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CLONAGEM PRA QUÊ?

 

20/01/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o fenômeno da Clonagem em seus diferentes aspectos identificando sua ocorrência natural e sua utilização pelo ser humano.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre estrutura e divisão celular. Noções sobre reprodução sexuada e assexuada.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1444/imagens/atividade.gif

CLONANDO VIOLETAS

Dica – Esta atividade é relativamente simples, porém demanda muito tempo (alguns meses) para observar o seu resultado "final". O professor pode iniciar o seu desenvolvimento no início do ano e retomar a experiência quando abordar o tema clonagem.

Para realizar a atividade basta destacar algumas folhas de uma mesma planta de violeta (veja foto) e colocá-las em um copo com água por alguns dias ou semanas. Lembrar de abastecer e trocar a água todos os dias (evitando que sequem e também o desenvolvimento de larvas de pernilongos transmissores de doenças).
Após esses dias as folhas desenvolverão pequenas raízes (algumas até pequenos brotos com folhas) e poderão ser plantadas separadamente em pequenos vasos com terra fértil.
Lembrar de molhar regularmente as novas plantinhas até que produzam flores. Se os vasos com as plantas novas forem posicionados em local onde recebam a luz do Sol da manhã o desenvolvimento será maior.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1444/imagens/clonando_violetas.jpg

Dica – Seria interessante formar grupos de alunos para realizarem a experiência com violetas com flores de cores diferentes. Cada grupo deve anotar a cor das flores da planta que forneceu as folhas (a planta pode, inclusive, ser mantida juntamente com as mudas novas) e etiquetar os vasos com as mudas produzidas para saber qual a origem das folhas. Ao final da experiência poderão comparar as cores das plantas dos diferentes grupos (e também com a planta original que forneceu as folhas).

Depois que as plantas novas já tiverem se desenvolvido e produzam flores (embora a presença das flores reforce a atividade não é imprescindível que elas estejam presentes) o professor pode dar início ao desenvolvimento do tema Clonagem.
Apresente aos alunos as definições de Clone e Clonagem presentes no dicionário Aurélio e realize os questionamentos que seguem:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1444/imagens/problematizacao.gif

Apresente as definições de clone e clonagem presentes no dicionário Aurélio e reflita com os alunos:

CLONE sm. 1. Biol. O conjunto das células ou organismos originados de um mesmo indivíduo por reprodução assexual, e geneticamente idênticos entre si. 2. Indivíduo genéticamente idêntico ao outro, desenvolvido a partir de uma célula somática deste por técnica artificial. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910 – 1989 Minidicionário Aurélio)

CLONAGEM sf. 1. Obtenção de clone(s). 2. Introdução de material genético de uma célula em outra que passa a possuir e multiplicar a informação genética da primeira. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910 – 1989 Minidicionário Aurélio)

• Considerando a definição apresentada no dicionário, o conjunto de plantas novas de violetas produzidas pelo grupo pode ser considerado um CLONE e a técnica utilizada uma CLONAGEM?
• É possível que esse tipo de clonagem ocorra espontaneamente na Natureza?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1444/imagens/contextualizando.gif
 

Após discutir essas questões com a turma, proponha para que sejam formados pequenos grupos para analisar, discutir e apresentar uma resposta para a situação a seguir

• A clonagem vegetal é uma técnica relativamente simples de se realizar. Qual seria sua aplicabilidade para o ser humano? Quais seriam suas vantagens e desvantagens?

Dica – Proporcione alguns minutos para cada grupo realizar a tarefa e em seguida realize um plenário onde deverão apresentar suas conclusões.


Aula 2

Relembre que a clonagem vegetal é relativamente simples de ser realizada (e que fazemos sempre que produzimos uma muda a partir de uma parte de outra planta).

MAS E A CLONAGEM “ANIMAL”?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1444/imagens/nolaboratorio.gif

Peça que os alunos explorem o recurso “Clonagem” do portal do professor, que apresenta de forma simplificada da técnica de clonagem por transferência nuclear:

Clonagem

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1444/imagens/clonagem_recurso.jpg

Solicite que os alunos, em duplas, explorem o recurso do portal e elaborem um texto explicando como é realizado o processo. Posteriormente deverão elaborar um cartaz com desenhos, representando a clonagem de um determinado animal.


Aula 3

Para retomar o assunto das aulas anteriores os alunos deverão apresentar os textos e cartazes produzidos.

Novamente em grupos, forneça folhas com as seguintes questões para serem analisadas e debatidas posteriormente com toda a turma:

• Qual a diferença entre a clonagem animal e vegetal? Qual é mais fácil de ser realizada? Por quê?
• A utilização da clonagem animal poderia ser igual à vegetal? Quais podem ser os riscos desse tipo de reprodução?
• A clonagem mantém a carga genética de um mesmo indivíduo, enquanto que a reprodução sexuada promove a sua variabilidade. Evolutivamente qual é mais vantajosa? Por quê?


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1444/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif

Como tarefa de casa proponha a seguinte situação:

“No futuro (talvez não muito distante) também os seres humanos serão clonados, de forma a produzir cópias de cientistas, atletas, políticos, celebridades. A intenção é que o país tenha mais pessoas que possam contribuir positivamente na sociedade, ou até mesmo, perpetuar personalidades da História.”

• A clonagem produz cópias biológicas de um ser vivo. Produzir a cópia de um cientista, por exemplo, garante que o clone também seja um cientista? Apenas a carga genética é capaz de garantir isso?
• Um exemplo famoso de clonagem animal foi o da ovelha Dolly. Entre outras conseqüências, esse clone apresentava envelhecimento precoce. Isso também aconteceria com seres humanos? Qual seria a razão disso?
• Quais seriam as vantagens e desvantagens de transformar a clonagem numa forma comum de reprodução.

Analisando a situação e as questões apresentadas crie uma história abordando o tema “clonagem humana e suas conseqüências”.
Cada aluno poderá ler sua história na aula seguinte.


RECURSOS COMPLEMENTARES

Nesta reportagem podem ser encontradas informações sobre a clonagem vegetal com finalidade industrial, como é feito, por exemplo, na Indústria Klabin, no Paraná.
http://veja.abril.com.br/050898/p_086.html

Filme
O filme “Uma Aventura do Zico”, de produção no Brasil, do Diretor Antônio Carlos de Fontoura, foi lançado em 1998, tem 93 minutos de duração e aborda o tema clonagem de maneira divertida. O filho de um magnata no Rio de Janeiro não é escolhido para participar de uma escolinha de futebol treinada por Zico. Para atender o desejo do filho o pai contrata uma cientista para criar um clone do Zico, que poderá dar-lhe aulas em tempo integral.

Várias questões podem ser levantadas a partir do filme, como por exemplo “as razões para promover a clonagem e as implicações éticas, morais e legais decorrentes dessa biotecnologia”.

O professor pode adquirir informações sobre clonagem neste artigo:
http://www.dbi.uem.br/clonagem.pdf

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Clonagem Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes (textos e cartazes), fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário.
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