03/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno :
• Observar, questionar, criticar, denunciar e criar alternativas para as questões ambientais.
• Participar ativamente das discussões, opinando e acatando opiniões.
• Aprender a jogar, a perder e a ganhar.
JUSTIFICATIVA
Todos os dias, a mídia expõe ao mundo os problemas ambientais causados pelo homem e que, segundo os cientistas, comprometem drasticamene a harmonia ambiental do planeta Terra.
A Escola, enquanto agente construtor da cidania deparou-se, então, com a urgente demanda de trazer as discussões ambientais para dentro das suas salas de aula.
Felizmente para nós, professores, esse tema é, geralmente, de grande interesse para os alunos, propiciando atividades ricas e discussões envolventes. Além disso, a grande quantidade de textos e outros recursos disponibilizados pela mídia possibilizam um contato concreto com a escrita real.
Também, dado o seu caráter universal, o tema meio ambiente possibilita um trabalho interdisciplinar, em decorrência dos vários aspectos da realidade que abriga.
Os professores, em grande parte, têm abordado o assunto de forma lúdica e atraente, colocando o aluno no centro das discussões, evitando a monotonia e o cansaço que desmotivam o aluno para um efetivo envolvimento. Surgem, assim, jogos, gincanas, filmes, olimpíadas e outros recursos que cumprem um papel didático de suma importância.
ATIVIDADES1ª etapa
a) Traçar um projeto didático que envolva a leitura e a escrita de textos, prospectos, notícias de jornal escrito e falado, filmes, entrevistas e todo o tipo de linguagens que abordem o meio ambiente, privilegiando a observação da realidade e os recursos reais oferecidos pela mídia. (sugestões: filme Wall-e; sites como http:/www.canalkids.com.br/meioambiente/ onde encontramos diversos textos interessantes; recursos educacionais do portal do professor como os relacionados abaixo.)
Prof meio ambiente p06 os rios praias oceanos e mares
2ª etapa
b) Propor aos alunos uma Olimpíada ecológica.
Caberá aos alunos:
* Reunirem-se em grupos.
* Estudarem todas as questões que serão usadas no jogo, xerocadas e distribuídas previamente pela professora.
* Trazerem material ilustrativo que será apresentado no dia do jogo.
Caberá à professora:
* Xerocar as fichas que conterão as questões a serem respondidas e distribuí-las aos alunos.
* Viabilizar um espaço mais favorável à realização das Olimpíadas.
* Acompanhar os trabalhos dos grupos, de modo a garantir que todos se envolvam e cumpram suas funções.
c) Sugestão de questões que serão distribuídas aos alunoS.
3ª etapa
d) A professora combinará com os alunos a data e o local do evento. O jogo poderá acontecer assim:
- A professora terá cópia de todas as questões distribuídas aos alunos, escritas em cartõezinhos. A ordem de apresentação dos grupos será definida por sorteio.
- A professora irá apresentando a cada aluno do grupo o cartãozinho com uma questã o ambiental.
- O aluno deverá res ponder corretamente e apresentar o material ilustrativo. A resposta certa valerá 5 pontos e a ilustração mais 5 pontos, perfazendo o total de 10 pontos que irão sendo anota dos em um placar à vista de todos. Assim a professora continuará até terminarem os elementos do grupo. A ficha não respondida será apresentada ao próximo grupo a se apresentar, também escolhido por sorteio.
- E assim sucessivamente até todos os grupos terem participado.
- No final, contam-se os pontos e os vencedores poderão receber um bonito “Diploma Ecológico”.
Esta é uma atividade envolvente, que concretiza, simultaneamente, vários objetivos didático-pedagógicos e educacionais.
4ª etapa
A professora fará, juntamente com os alunos, uma avaliação oral da atividade, que poderá gerar um relatório escrito a ser assinado por todos, levando-os à seguinte reflexão:
* Como foi a atuação do seu grupo? E a sua participação no grupo?
* Quais os pontos positivos de cada grupo? E os negativos?
(Esta questão de criticar e ouvir críticas é altamente delicada e exige do professor uma mediação equilibrada, evitando que ocorram desmotivações dos alunos para atividades posteriores ou situações constrangedoras, promotoras de inimizades. Entretanto, é preferível que esses eventos ocorram enquanto os alunos ainda tiverem o respaldo de um educador, do que se depararem com situações de críticas quando já estiverem em situações nas quais terão que responder por si sozinhos).
* O material ilustrativo trazido pelos alunos será exposto no mural da sala de aula ou do corredor da escola, valorizando a participação discente efetiva e divulgando uma ideia que, a bem da verdade, deveria ser adotada por todos.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo da reciclagem | Animação/simulação |
Os rios praias oceanos e mares | Áudio |
O ciclo da água | Animação/simulação |
Um mundo contra a poluição | Vídeo |
AVALIAÇÃO
A professora orientará seus alunos durante todas as atividades, observando se eles apresentam um bom desempenho em relação às seguintes questões:
* Estão desenvolvendo uma observação crítica em relação ao espaço que ocupam no planeta Terra;
* Demonstram-se curiosos sobre os motivos que provocam a depredação ambiental;
* Denunciam problemas ambientais;
* Cumpriram a sua tarefa determinada pelo grupo;
* Participaram civilizadamente da Olimpíada Ecológica;
* Ganharam e/ou perderam demonstrando espírito esportivo;
* Deram respostas coerentes às questões sucitadas;
* Usaram argumentos convincentes.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/04/2010
Quatro estrelasGostei da sua aula espero conseguir adaptar para meus alunos das série finais do ensino fundamental.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, mas gostaria de poder baixar os jogos para trabalhar com meus alunos. Vou desenvolver um projeto de Ciências e Artes com alunos do Ensino Fundamental I sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Gostaria de ideias.