através da canção “Tchotcholôsa” e dos movimentos corporais que a acompanham.

Nesta coleção de aulas os alunos aprenderão canções da África do Sul, a uma ou mais vozes, bem como acerca da história e dos aspectos sociais marcantes daquele país.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de pulsação e compasso, bem como canto coletivo a mais de uma voz. Opcionalmente, leitura da grafia musical tradicional. 

Estratégias e recursos da aula

Conceitos

Canto Responsorial

Tipo de canto coletivo onde uma voz (muitas vezes solista) “chama” a resposta das outras vozes, ou seja, uma voz entra com o motivo ou tema inicial e é seguida, pouco tempo depois, por uma resposta das outras vozes, geralmente, em imitação variada. É comum chamar a isto de um jogo musical de “perguntas e respostas”.

Na sua acepção litúrgica, considera-se que o canto responsorial tenha origem na tradição sinagogal judaica e que seja a forma mais antiga de canto da Igreja Católica. Nestes casos, trata-se geralmente de um Salmo cuja parte principal é cantada por um solista ou por um coro seguida, após cada versículo ou grupo de versículos, por uma resposta iterativa da assembléia. Na tradição católica o canto responsorial surge ligado ao canto gregoriano, mas sua influência musical se estendeu a outras manifestações do canto coral como cantatas e oratórios da música de concerto do período barroco e posteriores. Mais tarde passou a ser utilizado em óperas e em diversos estilos da música de concerto dos séculos XX e XXI.

O canto em estilo responsorial é muito comum em culturas africanas onde os grupos vocais possuem tradicionalmente um líder. Nestes casos, a estrutura responsorial é extremamente variada e o líder ou cantor principal tem uma função primordial na condução do discurso musical conduzindo, inclusive, a interpretação do grupo. Não fica muito clara a distinção entre a denominação responsorial ou antifonal para este tipo de manifestação musical, provavelmente pelo fato de que as classificações da nossa teoria musical baseiem-se mais nos modelos advindos da cultura centro-europeia.

A influência deste tipo de canto coletivo africano é clara na música Soul norte-americana onde o jogo de “perguntas e respostas” entre o cantor solista e o coro fica evidente. Esta influência se estendeu também à música das igrejas cristãs reformadas na América do Norte e, a partir daí, para a música de diversas denominações de igrejas cristãs da atualidade, em estilos da chamada “música gospel”.

No Brasil, existe a denominação etnográfica “Vissungo” para o canto responsorial praticado por escravos de origem africana que trabalhavam nas lavras de diamantes e ouro do estado de Minas Gerais. Essa música era entoada raramente em português, prevalecendo o uso de idiomas africanos de origem angolana.

Veja também a aula “Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 01): Isicathamiya e o grupo Ladysmith Black Mambazo” para outras explorações do tema.

Tchotcholôsa

A canção “Tchotcholôsa” (esta grafia do título da canção foi abrasileirada, mas ela também é grafada como Tshotsholosa ou Shosholosa em diferentes sites e contextos de busca) é tradicional na África do Sul e muito conhecida e cantada no país, tendo inclusive se tornado o hino informal da sua seleção de futebol. É um canto de trabalho e a movimentação corporal (dança) que acompanha a canção muitas vezes imita movimentos de trabalhadores braçais, como os das linhas ferroviárias, uma vez que a letra da canção fala de um trem atravessando as montanhas (ver “Tradução da letra” abaixo). Sua execução musical é no estilo do canto responsorial (ver acima) e, na maioria das vezes, com uma voz solista e um coro a 4 vozes. Com a opressão sofrida pelos negros sul-africanos durante a vigência do Apartheid, canções como Tchotcholôsa se tornaram um forte meio de resistência cultural, sendo cantadas a cappella nas ruas, em festividades e em manifestações. Com o tempo, a canção passou a representar o orgulho, a dignidade e a busca pela liberdade do povo sul-africano, carregada pelas emoções dos trabalhadores que construíram o país, mesmo sob as injustiças do regime imposto por uma minoria. É impressionante a capacidade que o povo sul-africano tem de cantar a várias vozes espontaneamente e muitas vezes de forma improvisada. Uma partitura da canção pode ser encontrada no “Desenvolvimento da aula” e diferentes execuções dela nos links em “Recursos Complementares” abaixo.

Preparação a ser feita pelo professor, anterior à aula

Professor(a), prepare uma folha a ser distribuída a seus alunos com a letra da canção “Tchotcholôsa”. Esta folha está incluída no “Desenvolvimento da aula” abaixo, em uma grafia que procura abrasileirar a pronúncia das palavras em Zulu, acompanhada de uma tradução. Caso seus alunos dominem a leitura da grafia musical tradicional ou você queira trabalhar com eles aspectos da leitura, poderá incluir a partitura que também se encontra abaixo.

Observações Importantes

É importante salientar que, como a maioria das canções de uso corrente em uma cultura, “Tchotcholôsa” possui diferentes versões com pequenas variações na melodia (neste caso, também nas melodias de cada voz), sendo todas reconhecidas como a mesma canção, sem restrições, desde que seus elementos marcantes estejam presentes. A partitura aqui apresentada tenta se aproximar da versão mais conhecida da música e das vozes do coro (aquela que o autor desta aula aprendeu in loco e recolheu).

Desenvolvimento da aula

Professor(a) inicie a aula apresentando aos seus alunos a música “Tchotcholôsa”. Você pode fazê-lo a partir dos vídeos disponíveis em “Recursos Complementares” abaixo, a partir de uma gravação, cantando uma mistura de suas vozes sem abrir mão da voz principal ou misturando estes diferentes recursos.

Fale um pouco para seus alunos a respeito do canto responsorial e de como este funciona em “Tchotcholôsa”. Destaque o fato desta canção ter ganhado repercussão internacional por ter se tornado o hino informal da seleção de futebol sul-africana, mas que esta música representa, dentro da história sul-africana, um canto de orgulho, dignidade e liberdade. Destaque os aspectos que você julgar significativos acerca desse tema.

A seguir, explique aos alunos que a música é um canto de trabalho, ou seja, era originalmente cantada para acompanhar uma atividade laboral, auxiliando os trabalhadores a manterem um ritmo constante quando isso era necessário. Por esse motivo, é acompanhada de uma movimentação corporal que imita a dos trabalhadores. Como a letra fala de um trem que atravessa as montanhas rapidamente, essa movimentação é inspirada nos trabalhadores das linhas ferroviárias, cavando e movendo trilhos (veja o último vídeo da lista incluída em “Recursos Complementares” abaixo).

A tradução da letra mostra esses aspecto da canção:

Tchotcholôsa (letra com a pronúncia abrasileirada das palavras em Zulu)

.

Tchotcholôsa

Kulê zontaba

Stímela cipume South Africa (pronunciar o nome do país em inglês)

Uên’ uiabalêka

Kulê zontaba

Stímela cipume South Africa

.

(No coro, os Baixos cantam uma letra diferente, onomatopéica: iê-ham-ham, com “h” aspirado.)

.

Tchotcholôsa (tradução para o português)

.

Corra rápido

por sobre as montanhas,

trem que vem da África do Sul.

Vá embora

por sobre as montanhas,

trem que vem da África do Sul.

.

Em seguida, motive seus alunos a aprenderem o passo e a movimentação de braços que acompanham a canção. O passo consiste em uma marcação contínua com os pés, como em um caminhar sem sair do lugar onde o primeiro passo — à frente com o pé direito — deve soar mais forte que os outros. Através de perguntas, leve seus alunos a perceberem a relação deste passo e de sua marcação com a estrutura do compasso. Este procedimento pode ajudá-los a compreender melhor como funciona um compasso e a sentí-lo corporalmente.

Descrevendo o passo em etapas:

Posição inicial: parado com as pernas ligeiramente abertas.

O passo:

1º – pise com o pé direito à frente e levante o pé esquerdo atrás, sem sair do lugar.

2º – pise com o pé esquerdo, na posição em que ele estava, e levante o pé direito.

3º – pise com o pé direito atrás, na posição de início, e levante o pé esquerdo.

4º – pise com o pé esquerdo, enquanto levanta o pé direito para recomeçar o passo levando-o à frente.

Acompanhando as figuras você irá perceber que o pé direito vai à frente e atrás, e o pé esquerdo apenas pisa, sem sair do lugar. Este movimento deve causar quatro batidas sonoras dos pés, alternados, no chão. Como dito acima, a primeira, com o pé direito à frente, deve soar mais forte que as outras.

Transcrevendo isso para a grafia musical tradicional temos um compasso quaternário onde cada pisada equivale a uma semínima.

Na sequencia, tenha certeza de que seus alunos conseguem executar o passo corretamente e em andamento lento. Coloque-os em roda, todos olhando para o centro. Diga que você irá contar até quatro para que todos iniciem o passo juntos e no mesmo andamento. Lembre-os de marcar o primeiro passo à frente um pouco mais forte que os outros. Para isso, basta marcá-lo com força normal e aos outros um pouco mais suaves. Lembre-os de “Isicathamiya” estudada na aula anterior (Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 01): Isicathamiya e o grupo Ladysmith Black Mambazo): os passos devem ter energia e vivacidade, mas serem ao mesmo tempo suaves, como que na ponta dos pés. Conte e inicie o passo em conjunto com eles. Deixe-os sentir a força dessa performance. Em grupos africanos o líder costuma dar alguns gritos enquanto o passo é marcado por todos, como: “— Ha!!” ou “— Hum!!”. [Você pode ver exemplos disso em alguns trechos dos vídeos indicados nos “Recursos Complementares” abaixo.]

Quando sentir que seus alunos estão cansados, pare e deixe-os descansar. Pare sempre que seja necessário descansar ou ajudar um aluno que não tenha dominado o movimento ou a precisão do ritmo, mas não deixe que as paradas quebrem o “clima” da performance. Assim que esta parte esteja dominada pela turma, acrescente a movimentação dos braços (veja para isso o último vídeo da lista incluída em “Recursos Complementares” abaixo), que pode ser como a de alguém que empurra os trilhos com uma haste pesada de metal para encaixá-los nos dormentes ou a de alguém que cava o chão com uma enxada. O golpe da enxada no chão é simultâneo ao passo mais forte do pé direito, seguindo-se o levantar dos braços por sobre a cabeça e a volta à frente para recomeçar com o golpe no chão e o pé direito à frente. Esse primeiro tempo do compasso da dança, obviamente, deve coincidir com o primeiro tempo do compasso na canção.

Agora que seus alunos já dominam a movimentação corporal, ensine-os a canção. A princípio você fará a voz principal e a turma fará o coro, mas nada impede que você escolha um ou mais alunos, alternados ou em conjunto, para cantar a voz principal. Caso não queira fazer o coro a 4 vozes, você pode fazê-lo em uníssono no Soprano ou apenas com Soprano e Baixo (os meninos adoram cantar o Baixo!). O Baixo é importante, por ajudar a manter e a marcar o ritmo da canção.

Você verá que, se todos aprenderem a melodia do Soprano, quando o Baixo for acrescentado, ficará mais fácil acrescentar as outras vozes, devido ao forte caráter de condução rítmica e harmônica dessa voz. Escolha para isso aqueles alunos que se mostram mais seguros ao cantar algo diferente do grupo. Todas as regras do bom canto coral aplicam-se aqui, como: ritmo preciso, afinação precisa, posição do grupo por naipes de vozes, uma regência clara, especialmente nas entradas, etc. No entanto, lembre-se de que a música ganha vida na interpretação e improvisação. Deixe que “Tchotcholôsa” espalhe sua energia na turma e em breve seus alunos não vão querer parar de cantar essa canção!

Ao terminar a aula, também como forma de levar seus alunos a um descanso e quebrar a agitação causada pela performance, junte-os em roda, sentados, e estimule um debate acerca do que foi abordado na aula. Procure perguntar, por exemplo:

- Se conhecem exemplos brasileiros de canto responsorial

- Se conhecem canções do seu entorno cultural que representam o orgulho, a dignidade, a liberdade e outras características do povo brasileiro ou de sua comunidade

- Como se sentiram ao cantar em coro e que sensação interna essa atividade coletiva causa

- Quais as manifestações de seu entorno cultural ou do Brasil que se assemelham em espírito ao canto coletivo em “Tchotcholôsa”

- Se a sonoridade de uma língua africana parece familiar e o porquê?

Tchotcholôsa

Canção tradicional da África do Sul

Recolhida por Daniel Puig

Recursos Complementares

África do Sul

http://pt.wikipedia.org/wiki/África_do_sul

http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_África_do_Sul

Apartheid

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Biko

Um Grito de Liberdade (filme sobre o ativista Steve Biko, mártir da luta contra o sistema do Apartheid, com Denzel Washington no papel principal)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cry_Freedom

Tchotcholôsa (Shosholoza – página em inglês)

http://en.wikipedia.org/wiki/Shosholoza

Artigo sobre Tchotcholôsa como hino informal da seleção sul-africana de futebol

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Futebol/Copa_Confederacoes/Noticias/0,,MUL1208321-9829,00.html

Aprendendo Tchotcholôsa (Shosholoza), voz por voz (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo) e todas juntas

http://www.youtube.com/watch?v=keerMIYpyAw

Com muita animação, em duas situações diferentes

http://www.youtube.com/watch?v=WRtQGPvgdU8

Com o grupo Ladysmith Black Mambazo:

Modernizada (começa com um trecho de “Nkosi Sikelel’ iAfrika” e as imagens não se restringem à África do Sul)

http://www.youtube.com/watch?v=IszBOXGRe7w

e em um vídeoclipe que traz claramente a ligação entre a música e o esporte, neste caso o time de rugby (neste vídeo pode-se ver claramente o grupo executando os movimentos com os braços que lembram o trabalho na construção das linhas ferroviárias)

http://www.youtube.com/watch?v=Qdi-L9fAtEI

Avaliação

Os alunos serão capazes de:

- Compreender a especificidade do canto responsorial.

- Aprender a movimentação corporal que acompanha a canção “Tchotcholôsa”.

- Aprender a cantar a música “Tchotcholôsa” a uma ou mais vozes, acompanhando a voz principal.

- Debater acerca dos temas levantados pela aula e relacioná-los à sua própria realidade cultural e à cultura brasileira como um todo.

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