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E EU COM ISSO!? – Parte 2 / Energia

 

20/01/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a importância da energia elétrica para o ser humano e qual o seu papel (de cada um e do coletivo) na sustentabilidade para sua obtenção.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos (distribuídas em um semestre) Em outras aulas poderá ser reforçada a realização das atividades.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções a origem da energia elétrica e sua utilização.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicialmente proponha que os alunos relatem todas as utilidades que a energia elétrica tem para o ser humano. Marque todos os comentários no quadro de escrever para que sejam visíveis para a turma.

Questione:

  • Qual a forma de obtenção da energia elétrica?
  • Que relações pode haver entre o consumo de energia elétrica e o desgaste do ambiente?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/nolaboratorio.gif 

No laboratório de informática apresente o recurso do portal que traz um episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que explica sobre a origem da energia elétrica, como acontece sua produção nas usinas hidrelétricas, como é transmitida para as residências e outros locais e mostra exemplos de utilização da energia elétrica.

De onde vem a energia elétrica?


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/de_onde_vem_a_ee.jpg

Dica - A imagem no portal pode ser impressa e apresentada com retro projetor.

Discuta com os alunos:

• O que pode levar à falta de energia elétrica, considerando sua produção por usinas hidrelétricas?
• Quais os locais onde a falta da energia pode provocar grandes problemas?
• Considerando que as populações humanas aumentam com o passar do tempo, é suficiente pensar em economia de energia apenas quando não há chuva suficiente? Por quê?


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/contextualizando.gif

O vídeo menciona que não podemos viver sem energia elétrica. Peça aos alunos para que, em pequenos grupos, apresentem uma situação de vida onde não há disponibilidade de energia elétrica (uma realidade para muitas pessoas ainda nos dias de hoje). Como podem ser resolvidas as situações do dia a dia, inclusive aquelas apresentadas no vídeo, como usar computadores, encerar o chão, congelar o sorvete e esquentar a comida no microondas?

Importante: Comente com os alunos sobre a obtenção de energia elétrica através de Usinas Termelétricas. O uso desse tipo de usina provoca uma degradação ambiental maior do que a hidrelétrica se considerarmos dois pontos: a degradação ambiental para obtenção da matéria energética (carvão, por exemplo) e a poluição atmosférica causada pela queima dessa matéria.

Ainda no laboratório de informática peça que os alunos leiam o texto disponível no link abaixo, que traz informações sobre as diferentes formas de obtenção de energia. O texto é de fácil compreensão, apropriado para conhecer o assunto.

http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html

Após a navegação nos recursos promova um breve debate para responder a questão:
QUAL A RELAÇÃO ENTRE POUPAR ENERGIA ELÉTRICA E PROTEGER O AMBIENTE?


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/atividade.gif

Considerando a dificuldade cada vez maior para produzir energia elétrica suficiente para o crescente consumo devido ao aumento da população e do uso, cada vez maior, de recursos tecnológicos que exigem essa energia, proponha aos alunos uma atividade que será realizada ao longo do semestre:

A atividade consiste basicamente em quatro pontos básicos:

• Conhecer medidas pessoais de economia de energia elétrica;
• Aplicar as medidas possíveis em sua residência;
• Acompanhar os avanços conseguidos individualmente;
• Contabilizar os avanços conseguidos pelo grupo.

Nesta segunda aula, construa uma tabela e apresente-a (conforme modelo abaixo) com várias dicas de ações para promover a economia de energia elétrica. Nessa tabela os alunos deverão marcar quais as ações que conseguiram realizar, as que já haviam sido realizadas e as que não foram possíveis de realizar.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/tabela_economia_energia.jpg

Várias dicas também que podem ser inseridas nessa tabela são apresentadas a seguir:

Geladeira: não abrir a porta sem necessidade; colocar alimentos e bebidas de uma só vez; evitar guardar alimentos quentes na geladeira; não forrar as prateleiras com plásticos; fazer degelo periodicamente; no inverno, diminuir a regulagem da geladeira; manter a parte traseira livre (sem secar panos); verificar as borrachas de vedação das portas (para fazer isso basta colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira – se for difícil de puxar a borracha a vedação ainda está boa).

Chuveiro Elétrico: evitar banhos demorados (controle o tempo); utilizar a chave na posição verão (dias menos frios); verificar fiação e conexões (use separador); se lavar o WC com água do chuveiro, desligá-lo.

Instalação Elétrica: verificar a instalação elétrica (consertos)

Iluminação: evitar acender lâmpadas de dia (use a luz do sol); usar cores claras nas paredes internas; usar lâmpadas econômicas; apagar as luzes em ambientes desocupados; limpar as luminárias regularmente (globos, etc.); usar dimmer para algumas luzes (pode controlar a intensidade da luz de lâmpadas incandescentes); usar telhas de vidro onde for possível.

Televisor: não deixar a TV ligada sem necessidade; evitar dormir com a TV ligada (programar desligamento automático se a TV tiver esse dispositivo); evitar duas TVs ligadas ao mesmo tempo.

Ferro de Passar Roupa: acumular roupa e passar tudo de uma vez; usar as temperaturas indicadas pelo ferro; desligar o ferro nos pequenos intervalos.

Máquinas de lavar Roupa e Louça: usar sempre a capacidade máxima; usar a quantidade adequada de sabão ou detergente.

Condicionador de Ar ou Aquecedor: manter portas e janelas fechadas ao usá-los; verificar a vedação do ambiente; desligar os aparelhos ao ausentar-se; evitar o aquecedor elétrico.

Outros: não usar o microondas por tempo prolongado; desligar das tomadas, aparelhos com stand by; brincar com jogos tradicionais em vez de vídeo game e computador; evitar tempos prolongados no computador; evitar usar aparelhos que podem ser substituídos manualmente (ex.: espremedor; torradeira e sanduicheira, batedeira, cafeteira, etc.); evitar usar aspirador de pó com freqüência ou troque o carpe por outro tipo de piso; economizar o uso de enceradeira utilizando ceras com auto brilho que dispensam enceradeira; trocar rádio relógio por relógio despertador.

Dica – Leia a tabela com os alunos e esclareça dúvidas que surgirem. Sugira também para que os alunos reúnam as pessoas da casa onde moram para juntos analisarem as ações a serem desenvolvidas e aplicar todas as medidas possíveis de serem realizadas. É muito importante que registrem as ações que foram realizadas na tabela fornecida pelo professor anotando também os valores de consumo e gastos nos respectivos meses. Anotar sempre as DIFICULDADES ENCONTRADAS e SUGESTÕES.

Dica – Proponha um objetivo a ser alcançado para estimular os alunos a desenvolverem a atividade, como por exemplo: “REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO MÍNIMO EM 5% ATÉ O FINAL DO SEMESTRE”.


Importante: ECONOMIZAR NÃO SIGNIFICA VIVER MAL! DEVEMOS ENCONTRAR FORMAS DE ECONOMIZAR MANTENDO A NOSSA QUALIDADE DE VIDA! É importante que economizemos energia elétrica não só para economizar dinheiro, mas para que sua produção seja suficiente para todos e não enfrentemos um APAGÃO (também para de maneira indireta preservar o ambiente). É a isso que se chama "sustentabilidade"e é a única forma de continuarmos a existir. No dia a dia, cada um de seu jeito, pode ajudar de alguma forma.

Informe os alunos que a partir desse momento eles também acompanharão a economia de energia elétrica realizada por eles através da leitura mensal da conta de luz.


Aula 3

Dica - Neste momento os alunos já estarão aplicando as ações possíveis em suas casas para promover a economia de energia elétrica. É interessante que haja troca de idéias para favorecer a aplicação das medidas e resolver possíveis dificuldades.

Solicite, na aula anterior para que os alunos tragam uma conta de luz para ser analisada na escola. O professor pode fazer uma cópia em transparência para apresentar aos alunos. É importante que cada aluno traga sua conta para poder fazer o “seu acompanhamento” de sua economia (e de sua família).

Para a leitura da conta de luz oriente os alunos para observarem o seguinte:

• Qual o consumo apresentado na última conta recebida?
• A que mês se refere essa conta?
• Qual foi o consumo nos meses anteriores? (normalmente as contas de água e luz trazem os valores de consumo dos meses anteriores até um ano)


O desenho da conta de água a seguir mostra os valores que deverão ser observados:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/conta_luz.jpg

Dica – É muito comum ocorrer confusão ao “ler” a conta de luz, pois muitas pessoas consideram apenas a data de pagamento como sendo o mês de consumo. Normalmente o mês de consumo é o mês anterior ao da data de pagamento. Observar, então, na conta, o “mês de consumo”.

Importante: Lembre os alunos que além de verificar o valor para pagamento da conta de luz, é importante também sempre acompanhar o “consumo”. Muitas pessoas se preocupam apenas com o valor a pagar e nem sabem quanto realmente gastam. Por exemplo: isso confunde uma família que economizou energia, mas o seu “preço” subiu, e, o valor a pagar final continuou o mesmo, o que acaba por desestimular a economia.

Após a leitura da conta de luz, distribua uma tabela (sugerida abaixo) para cada aluno e oriente o seu preenchimento. Por meio dessa tabela será possível acompanhar o consumo de energia elétrica durante os cinco meses seguintes, realizando cálculos que permitirão saber a porcentagem média de economia realizada ou até mesmo a quantidade total kWh poupados.
O preenchimento da tabela é relativamente simples, bastando realizar os cálculos com os sinais matemáticos presentes entre os quadros dos valores.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/tabela_economia_luz_mensal_PREENCHIDA.jpg

Dica – Não haverá problema se em algum mês o aluno (e sua família) não conseguir reduzir o consumo. Se o valor for igual ao mês inicial (mês base) a porcentagem de economia será igual a zero. Se o consumo for maior o resultado seria negativo, então basta não preencher o respectivo quadro e deixar a porcentagem de economia em zero também.

Durante os próximos cinco meses, o professor deverá acompanhar o desenvolvimento das ações realizadas, incentivando os alunos para a economia de energia elétrica, lembrando sempre a razão de o porquê fazer isso. A troca de informações entre os alunos contribui muito para o bom andamento do trabalho. Por isso oportunize momentos para que isso ocorra.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/atividadecomplementar.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1441/imagens/medidor_energia.jpg

Proponha aos alunos a leitura do relógio de luz de sua casa. Lembre-os que há dois tipos de relógios (com contador numérico ou de ponteiros – mais antigo, no qual basta anotar o número de cada ponteiro para ter a medida do consumo). Em ambos os casos deve ser anotado o número atual e no mês seguinte o novo número. Subtraindo o menor do maior teremos o valor do consumo nesse intervalo de tempo.


Aula 4

Esta aula ocorrerá próximo do final do semestre.
Os alunos poderão calcular os valores médios de economia que realizaram no semestre. Os valores podem ser somados em uma única tabela para verificar a economia realizada pela turma.
Proponha a realização de um trabalho conjunto com o professor de matemática para a montagem de gráficos que demonstrem a economia realizada mês a mês e também do total de kWh poupados durante o semestre.
Peça aos alunos para fazerem comparações relacionando para que serviria a quantidade de energia poupada, por exemplo, para suprir as necessidades de uma casa por “x” meses, etc.
Considerando os esforços realizados durante o semestre pode ser organizada uma apresentação na escola do trabalho desenvolvido, com menção honrosa para os melhores desempenhos.
Nessa apresentação os alunos podem confeccionar cartazes que demonstrem o que foi realizado e apresentar os gráficos produzidos a toda a comunidade escolar.


RECURSOS COMPLEMENTARES

Neste sítio é possível encontrar várias dicas para economia de energia e também é possível solicitar e conseguir gratuitamente um manual com essas dicas.

http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp


Este texto traz subsídio para o professor, com informações sobre os impactos ambientais da produção de energia elétrica.

http://www.comciencia.br/reportagens/energiaeletrica/energia07.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a energia elétrica? Vídeo
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à diminuição do consumo de energia elétrica e como cada um pode, com medidas simples, colaborar para que isso ocorra. Ao preencher a primeira tabela proposta, os alunos estarão demonstrando sua compreensão em relação às ações que serão desenvolvidas em casa. Da mesma forma, o preenchimento da segunda tabela e a realização dos cálculos solicitados permite perceber o grau de entendimento da tarefa que está sendo feita. Finalmente o professor poderá acompanhar as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, fazendo as intervenções necessárias.
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