06/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença, aquisição de condutas para eliminação do mosquito transmissor, conhecimento de lugares que servem como depósitos.
Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Primeira aula: Introdução e aprofundamento sobre o tema.
Atividade 1: Conversa informal sobre o tema verificando o que cada aluno já tem de conhecimento sobre o tema abordado.
Atividade 2: Leve a turma para sala de informática para que os mesmos façam pesquisa em diversos sites, aprimorando o seu conhecimento e embasamento. Apesar deste tema ser bastante comentado na mídia, mas sempre é bom que o próprio aluno busque as suas informações. Durante esse momento vá conversando com a turma indagando: quem já teve dengue ou se conhece alguém que já teve a doença. Peça para que contem sobre os sintomas e a forma de tratamento que se lembram. Veja também se eles conhecem algo sobre a forma de transmissão da doença e como preveni-la.
Após a discussão, divida a turma em grupos de 2 a 3 integrantes e execute a atividade de pesquisa: sintomas, tratamento, prevenção, origem, ciclo de vida do mosquito. Ao término da atividade, os alunos terão uma visão global acerca da doença.
Atividade 3: Um outro grupo poderá estar pesquisando e socializando a seguinteatividade:
Em seguida, deixar os alunos brincar / aprender com os joguinhos e vídeos educativos e instrutivos sobre a doença:
http://www.sxgames.com.br/jogosonline/jogos_Detalhe.asp?idJogo=424
http://www.zezao.com/jogos-online/jogo-gratis-Dengue-71.html
http://www.youtube.com/watch?v=X8mcrkJSzIM
Neste momento, os alunos utilizando esses recursos e podendo aprofundar o seu conhecimento e entendimento sobre a doença. O objetivo é juntar informações para a confecção do material de divulgação da doença.
No final da aula, peça que os grupos, em casa, produzam algum tipo de material sobre a dengue: cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas, paródias, máscaras, caça palavras, palavras cruzadas entre outros. Deixe que os grupos usem a criatividade. Se preferir, peça que cada grupo aborde um aspecto da doença pesquisado durante a aul a, de forma que os cartazes não fiquem iguais uns aos outros.
Segunda aula: Apresentação dos trabalhos.
Esta aula se destina a apresentação do material preparado pelos alunos. A critério do professor ou da turma, os alunos podem apresentar os trabalhos dentro de sala de aula ou podem compartilhá-los com o resto da escola, deixando o material exposto (colado nas paredes, por exemplo) para visitação ou organizando uma grande feira de exposição sobre a dengue.
Outra sugestão é que faça contato com o Pronto Atendimento de sua cidade e converse com agentes da Saúde e ou Médicos para estarem proporcionando uma palestra informativa com dados do Município, para que o trabalho fique mais fortalecido.
Observação: Dependendo da forma de apresentação escolhida, essa atividade pode requerer mais de uma aula para ser completada.
Observação 2: Professor, você pode também sugerir a seus alunos que estendam a discussão para um blog ou fórum, recursos que permitem que a discussão seja prolongada e mais aprofundada.
Atividades complementares:
Os alunos podem fazer um levantamento, na escola ou na comunidade, sobre o que as pessoas fazem para evitar a dengue. Será que todos colaboram para evitar a proliferação do mosquito? Será que todos sabem como isso pode ser feito?
Nome |
Tipo |
Dengue |
Animação/simulação |
- Contém diversas informações sobre a dengue.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101
- Atividades, desenhos, quadrinhos, versos e muito mais.
http://www.rota83.com/mosquito-da-dengue-atividades-desenhos-quadrinhos-versos-e-muito-mais.html
- Atividades- Dengue
O material produzido deve ser o principal objeto de avaliação. Observe aspectos como correção gramatical, apresentação gráfica e apresentação dos conceitos. A apresentação oral também deve ser considerada para a avaliação, seja ela dentro da sala ou para toda a escola. É importante observar a capacidade de argumentação dos alunos, bem como a consistência das idéias apresentadas.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/10/2011
Quatro estrelasOi Vilma! Que bom ver uma aula sua publicada aqui. A mesma é dez!!
30/03/2010
Quatro estrelasVivemos numa época em que a dengue está matando muitas pessoas, esta aula é muito importante para que os professores também tomem ciencias e divulguem esse tema.
24/03/2010
Quatro estrelasEste tema é muito abrangente, e nos oportuniza trabalhar diferente com os educandos.
24/03/2010
Quatro estrelasÉ uma aula muito interessante, pois aqui na região a Dengue ainda mata pessoas e devemos estar sempre atentos.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora, sua aula esta muito boa rica em conteúdos e o que é melhor, aliou o uso das tecnologias. Abraços maninha.