Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


OLIMPÍADA ECOLÓGICA: uma abordagem lúdica dos problemas ambientais

 

03/12/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno :
• Observar, questionar, criticar, denunciar e criar alternativas para as questões ambientais.
• Participar ativamente das discussões, opinando e acatando opiniões.
• Aprender a jogar, a perder e a ganhar.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.  
Estratégias e recursos da aula

JUSTIFICATIVA

      Todos os dias, a mídia expõe ao mundo os problemas ambientais causados pelo homem e que, segundo os cientistas, comprometem drasticamene a harmonia ambiental do planeta Terra.

      A Escola, enquanto agente construtor da cidania deparou-se, então, com a urgente demanda de trazer as discussões ambientais para dentro das suas salas de aula.

      Felizmente para nós, professores, esse tema é, geralmente, de grande interesse para os alunos, propiciando atividades ricas e discussões envolventes. Além disso, a grande quantidade de textos e outros recursos disponibilizados pela mídia possibilizam um contato concreto com a escrita real.

      Também, dado o seu caráter universal, o tema meio ambiente possibilita um trabalho interdisciplinar, em decorrência dos vários aspectos da realidade que abriga.

      Os professores, em grande parte, têm abordado o assunto de forma lúdica e atraente, colocando o aluno no centro das discussões, evitando a monotonia e o cansaço que desmotivam o aluno para um efetivo envolvimento. Surgem, assim, jogos, gincanas, filmes, olimpíadas e outros recursos que cumprem um papel didático de suma importância.

undefined

ATIVIDADES

1ª etapa
a) Traçar um projeto didático que envolva a leitura e a escrita de textos, prospectos, notícias de jornal escrito e falado, filmes, entrevistas e todo o tipo de linguagens que abordem o meio ambiente, privilegiando a observação da realidade e os recursos reais oferecidos pela mídia. (sugestões: filme Wall-e; sites como http:/www.canalkids.com.br/meioambiente/ onde encontramos diversos textos interessantes;  recursos educacionais do portal do professor como os relacionados abaixo.)

Jogo da reciclagem

O ciclo da água

Um mundo contra a poluição

Prof meio ambiente p06 os rios praias oceanos e mares

2ª etapa

b) Propor aos alunos uma Olimpíada ecológica.
Caberá aos alunos:
* Reunirem-se em grupos.
* Estudarem todas as questões que serão usadas no jogo, xerocadas e distribuídas previamente pela professora.
* Trazerem material ilustrativo que será apresentado no dia do jogo.

Caberá à professora:
* Xerocar as fichas que conterão as questões a serem respondidas e distribuí-las aos alunos.
* Viabilizar um espaço mais favorável à realização das Olimpíadas.
* Acompanhar os trabalhos dos grupos, de modo a garantir que todos se envolvam e cumpram suas funções.

c) Sugestão de questões que serão distribuídas aos alunoS.

undefined

3ª etapa
d) A professora combinará com os alunos a data e o local do evento. O jogo poderá acontecer assim:
- A professora terá cópia de todas as questões distribuídas aos alunos, escritas em cartõezinhos. A ordem de apresentação dos grupos será definida por sorteio.
- A professora irá apresentando a cada aluno do grupo o cartãozinho com uma questã o ambiental.
- O aluno deverá res ponder corretamente e apresentar o material ilustrativo. A resposta certa valerá 5 pontos e a ilustração mais 5 pontos, perfazendo o total de 10 pontos que irão sendo anota dos em um placar à vista de todos. Assim a professora continuará até terminarem os elementos do grupo. A ficha não respondida será apresentada ao próximo grupo a se apresentar, também escolhido por sorteio.
- E assim sucessivamente até todos os grupos terem participado.
- No final, contam-se os pontos e os vencedores poderão receber um bonito “Diploma Ecológico”.

undefined


Esta é uma atividade envolvente, que concretiza, simultaneamente, vários objetivos didático-pedagógicos e educacionais.

4ª etapa

      A professora fará, juntamente com os alunos, uma avaliação oral da atividade, que poderá gerar um relatório escrito a ser assinado por todos, levando-os à seguinte reflexão:

* Como foi a atuação do seu grupo? E a sua participação no grupo?

* Quais os pontos positivos de cada grupo? E os negativos?

   (Esta questão de criticar e ouvir críticas é altamente delicada e exige do professor uma mediação equilibrada, evitando que ocorram desmotivações dos alunos para atividades posteriores ou situações constrangedoras, promotoras de inimizades. Entretanto, é preferível que esses eventos ocorram enquanto os alunos ainda tiverem o respaldo de um educador, do que se depararem com situações de críticas quando já estiverem em situações nas quais terão que responder por si sozinhos).

* O material ilustrativo trazido pelos alunos será exposto no mural da sala de aula ou do corredor da escola, valorizando a participação discente efetiva e divulgando uma ideia que, a bem da verdade, deveria ser adotada por todos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo da reciclagem Animação/simulação
Os rios praias oceanos e mares Áudio
O ciclo da água Animação/simulação
Um mundo contra a poluição Vídeo
Avaliação

AVALIAÇÃO
A professora orientará seus alunos durante todas as atividades, observando se eles apresentam um bom desempenho em relação às seguintes questões:
* Estão desenvolvendo uma observação crítica em relação ao espaço que ocupam no planeta Terra;
* Demonstram-se curiosos sobre os motivos que provocam a depredação ambiental;
* Denunciam problemas ambientais;
* Cumpriram a sua tarefa determinada pelo grupo;
* Participaram civilizadamente da Olimpíada Ecológica;
* Ganharam e/ou perderam demonstrando espírito esportivo;  

* Deram respostas coerentes às questões sucitadas;

* Usaram argumentos convincentes.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Giseli Vincensi Cadore, Colégio Educativo , Mato Grosso - dijo:
    giselivincensi@hotmail.com

    24/04/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula espero conseguir adaptar para meus alunos das série finais do ensino fundamental.


  • Sandra Andréia Calili Nunes, Criar e Aprender , Minas Gerais - dijo:
    criarsandra@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, mas gostaria de poder baixar os jogos para trabalhar com meus alunos. Vou desenvolver um projeto de Ciências e Artes com alunos do Ensino Fundamental I sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Gostaria de ideias.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.