15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Música e texto retirados da internet nos sites:
http://www.youtube.com/watch?v=3neOVv1WRPc&feature=related
http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183995/
No início do processo de alfabetização, quando a criança começa a relacionar os sons da palavra a uma representação na escrita, ela passa a atribuir um símbolo (uma letra) para cada recorte sonoro (sílaba) que emite. Para desestabilizar esta hipótese, é importante que a criança desenvolva atividades de consciência fonológica e fonêmica que a ajudem a evoluir nesta construção. As sílabas de estrutura canônicas CV, sílabas formadas por consoante-vogal, resultam do progresso da elaboração das crianças a partir da representação da sílaba por uma só letra. O professor poderá trabalhar com a construção da sílaba canônica focalizando inicialmente palavras que tenham essa estrutura.
A música apresentada a seguir, além de apresentar palavras com estruturas silábicas canônicas, apresenta também muitas palavras cujas relações entre grafemas e fonemas são de natureza direta regular [p] [b] [t] [d] [f] [v], isto é, cada um desses sons corresponde na escrita ortográfica a um único grafema. Por serem biunívocas estas relações entre sons e letras raramente apresentam dificuldade para o aprendiz.
1) O professor poderá exibir o vídeo A Barata diz que tem e resgatar canções do folclore com a criançada. A atividade proposta a seguir pode ser contextualizada dentro de um projeto maior de músicas folclóricas.
2) Após explorar diversas possibilidades que os gêneros da tradição oral possibilitam (aspectos lúdicos, oralidade, resgate da tradição), o professor poderá focalizar os aspectos relativos ao sistema de escrita (rimas, sílabas canônicas e relações diretas entre fonemas e grafemas).
3) Antes de propor a atividade escrita, o professor poderá explorar oralmente os aspectos relacionados a seguir. As palavras que rimam, as que começam com o mesmo som (pode-se considerar FIVELA e FILÓ, mas também FORMATURA, pois começa com o som [f]. Qual a maior palavra e qual a menor, quantas letras e quantas sílabas tem, solicitar aos alunos que batam palmas e contem as sílabas de palavras monossílabas (SÓ, PÉ), dissílabas (DELA, CAMA, FILÓ) , trissílabas (PELUDO, VELUDO, FIVELA), polissílabas (FORMATURA) .
4) Ao trabalhar a escrita, observe que a única palavra explorada na atividade que não tem estrutura silábica totalmente canônica é FORMATURA. Embora o foco do exercício em relação à estrutura da sílaba seja a construção da sílaba canônica, sabemos que não existem textos autênticos que apresentam exclusivamente palavras de sílabas do tipo CV. O destaque para a palavra FORMATURA, com estrutura silábica CVC, tem o efeito de contraste com a maioria das palavras da atividade para aqueles alunos que já construíram a sílaba CV, apontando, assim, para outra estrutura silábica.
Todos os aspectos explorados devem ser retomados em outra aula, visando a consolidação da aprendizagem proposta. Nesse momento, aproveite para cantar novamente a música e explorar os sentidos da sua letra.
http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183995/
BARATA – FILÓ –SÓ – PELUDO – CAMA – DURA – FIVELA – VELUDO – CABELO – DELA – FORMATURA
2. O professor pode pedir aos alunos que formem palavras (oralmente e por escrito) com as sílabas abaixo:
É mais fácil observar as sílabas iniciais do que as intermediárias. Em função disso, pode-se pedir, inicialmente, que os alunos identifiquem as sílabas iniciais, como está proposto nesta atividade, mas também focalizar as sílabas finais e intermediárias.
ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
O professor poderá trabalhar com jogos de letras e sílabas (CV) móveis fazendo ditados interativos e revisando as escritas produzidas pelas crianças. Pode-se avaliar oralmente a capacidade das crianças de identificarem palavras que rimam e também que começam com determinada sílaba.
Cinco estrelas 3 calificaciones
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27/04/2011
Cinco estrelasGostei muito da sua aula que criei a minha baseada na sua.Parabéns!!!!
27/11/2010
Cinco estrelasmaravilhoso essa aula, já trabalhei com minha turminha essa música,porém com objetivo maior na leitura, onde tinham que ler e escrever se era verdade ou mentira, vou aplicar ela. Parabéns colega.
02/04/2010
Cinco estrelasmuito boa, amei!