Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Expondo ideias: como se apresentar em um seminário

 

03/12/2009

Autor y Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com a sequência de aulas que será sugerida o aluno aprenderá:


- a transmitir, em formato de seminário, informações pesquisadas sobre determinado tema, de forma clara e eficaz;


- construir um texto formal que garantirá a estrutura de apresentação do seminário;


- usar a capacidade de sintetizar conteúdos;


- apropriar-se de recursos tecnológicos que o auxiliem nesse tipo de apresentação;


- técnicas de postura e comportamento durante a apresentação de um trabalho;


- a importância da clareza e objetividade para o bom andamento de um trabalho.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o bom desenvolvimento desta proposta é importante que os alunos saibam previamente a respeito dos temas que irão abordar nos seminários. Isso facilitará a busca por fontes de pesquisa, que podem ser sugeridas por você.


Além disso, é necessário que os alunos tenham facilidade de acesso para a utilização de tecnologias, caso resolvam usar recursos tecnológicos para complementar suas apresentações.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA – 3 aulas de 50 minutos cada


Professor, esta sequência de aulas se dedica a ensinar em que consiste um seminário. Em geral, nunca nos preocupamos em explicar aos alunos o que é, como se organiza, os objetivos e as funções de um seminário. Partimos sempre do pressuposto de que eles sabem tudo. Comece explicando aos alunos que Seminário é uma forma expositiva da linguagem de forma oral.


Os alunos precisam compreender que um seminário se subdivide em etapas, que são:


1ª pré-apresentação – Pesquisa sobre o tema do seminário.


2ª – Introdução: nesta fase o tema abordado deve ser apresentado. É preciso falar do motivo da escolha, qual serão os critérios usados para a abordagem de tal tema, qual o foco principal.


3ª – Desenvolvimento: nessa etapa, apresenta-se as informações pesquisadas pelos alunos sobre o tema proposto.


4º - Conclusão: apresentação de uma nova informação que amplie o que foi apresentado até o momento. As discussões em um seminário não podem ficar restritas à amostragem de conhecimentos que já são comuns. É importante que novidades sejam apresentadas e discutidas pelo grupo.

No link abaixo há uma apresentação da professora Drª. Marta Valentim, da UNESP, que mostra em detalhes como se deve proceder para dar andamento a um seminário. Veja os slides com os seus alunos, ou explique a eles tais informações de uma forma diferenciada. http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt#256,1,ApresentaçãodeSeminário – [acesso em 29/11/09]. Peça que eles se manifestem sobre como podem contribuir para alcançar os requisitos de um seminário.


É necessário que eles tenham ciência de cada etapa de apresentação do seminário, inclusive da importância de se manter uma boa postura diante dos que os veem. Ressalte aos alunos a necessidade de que eles estejam de pé durante a apresentação, sempre de frente para os espectadores, preocupando-se com a entonação de voz e o vocabulário utilizado. Eles precisam saber que tudo isso influencia os resultados de uma boa apresentação.


Fale ainda da importância de que a plateia tenha acesso ao que é dito, seja por dispositivo eletrônico (data show, reto projetor), como sugerem os slides vistos, seja por cópias xerografadas do conteúdo que é exposto. Isso aumentará a atenção do público em relação ao tema discutido.

Após explicar sobre a parte constitutiva do seminário, apresente aos alunos fotos de seminários para que eles comparem, discutam e cheguem a conclusões a respeito de uma postura satisfatória de apresentações. Provoque-os e por último faça-os escolher a melhor forma criarem um seminário da classe. Eles devem levar em conta o espaço que têm, a organização do ambiente, a acústica do espaço (será ou não necessário o uso de microfone, por exemplo), entre outros aspectos.


Veja alguns exemplos de imagens de seminários.

http://www.colegiocruzeiro.g12.br/Noticias/31-03-2008/V%20Seminario/seminario_01.jpg - [acesso em 29/11/09].

http://www.edulima.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/05/seminario.jpg - [acesso em 29/11/09].

Fica também como sugestão disponibilizar para os alunos o vídeo de um seminário escolar de Ciência sobre Robô Hidráulico. http://www.youtube.com/watch?v=cfFv8zp_iIU – [acesso em 29/11/09]. Analise o vídeo criticamente com os alunos.

Pergunte a eles o que há de errado na apresentação dos garotos. Deixe que os alunos construam comentários sobre o que veem. Caso eles não percebam, comente a questão da acústica da sala, que não é adequada para o momento da apresentação, já que durante a fala do aluno, ouvem-se constantemente barulhos de carteiras. Peça também que observem o vocabulário dos alunos, a postura, principalmente quando um deles dá as costas para os espectadores para escrever na lousa e continua falando. Você pode levá-los a analisar ainda as roupas dos expositores do seminário e a organização do espaço em que ele acontece. Isso certamente tornará os alunos mais críticos em relação à sua própria postura ao apresentar um seminário.


4ª AULA – 3 aulas de 50 minutos cada.


O próximo passo será dividir a classe em grupos. Para cada grupo, o professor deverá destinar um tema distinto. O tema será indicado pelo professor, mas a forma de abordagem será determinada por cada grupo. Por exemplo, cada grupo determinará se o seu seminário contará com o complemento de recursos visuais, como cartazes, projeções, etc. Dessa forma, durante a apresentação do seminário, cada um terá um tempo para fazer as suas colocações sobre o seu tema e abrir espaço para perguntas. Os diferentes temas propiciaram uma troca de informações muito positiva entre os grupos.


Fica como sugestão que sejam trabalhados temas como “O ‘internetês’, linguagem típica dos usuários de computador”, “A destruição do meio ambiente”, “O consumismo e a indústria publicitária”, “A reforma ortográfica”, “A sexualidade”. Esses são apenas exemplos, mas você, professor, pode adequar a temática das discussões a algum assunto que tenha maior destaque na sua comunidade escolar. O importante é que os assuntos abordados despertem a atenção do grupo, para que ele possa dedicar maior empenho à proposta.


Após a definição dos grupos e temas, o próximo passo é a pesquisa. Dê aos grupos um prazo para que eles façam uma pesquisa detalhada sobre o tema que forem abordar. Em um novo encontro, com as pesquisas em mãos, eles deverão, conforme já foi citado no texto da professora Marta Valentim, elaborar um texto escrito com as informações que obtiveram. Acompanhe esse processo, professor. Ajude-os a definir que gênero textual é o mais adequado  para o tema a ser apresentado, a adequação aos espectadores e aos objetivos do trabalho. Num primeiro momento, aconselhe a leitura entre os pares e as possíveis correções. Leia os textos, sugira correções e peça que os alunos façam quantas reescritas forem necessárias para conseguir um bom texto. Por último eles devem fazer um resumo do que há de mais importante no assunto sobre o qual vão tratar, dividir em falas entre os integrantes do grupo e decidir quais serão os recursos empregados na apresentação.

Após tudo isso concluído, professor, apresente aos grupos a imagem abaixo. Explique que ela é um modelo de convite de seminário, para inspirá-los a produzir também um convite para o seminário que eles desenvolverem. As equipes poderão optar por fazerem um convite coletivo, para o seminário de todos os grupos, ou um individual, em que cada grupo fará o seu convite. Esse convite pode ser destinado às pessoas da escola, direção, supervisão, bibliotecários, entre outros, a outras turmas ou até mesmo aos familiares dos alunos, que poderão presenciar o evento.


Eis o modelo:

http://amazoniajureia.files.wordpress.com/2009/06/cartaz-seminario.jpg - [acesso em 29/11/09].


7ª AULA

Agora, professor, é chegado o momento das apresentações. O ambiente deve estar plenamente preparado para o acontecimento. Cada aluno deve estar ciente do momento de sua intervenção.


É pertinente registrar as falas dos alunos, filmando-as, para que, inclusive como forma de auto-avaliação, vocês possam ver juntos a apresentação e comentar o que foi legal e o que pode ser melhorado em seminários futuros. Valorize ao máximo a produção dos grupos e tente despertar neles uma noção da importância da pesquisa para a construção do conhecimento. Deixe um tempo da aula para a promoção de um debate entre os alunos. Oriente-os para que isso ocorra de forma a explicitar as dúvidas e os diferentes pontos de vista sobre os temas apresentados. 

Recursos Complementares

http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt#256,1,ApresentaçãodeSeminário – [acesso em 29/11/09].

 
http://www.youtube.com/watch?v=cfFv8zp_iIU – [acesso em 29/11/09] - Seminário escolar de Ciência sobre Robô Hidráulico.


http://amazoniajureia.files.wordpress.com/2009/06/cartaz-seminario.jpg - [acesso em 29/11/09]. Modelo de convite para seminário.

Avaliação

Professor, depois da apresentação do seminário, todos podem fazer uma avaliação dos trabalhos, em que cada grupo falará sobre as dificuldades encontradas para fazer a apresentação, os aprendizados adquiridos um grupo poderá fazer comentários sobre o desempenho dos demais.


Além disso, essa sequência didática permite que se faça uma avaliação em relação à produção escrita, analisando, em especial, a capacidade que eles têm de expor argumentos sólidos e pertinentes relacionados a seu tema. É possível julgar também a pertinência da pesquisa apresentada e a desenvoltura do aluno durante a socialização oral de seu ponto de vista.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Carmem Lúcia Prata, Ministério da Educação , Distrito Federal - dijo:
    carmemprata@mec.gov.br

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    Oi Ana, sua aula é de grande ajuda para todos os professores que trabalham com grupos de alunos e apresentação de projetos e pesquisas. Mas alguns links estão quebrados. Você pode indicar outras endereços?


  • Joseneis Aires Viana, GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO , Maranhão - dijo:
    josy.aires@hotmail.com

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Estou realizando um trabalho com meus alunos da 7ª série a respeito do preconceito. E vamos apresentá-lo em forma de seminário. Sua aula me ajudou bastante.Obrigada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.