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De onde vem a água que bebemos?

 

14/01/2009

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar os principais processos para o tratamento da água;
• Compreender o funcionamento das estações de tratamento de água.
Duração das atividades
Uma aula cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Relação do homem com o meio ambiente.
Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula vamos mostrar aos alunos que existem várias maneiras de tornar a água própria para o consumo. Mas o foco da aula é mostrar como funciona uma estação de tratamento de água.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1432/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

 Leve para o laboratório de informática um copo com água da torneira e um copo com água filtrada. Identifique cada copo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1432/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1432/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

 Professor inicie a aula perguntando aos alunos qual a diferença entre a água que sai da torneira das suas casas e a água que encontramos nos rios e lagos. Alguns alunos deverão responder que a diferença está no tratamento que a água que sai da torneira recebe. Em seguida pegue um copo com água da torneira e pergunte aos alunos se eles beberiam daquela água. Considerando que a maior parte das respostas seja “não”, pergunte se eles beberiam a água filtrada. Essas perguntas são para que os alunos percebam que ao seu redor existem diferentes tipos de água e que só podemos ingerir a água que recebeu algum tipo de tratamento para torná-la pura.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1432/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Após isso, peça para os alunos pesquisarem na internet quais são as formas de tornar a água mais pura, ou seja, tornar a água própria para o consumo. No inicio deixe que os alunos pesquisem livremente pela internet, mas circule pela sala para garantir a pesquisa sobre o tema. Depois de uns dez minutos, diga para os alunos pesquisarem nos sites das companhias de abastecimentos de água de cada região do país (dê prioridade para a companhia de saneamento da sua região). Um exemplo é o site da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) - http://www.caesb.df.gov.br/_conteudo/produtosServicos/tratamentoAgua.asp.
Essa pesquisa tem um caráter investigativo e tem o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimento sobre inúmeras formas de tornar a água própria para o consumo, mas o professor deve focar nas informações sobre o tratamento de água nas Estações de Tratamento de Água (ETA).
Explique aos alunos que existem várias formas de tornar a água própria para o consumo, um exemplo disso é ferver a água antes do consumo, essa é uma forma de tornar a água própria para o consumo onde não existem estações de tratamento de água. Diga aos alunos que eles estudarão como funciona uma estação de tratamento de água, e para isso, peça para os alunos abrirem o recurso abaixo:
Ciclo Urbano da Água:

  Ciclo urbano da água

Peça para que os alunos abram a animação e visualizem a animação. Não é preciso clicar, a animação é auto-executável.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1432/imagens/Aul01_Jan09_Fig1.jpg

Explique aos alunos que o tratamento da água pode ser realizado para atender diversos aspectos:

  • Higiênicos - remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros microorganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos;
  • Estéticos - correção da cor, sabor e odor;
  • Econômicos - redução de corrosividade, cor, turbidez, ferro e manganês.

Em seguida peça para que os alunos pesquisem na internet os principais processos para o tratamento de água em uma ETA. Caso os alunos tenham dificuldade em encontrar, diga para que pesquisem novamente nos sites das companhias de saneamento da sua região.


Filtre as informações encontradas pelos alunos indicando as principais etapas de um tratamento convencional:
1- Coagulação e Floculação
Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Na coagulação ocorre o fenômeno de agrupamento das impurezas presentes na água e, na floculação, a produção efetiva de flocos.


2 - Decantação
Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular.


3- Filtração
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.


4- Desinfecção
Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico (desinfetante) cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas.


5- Fluoretação
A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de íon fluoreto.


Internet: http://www.caesb.df.gov.br/_conteudo/produtosServicos/tratamentoAgua.asp (com adaptações).

Se preferir mostre a imagem abaixo para os alunos:

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1432/imagens/Tratamento_de_agua2.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1432/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Para finalizar a aula, divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para cada grupo confeccionar uma maquete de uma estação de tratamento de água, para isso, eles poderão utilizar as imagens e as informações localizadas na internet. Essa maquete poderá ser feita em uma segunda aula ou um trabalho para casa.

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo urbano da água Animação/simulação
Avaliação
O professor deverá avaliar a participação dos alunos e a maquete de uma estação de tratamento de água confeccionada por cada grupo.
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