22/12/2009
Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Atenção professor! Recomendamos que essa aula seja articulada com a aula “A Arte na Cultura de Massa” onde aparecem os desdobramentos contemporâneos da Pop Art, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2588
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam a cerca da utilização dos recursos naturais, depois disso, apresente aos alunos o documentário “A história das coisas” disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17287
Roteiro de discussão:
1 REFLETIR: A decisão sobre a compra de um objeto se dá pela necessidade ou utilidade.
2 O que eles acharam do vídeo? Realidade ou exageiro?
3 Em algum momento eles pararam para pensar sobre seu modo de vida e de que forma ele influencia no meio ambiente?
4 O que eles fazem para mudar essa realidade?
Depois de apresentar o documentário, peça para os alunos escreverem um texto sobre como eles podem mudar o seu cotidiano para melhorar a utilização dos recursos.
Atenção Professor! Tente sempre contextualizar a discussão para a realidade de sua cidade: se for um grande centro urbano as necessidades são diferentes de uma comunidade ribeirinha ou agrícola, por exemplo.
Esse texto deve ser individual e publicado num blog, para isso utilize a ferramenta Blogger do Google. Sugerimos o Blogger, utilize o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Nessa aula, retomando os conceitos da aula sobre a Pop Art e seus desdobramentos na arte contemporânea, o professor deve propor uma discussão, direcionando para a reutilização. Mostrando como os artistas da Pop reutilizavam os signos e símbolos da cultura de massa e como Robert Rauschenberg levou a reutilização ao extremo, a ponto de revirar latas de lixo em busca de material para suas obras de arte.
Seguem alguns links úteis para essa explanação:
Wikipedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Rauschenberg Acesso em 15 de Dezembro de 2009.
MAC-USP. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo7/rauschenberg/index.html# Acesso em 15 de Dezembro de 2009.
Itaú Cultural. Disponível em: http://www.itaucultur al.org.br/AplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&CD_verbete=3182 Acesso em 15 de Dezembro de 2009.
Depois dessa explanação, proponha aos alunos que, em pequenos grupos de 5 a 6 alunos, desenvolvam um projeto artístico com base na reutilização e apropriação de coisas que iriam para o lixo.
Atenção professor! As atividades deverão ser realizadas na sala de aula, ou seja, desde a elaboração do projeto até a conclusão da obra. Assim os alunos podem trocar os materiais, discutir as idéias e melhor utilização dos mesmos. Solicite aos alunos que tragam diversos tipos de materiais conforme indicado no projeto.
Depois de realizadas as obras dos grupos, o professor deve organizar uma exposição. Seria interessante integrar as outras turmas que estiverem trabalhando o mesmo conteúdo e articular uma exposição no pátio ou nos corredores do colégio, se isso não for possível, o professor pode organizar a exposição na sala de aula, aberta a outras turmas (conforme a disponibilidade dessas turmas também).
Atenção Professor! Pode ser que a realização da obra demande mais de uma aula, portanto programe a exposição conforme a demanda da turma.
Os alunos farão um debate sobre os trabalhos da turma inteira, por isso o professor deve instigar a participação de todos nesse debate, mesmo que a opinião dos alunos seja muito semelhante, todos devem se expressar à sua maneira para a turma inteira.
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou no seu ponto de vista com relação à reutilização dos recursos e as possibilidades artísticas nesse contexto.
Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a realização artística do grupo e os conceitos apreendidos com o debate promovido depois da exposição, bem como suas experiências com a própria exposição: como cada um se sentiu vendo seu trabalho exposto para a comunidade escolar. Os alunos deverão publicar no blog semanalmente as descobertas sobre o tema e o andamento do projeto. Após a conclusão do projeto inserir imagens sobre a obra e a exposição, além de relatar as impressões durante a exposição.
Nome | Tipo |
---|---|
A história das coisas | Vídeo |
O professor deverá avaliar:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!