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Explorando as relações do sistema alfabético de escrita com a música A Barata diz que tem

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir a hipótese da sílaba canônica.
  • Identificar na leitura e na escrita sílabas CV.
  • Identificar na oralidade, na leitura e escrita palavras que terminam com a mesma sílaba.
  • Estabelecer relações entre fonemas e grafemas de natureza regular direta (p, b, t, d, f, v).
Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Música e texto retirados da internet nos sites:

http://www.youtube.com/watch?v=3neOVv1WRPc&feature=related

http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183995/

Atividade  1

No início do processo de alfabetização, quando a criança começa a relacionar os sons da palavra a uma representação na escrita, ela passa a atribuir um símbolo (uma letra) para cada recorte sonoro (sílaba) que emite. Para desestabilizar esta hipótese, é importante que a criança desenvolva atividades de consciência fonológica e fonêmica que a ajudem a evoluir nesta construção. As sílabas de estrutura canônicas CV,  sílabas formadas por consoante-vogal, resultam do progresso da elaboração das crianças a partir da representação da sílaba por uma só letra.  O professor poderá trabalhar com a construção da sílaba canônica focalizando inicialmente palavras que tenham essa estrutura.

A música apresentada a seguir, além de apresentar palavras com estruturas silábicas canônicas, apresenta também muitas palavras cujas relações entre grafemas e fonemas são de natureza direta regular [p]  [b] [t]  [d]  [f] [v],  isto é,  cada um desses sons corresponde na escrita ortográfica a um único grafema. Por serem biunívocas estas relações entre sons e letras raramente apresentam dificuldade para o aprendiz.

1)     O professor poderá exibir o vídeo A Barata diz que tem e resgatar canções do folclore com a criançada. A atividade proposta a seguir pode ser contextualizada dentro de um projeto maior de músicas folclóricas.

2)     Após explorar diversas possibilidades que os gêneros da tradição oral possibilitam (aspectos lúdicos, oralidade, resgate da tradição), o professor poderá focalizar os aspectos relativos ao sistema de escrita (rimas, sílabas canônicas e relações diretas entre fonemas e grafemas).

3)     Antes de propor a atividade escrita, o professor poderá explorar oralmente os aspectos relacionados a seguir. As palavras que rimam, as que começam com o mesmo som (pode-se considerar FIVELA e FILÓ, mas também FORMATURA, pois começa com o som [f].  Qual a maior palavra e qual a menor, quantas letras e quantas sílabas tem, solicitar aos alunos que batam palmas e contem as sílabas de palavras monossílabas (SÓ, PÉ), dissílabas (DELA, CAMA, FILÓ) , trissílabas (PELUDO, VELUDO, FIVELA), polissílabas (FORMATURA) .

4)     Ao trabalhar a escrita, observe que a única palavra explorada na atividade que não tem estrutura silábica totalmente canônica é FORMATURA.  Embora o foco do exercício em relação à estrutura da sílaba seja a construção da sílaba canônica, sabemos que não existem textos autênticos que apresentam exclusivamente palavras de sílabas do tipo CV.  O destaque para a palavra FORMATURA, com estrutura silábica CVC, tem o efeito de contraste com a maioria das palavras da atividade para aqueles alunos que já construíram a sílaba CV, apontando, assim, para outra estrutura silábica.

Todos os aspectos explorados devem ser retomados em outra aula, visando a consolidação da aprendizagem proposta. Nesse momento, aproveite para cantar novamente a música e explorar os sentidos da sua letra.

Música

http://letras.terra.com.br/temas-diversos/183995/

  1. Complete o texto com as palavras da música. Preste atenção na quantidade de letras e nas rimas. Risque a palavra que utilizar.

BARATA  – FILÓ –SÓ  – PELUDO  – CAMA  –  DURA – FIVELA  – VELUDO – CABELO – DELA – FORMATURA

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 2.   O professor pode pedir aos alunos que formem palavras (oralmente e por escrito) com as sílabas abaixo:

  • Que começam com BA
  • Que começam com TO
  • Que começam com FI
  • Que começam com TA
  • Que começam com PE
  • Que começam com VE
  • Que começam com LA
  • Que começam com CA

É mais fácil observar as sílabas iniciais do que as intermediárias.  Em função disso, pode-se pedir, inicialmente, que os alunos identifiquem as sílabas iniciais, como está proposto nesta atividade, mas também focalizar as sílabas finais e intermediárias.

Recursos Complementares

ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

Avaliação

O professor poderá trabalhar com jogos de letras e sílabas (CV) móveis  fazendo ditados interativos e revisando as escritas produzidas pelas crianças. Pode-se avaliar oralmente a capacidade das crianças de identificarem palavras que rimam e também que começam com determinada sílaba.

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